10 Fontes De Baixa Autoestima

Anteriormente, escrevi sobre as maneiras pelas quais a baixa autoestima se manifesta nos relacionamentos femininos.

Nesta semana, farei uma breve visão geral dos lugares infinitos dos quais se origina a baixa autoestima – como a sua história e os relacionamentos com seus pais moldaram sua opinião sobre si mesma e como outros fatores externos contribuem.

Aqui está um breve inventário das fontes de baixa autoestima e como esses sentimentos se manifestam:

1. Desaprovação de figuras de autoridade

Se você cresceu ouvindo que o que quer que tenha feito não foi bom o suficiente, como deve se tornar um adulto com uma autoimagem positiva?

Se você foi criticada, não importa o que você fez ou o quanto tentou, torna-se difícil sentir-se confiante e confortável em sua própria pele mais tarde.

A vergonha imposta a você por perpetuamente “fracassar” pode parecer ofuscantemente dolorosa.

2. Pais não envolvidos/preocupados

É difícil se motivar a querer mais, lutar por mais e imaginar que você merece mais quando seus pais ou outros cuidadores principais não prestaram atenção – como se suas maiores conquistas não valessem a pena ser notadas.

Esse cenário geralmente resulta em esquecimento, falta de reconhecimento e falta de importância posteriormente.

Também pode deixar você sentindo que não é responsável perante ninguém, ou pode acreditar que ninguém aqui e agora está preocupado com o seu paradeiro, quando esse é realmente um sentimento de passagem do passado.

Sentir-se não reconhecido pode resultar na crença de que você deve se desculpar por sua existência.

Veja também: 6 Maneiras De Aumentar Sua Autoestima E Por Que É Importante

3. Figuras De Autoridade Em Conflito

Se os pais ou outros cuidadores brigam ou se sentem mal, as crianças absorvem as emoções negativas e as situações desconfiadas que foram modeladas para eles.

É assustador, avassalador e desorganizador.

Essa experiência também pode ocorrer quando um dos pais fica profundamente perturbado ou age de maneira imprevisível perto da criança.

Quando você foi submetida a conflitos excessivos entre figuras de autoridade, pode parecer que você contribuiu para as brigas ou para as circunstâncias dolorosas dos pais.

Conflitos intensos são experimentados como extremamente ameaçadores, motivados pelo medo, e você pode acreditar que foi você que causou tudo.

Esse sentimento de ser “contaminada” pode ser levado para a idade adulta.

4. Bullying (Com Pais Que Não Apoiam)

Se você teve o apoio de uma família relativamente segura, receptiva e consciente, pode ter uma chance maior de recuperar sua autoestima depois de ter sido provocado e intimidado quando criança.

Se você já se sentia inseguro em casa e a tortura continuava fora de casa, a sensação avassaladora de estar perdido, abandonado, sem esperança e cheio de auto aversão invadiu sua vida cotidiana.

Também pode parecer que alguém que faz amizade com você está lhe fazendo um favor, porque você se vê tão danificado.

Ou você pode pensar que qualquer pessoa envolvida em sua vida deve ser predatória e não confiável.

Sem uma vida familiar favorável, os efeitos do bullying podem ser ampliados e prejudicar miseravelmente a qualidade de vida.

5. Bullying (Com Pais Com Excesso De Apoio)

Por outro lado, se seus pais forem excessivamente e indiscriminadamente solidários, isso pode fazer com que você se sinta despreparado para o mundo cruel.

Sem uma causa inicial para desenvolver uma espessa camada externa, pode parecer desafiador e até vergonhoso se ver incapaz de suportar os desafios da vida fora de casa.

Nessa perspectiva, você pode se sentir mal preparado e profundamente envergonhado de admitir esse segredo feio e sujo sobre você, até mesmo para seus pais, porque você precisa protegê-los da dor que eles sofreriam se soubessem.

Em vez disso, você escondeu o doloroso segredo do que aconteceu com você.

A vergonha pode obscurecer sua perspectiva.

Eventualmente, pode parecer que a opinião de seus pais sobre você está em conflito com a opinião mundial sobre você.

Pode obrigar você a se apegar ao que é familiar em sua vida, porque é difícil confiar no que é real e no que não é.

Você pode questionar a validade da visão positiva que seus pais têm de você e adotar a ideia de que você não é bom o suficiente ou é vítima e deve ser motivo de ridículo.

6. Bullying (Com Pais Não Envolvidos)

Se seus pais estavam ocupados enquanto você estava sendo intimidado e subestimava sua experiência, ou eles o decepcionavam quando você precisava de advocacia, você pode ter sofrido sentindo-se indigno de ser notado, indigno de atenção e com raiva de ser enganado.

Quando o mundo parece inseguro, a vergonha e a dor são brutais.

Esses sentimentos também poderiam ser evocados se os pais estivessem em estados de transição ou caóticos – para que o que aconteceu com você não estivesse no radar de ninguém.

Se houver caos em casa, pode ser difícil pedir atenção ou sentir que há espaço para você ocupar com seus sofrimentos.

Em vez disso, você pode recuar e ficar mais isolado e envergonhado.

7. Desafios Acadêmicos Sem Apoio Dos Pais

Não há nada como se sentir estúpido para criar baixa autoestima.

Se você sentiu que não entendia o que estava acontecendo na escola – como se estivesse ficando cada vez mais para trás sem que ninguém percebesse ou intervisse para ajudá-lo a descobrir quais acomodações precisava – você pode ter internalizado a crença de que está de alguma forma defeituoso.

Você pode se sentir preocupado e duvidar excessivamente de sua própria inteligência e sentir-se terrivelmente constrangido em compartilhar suas opiniões.

A vergonha de sentir que você não é bom o suficiente pode ser difícil de abalar, mesmo depois de aprender suas próprias maneiras de lidar com suas dificuldades acadêmicas.

8. Trauma

O abuso físico, sexual ou emocional pode ser a causa mais evidente de baixa autoestima.

Ser forçado a uma posição física e emocional contra a sua vontade pode dificultar muito gostar do mundo, a confiança em si mesmo ou em outras pessoas, o que afeta profundamente a autoestima.

Pode até parecer sua culpa quando não puder ser menos sua culpa.

Obviamente, nesses cenários, há tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que você pode precisar checar, dissociar e deixar para lá.

Pode fazer você se sentir como um nada.

Em um esforço para controlar suas circunstâncias, você pode ter se convencido de que era cúmplice ou mesmo culpado.

Você pode ter encontrado maneiras de lidar com o abuso, de gerenciar o caos de maneira que entenda não ser saudável, e, por fim, pode se considerar repulsivo e vergonhosamente vergonhoso, entre um zilhão de outros sentimentos.

Veja também: Reconhecer A Dislexia Pode Prevenir Baixa Auto-estima E Ansiedade

9. Sistemas De Crenças

Quando o seu sistema de crenças religiosas (ou outras crenças) coloca você em uma posição de sentir como se estivesse pecando perpetuamente, pode ser semelhante à experiência de viver com uma figura de autoridade desaprovadora.

Se o julgamento emana de figuras de autoridade ou de um sistema de crenças estabelecido em sua vida, ele pode evocar vergonha, culpa, conflito e auto aversão.

Muitos sistemas de crenças estruturados oferecem dois caminhos: um que é bom e outro que é ruim.

Quando você inevitavelmente cai no abismo entre os dois, acaba se sentindo confuso, errado, desorientado, vergonhoso, falso e desapontado consigo mesmo repetidamente.

10. Sociedade E Mídia

Não é segredo que as pessoas na mídia são empacotadas e retocadas em níveis irrealistas de beleza e magreza.

É uma epidemia que só está piorando.

Agora, homens e mulheres sentem que não conseguem estar à altura do que está por aí.

Talvez as sementes da baixa autoestima sejam semeadas em outros lugares, mas agora a sociedade e a mídia tornam as imperfeições tão imediatamente acessíveis, que não há alívio dos sentimentos de inadequação.

Como o acesso à mídia está disponível cada vez mais, as crianças são submetidas a essas comparações injustas cada vez mais cedo.

Obviamente, cada uma dessas fontes de baixa autoestima merece um número infinito de postagens no blog.

É, no entanto, mais importante entender que enfrentar qualquer uma dessas circunstâncias precoces não significa que você deve estar vinculado a elas quando adulto.

Elas as tranças em seu tecido e absorvidos em seu senso de si mesmo de maneiras diferentes ao longo do tempo, mas há muitos caminhos para sentir que você está melhor preparado, menos fragmentado e mais confiante no futuro.

Quando adulto, quando você examina sua história, pode começar a perceber que, em alguns casos, o escárnio ou as mensagens negativas intensas que você encontrou não foram necessariamente destinadas a você.

Em vez disso, elas fluíram das circunstâncias das pessoas que os libertaram.

Essa perspectiva pode ajudá-lo a diluir o poder das mensagens negativas sobre você que recebeu e formou.

Além disso, entender que você não está sozinho em sua experiência pode ajudar a diminuir a extensão em que você se sente isolado e vergonhoso.

Há algumas circunstâncias que você pode ter sofrido que podem ser impossíveis de entender.

Você não pode e não deve entender, simpatizar ou perdoar nessas circunstâncias.

O que mais importa é continuar a encontrar maneiras de se sentir o mais seguro possível em sua própria vida agora.

Quanto mais você entender as fontes de sua baixa autoestima e colocá-las em contexto, mais poderá usar sua auto compreensão para iniciar o processo de reparação da autoestima.

Sobre o Autor: André Coelho é Psicólogo e Escritor para o departamento de estresse e ansiedade do portal Auto Ajuda Em foco e faz parte do Auto Ajuda Em Foco desde 2012. André trabalhou tratando indivíduos com transtornos da ansiedade, fobias e estresse pós-traumático por mais de 6 anos.

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