10 Sinais De Que Você Pode Ter Medo Do Fracasso

Todo mundo odeia o fracasso, mas, para algumas pessoas, o fracasso apresenta uma ameaça psicológica tão significativa que sua motivação para evitar o fracasso excede sua motivação para ter sucesso.

Esse medo do fracasso faz com que sabotem inconscientemente suas chances de sucesso, de várias maneiras.

Falhar pode provocar sentimentos como decepção, raiva, frustração, tristeza, arrependimento e confusão que, embora desagradáveis, geralmente não são suficientes para desencadear um medo total do fracasso.

Na verdade, o termo é um pouco de um equívoco, porque não é falha em si que subjaz o comportamento das pessoas que a têm.

Pelo contrário, o medo do fracasso é essencialmente o medo da vergonha.

As pessoas que têm medo do fracasso são motivadas a evitar fracassar, não porque não possam gerenciar as emoções básicas de decepção, raiva e frustração que acompanham essas experiências, mas porque fracassar também as faz sentir profunda vergonha.

Vergonha é uma emoção psicologicamente tóxica porque, em vez de se sentir mal sobre nossas ações (de culpa) ou os nossos esforços (arrependimento), vergonha nos faz sentir mal por quem somos.

A vergonha chega ao cerne de nossos egos, identidades, autoestima e sentimentos de bem-estar emocional.

A natureza prejudicial da vergonha torna urgente para quem tem medo do fracasso evitar as ameaças psicológicas associadas ao fracasso, encontrando maneiras inconscientes de mitigar as implicações de um fracasso potencial – por exemplo, comprando roupas novas desnecessárias para uma entrevista de emprego em vez de pesquisar sobre a empresa, o que lhes permite usar a desculpa, “eu simplesmente não tive tempo para me preparar completamente”.

Veja também: 10 Sinais Que O Medo Tomou Conta Da Sua Vida — E Como Resolver Isso

10 Sinais De Que Você Pode Ter Medo Do Fracasso

A seguir estão os diagnósticos, mas não oficiais, se você sentir que estes critérios são muito característicos de você, você pode querer continuar a analisar a questão, seja fazendo mais pesquisar sobre isso ou conversando com um profissional de saúde mental.

1. Fracassar faz com que você se preocupe com o que as outras pessoas pensam sobre você.

2. Fracassar faz com que você se preocupe com sua capacidade de buscar o futuro que deseja.

3. Fracassar faz com que você se preocupe com o fato de as pessoas perderem o interesse em você.

4. Fracassar faz com que você se preocupe com o quão inteligente ou capaz você é.

5. Fracassar faz com que você se preocupe com as pessoas decepcionantes cuja opinião você valoriza.

6. Você costuma dizer às pessoas que não espera ter sucesso para diminuir as expectativas.

7. Depois de falhar em alguma coisa, você tem dificuldade em imaginar o que você poderia ter feito de diferente para ter sucesso.

8. Você costuma ter dores de cabeça de última hora, dores de estômago ou outros sintomas físicos que o impedem de concluir sua preparação.

9. Você costuma se distrair com tarefas que o impedem de concluir sua preparação que, em retrospectiva, não era tão urgente quanto parecia na época.

10. Você costuma procrastinar e “ficar sem tempo” para concluir sua preparação adequadamente.

O Que Fazer Quando Você Tem Medo De Fracassar

O principal problema ao lidar com o medo do fracasso é que ele tende a operar em um nível inconsciente.

Por exemplo, você pode achar essencial terminar de escrever seus cartões de Natal porque prometeu enviá-los até o final do fim de semana – mesmo que também esteja prestes a fazer os exames finais.

Mas há duas coisas importantes que você pode fazer para vencer as formas desadaptativas de que o medo do fracasso pode influenciar seu comportamento:

1. Seja Dono Dos Seus Medos.

É importante aceitar que o fracasso faz você sentir tanto medo quanto vergonha e encontrar outras pessoas confiáveis ​​com quem possa discutir esses sentimentos.

Trazer esses sentimentos à tona pode ajudar a impedir que você os expresse através de esforços inconscientes para sabotar a si mesmo, e obter confiança e empatia de outras pessoas de confiança pode reforçar seus sentimentos de autoestima e minimizar a ameaça de desapontá-los.

Veja também: Ajuda Para A Ansiedade: Enfrentar Seus Medos Vai Curar Seu Cérebro

2. Concentre-se Nos Aspectos Sob Seu Controle.

Identifique aspectos da tarefa ou preparação que estão sob seu controle e foque neles.

Pense em maneiras de reformular aspectos da tarefa que parecem fora de seu controle, de modo que você recupere o controle delas.

Por exemplo, se você não conseguiu encontrar trabalho porque simplesmente não conhece “as pessoas certas”, defina a meta de expandir sua rede, acessando seu catálogo de endereços e contatos do Facebook e de rede social, e entrando em contato com todos que você sabe que podem ajudar: Mesmo se eles não estiverem no seu ramo, eles podem conhecer alguém que está.

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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