12 Dicas Para Reduzir O Estresse E A Ansiedade Do Seu Filho

Os sintomas de ansiedade são comuns em crianças e adolescentes, com 10 a 20% das crianças em idade escolar apresentando sintomas de ansiedade.

Um número ainda maior de crianças experimenta estresse que não se qualifica como um transtorno de ansiedade.

Então, como você pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse do seu filho?

1. Incentive Seu Filho A Enfrentar Seus Medos, Não Fugir Deles.

Quando temos medo de situações, evitamos.

No entanto, evitar situações provocadoras de ansiedade mantém a ansiedade.

Em vez disso, se uma criança enfrentar seus medos, ela aprenderá que a ansiedade se reduz naturalmente sozinha com o passar do tempo.

O corpo não pode permanecer ansioso por um período muito longo, de modo que existe um sistema no corpo que acalma o corpo.

Geralmente, sua ansiedade diminui em 20 a 45 minutos se você permanecer em uma situação que provoca ansiedade.

Veja também: 7 Maneiras De Acalmar Sua Mente Preocupada E Reduzir A Ansiedade

2. Diga Ao Seu Filho Que Não Há Problema Em Ser Imperfeito.

Muitas vezes sentimos que é necessário que nossos filhos tenham sucesso nos esportes, na escola e nas situações de desempenho.

Mas às vezes esquecemos que as crianças precisam ser crianças.

A escola torna-se motivada pelas notas, não pelo prazer de aprender se B- é bom, mas não é bom o suficiente.

Isso não quer dizer que o esforço não seja importante.

É importante incentivar seu filho a trabalhar duro por um bom desempenho, mas igualmente importante é aceitar e adotar os erros e imperfeições do seu filho.

3. Concentre-se Nos Aspectos Positivos.

Muitas vezes, crianças ansiosas e estressadas podem se perder em pensamentos negativos e autocrítica.

Elas podem se concentrar em como o copo está meio vazio em vez de meio cheio e se preocupar com eventos futuros.

Quanto mais você conseguir se concentrar nos atributos positivos de seu filho e nos bons aspectos de uma situação, mais isso lembrará seu filho de se concentrar nos aspectos positivos.

4. Programe Atividades Relaxantes.

As crianças precisam de tempo para relaxar e ser crianças.

Infelizmente, às vezes até atividades divertidas, como esportes, podem se tornar mais uma questão de sucesso do que diversão.

Em vez disso, é importante garantir que seu filho se divirta apenas por diversão.

Isso pode incluir a programação de cada dia para que seu filho brinque com brinquedos, brinque com um jogo, pratique um esporte (sem ser competitivo), pratique ioga, pinte, faça uma festa de chá, faça uma brincadeira ou seja apenas bobo.

5. Abordagem Comportamental, Autocuidado E Pensamento Positivo.

Seu filho fará o que você faz.

Portanto, se você evitar situações que provocam ansiedade, seu filho também vai evitar.

Se você enfrentar seus medos, seu filho também vai enfrentar.

Se você se cuidar e agendar um horário para suas próprias necessidades, seu filho aprenderá que o autocuidado é uma parte importante da vida.

Se você procurar o positivo em situações, o mesmo acontecerá com o seu filho.

As crianças aprendem comportamentos observando os pais.

Então, quando você pensa no bem-estar psicológico do seu filho, pense no seu também.

6. Recompense Os Comportamentos Corajosos De Seu Filho.

Se seu filho enfrentar os próprios medos, recompense isso com elogios, um abraço ou até mesmo algo tangível como um pequeno presente.

Isso não é suborno se você estabelecer isso como um motivador antes de seu filho estar na situação.

Se você recompensar comportamentos, seu filho os envolverá com mais frequência.

Veja também: Essa Pergunta Fácil Ajuda A Quebrar Seu Ciclo De Ansiedade Na Hora

7. Incentive Uma Boa Higiene Do Sono.

Defina uma hora de dormir para o seu filho e cumpra-o, mesmo nos finais de semana.

Tenha também uma rotina para dormir de 30 a 45 minutos, que é feita todas as noites.

Isso ajuda seu filho a fazer a transição das atividades do dia para o estado de relaxamento necessário para adormecer.

8. Incentive Seu Filho A Expressar Sua Ansiedade.

Se seu filho disser que está preocupado ou assustado, não diga “Não, você não está!” ou “Você está bem”.

Isso não ajuda seu filho.

É provável que isso faça seu filho acreditar que você não o ouve ou não o entende.

Em vez disso, valide a experiência do seu filho dizendo coisas como “Sim, você parece assustador. Com o que você está preocupado?” Depois, discuta as emoções e os medos de seu filho.

9. Ajude Seu Filho A Resolver Problemas.

Depois de validar as emoções do seu filho e demonstrar que você entende a experiência dele e está ouvindo o que ele tem a dizer, ajude-o a resolver o problema.

Isso não significa resolver o problema para o seu filho.

Significa ajudar seu filho a identificar possíveis soluções.

Se seu filho pode gerar soluções, isso é ótimo.

Caso contrário, gere algumas soluções em potencial para seu filho e peça que ele escolha a solução que ele acha que funcionaria melhor.

10. Fique Calmo.

As crianças procuram os pais para determinar como reagir em situações.

Todos nós já vimos uma criança pequena tropeçar e cair e depois olhar para os pais para ver como reagir.

Se os pais parecem preocupados, a criança chora.

Isso ocorre porque a criança está olhando para os pais em busca de um sinal de como reagir à situação.

Crianças de todas as idades percebem as emoções de seus pais e ressoam com elas.

Se você estiver ansioso, seu filho perceberá essa ansiedade e experimentará um aumento em sua própria ansiedade.

Portanto, quando você deseja reduzir a ansiedade do seu filho, deve gerenciar sua própria ansiedade.

Isso pode significar desacelerar deliberadamente sua própria fala, respirar fundo algumas vezes para relaxar e trabalhar para garantir que sua expressão facial transmita que você está calmo.

Veja também: O Triângulo Vicioso Do Perfeccionismo, Ansiedade E Depressão

11. Pratique Exercícios De Relaxamento Com Seu Filho.

Às vezes, exercícios de relaxamento realmente básicos são necessários para ajudar seu filho a reduzir o estresse e a ansiedade.

Isso pode significar dizer ao seu filho para respirar fundo devagar e profundamente (e você respirar devagar com ele para que ele possa acompanhar o seu ritmo).

Ou pode significar pedir ao seu filho para se imaginar em algum lugar relaxando, como a praia ou relaxando em uma rede no quintal.

Peça ao seu filho para fechar os olhos e imaginar os sons, cheiros e sensações associados à imagem.

Por exemplo, feche os olhos e imagine-se na praia.

Ouça o som das ondas quando as ondas entram e saem.

Ouça o som das gaivotas voando ao longe.

Agora, concentre-se na sensação da areia quente sob os dedos e do sol aquecendo a pele.

Seu filho pode fazer essas técnicas sozinho durante os períodos de ansiedade.

12. Nunca Desista.

Ansiedade e estresse podem ser uma luta crônica.

Muitas vezes, a fonte da ansiedade de uma criança muda com o tempo, isso faz você sentir que está sempre apagando incêndios.

Com a repetição das técnicas de gerenciamento de ansiedade e estresse, seu filho aprenderá como diminuir seu nível de ansiedade e como lidar com situações que provocam ansiedade.

A chave é a repetição, então continue assim!

Recursos

Se você acha que seu filho está sofrendo de um transtorno de ansiedade ou está passando por um alto nível de estresse – ou se precisar da ajuda de um terapeuta -, cadastre seu e-mail no formulário abaixo para conselhos avançados para o tratamento da ansiedade.

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