2 Estratégias Incomuns Para Gerenciar O Estresse

É natural para a maioria das pessoas fazer o que todo mundo está fazendo e, em muitos casos, o que todo mundo está fazendo funciona bem.

Mas, às vezes, esse tipo de pensamento dentro das linhas pode nos fazer esquecer que existe mais de uma maneira de efetuar mudanças ou melhorias em nossas vidas.

Costumo ver isso acontecer no início do processo de planejamento de gerenciamento de estresse da maioria das pessoas.

Peça ideias de alguém sobre quais estratégias eles podem usar para ajudá-los a gerenciar melhor o estresse em suas vidas e, inevitavelmente, você ouvirá exercícios, ioga, respiração profunda, banhos quentes, massagens – todas as coisas típicas em que a maioria das pessoas pensa quando eles pensam sobre o alívio do estresse.

E embora certamente não haja nada de errado com nenhuma dessas estratégias, existem muitas, muitas outras maneiras de reduzir o estresse do que as típicas.

Para tentar encorajar um pensamento inovador, pensei em escrever sobre algumas estratégias “incomuns”, mas altamente eficazes para o alívio do estresse.

Eu usei diamantes para classificá-los em ordem de dificuldade de realização (quanto mais diamantes, mais difícil de fazer), mas dito isso, tenha em mente que alguns dos desafios mais difíceis da vida trazem mais recompensas.

Lembre-se de quando você era criança e os grandes espaços ao ar livre eram uma aventura maravilhosa.

Um dos efeitos colaterais mais infelizes da sociedade moderna é que ela fraturou nossa conexão com a natureza.

Infelizmente, a maioria das pessoas hoje passa a maior parte do tempo (alguns dizem até 90%) em ambientes fechados.

Veja também: Como Relaxar Seus Músculos Para Aliviar O Estresse E Ansiedade

Isso é um desperdício por muitas razões, diz Richard Louv, autor de The Nature Principle: Reconnecting with Life in a Virtual Age.

A premissa de seu livro gira em torno de uma questão intrigante: como seriam nossas vidas se estivéssemos tão imersos na natureza quanto estamos na tecnologia?

Décadas de pesquisa mostraram que as interações com a natureza têm uma infinidade de efeitos de melhoria da vida.

Referindo-se à conexão com a natureza como uma dose de “vitamina N”, Louv diz que os benefícios incluem um uso aprimorado de nossos sentidos, uma maior satisfação relatada com a vida, maior produtividade no trabalho e uma capacidade aprimorada de lidar com o estresse e se recuperar do estresse, doenças e lesões.

Ele também descreve um estudo da Universidade de Michigan que descobriu que depois de apenas uma hora de conexão com a natureza, o desempenho da memória e a capacidade de atenção melhoraram em 20 por cento, e um estudo da Universidade de Kansas que descobriu um aumento de 50 por cento na criatividade por estar ao ar livre por alguns dias.

Louv também levanta um ponto instigante, dizendo que os baby boomers “podem ser a última geração a se lembrar de uma época em que era considerado normal e esperado que as crianças brincassem em bosques e campos.

Quando deixarmos esta terra, a memória de tais experiências nos deixará?

Reconectando os jovens a o mundo natural (à medida que nos reconectamos) poderia ser nossa maior e mais redentora causa”, o que fornece um bom caminho para o próximo redutor de estresse incomum.

♦♦ Retribua.

A maioria das pessoas não pensa em doar seu tempo ou talento como remédio para o estresse, mas pode ser um analgésico altamente eficaz.

Em um artigo para a American Medical News, o Dr. Stephen Post, autor de It’s Good to be Good: 2011 Quinto Relatório Científico Anual sobre Saúde, Felicidade e Ajudar os Outros, aponta: “Apenas tirando férias do seu estresse e problemas e voltando sua atenção em ajudar outra pessoa, é uma coisa extremamente saudável”.

Veja também: 10 Técnicas De Relaxamento Para Reduzir O Estresse Rapidamente

Post diz que um dos principais estudos em seu relatório anual foi uma pesquisa da United Health Care com mais de 4.500 adultos, que descobriu que 68% dos voluntários se sentiam fisicamente melhor como resultado do voluntariado, 27% disseram que isso os ajudou a controlar uma doença crônica e a maioria relatou que doar seu tempo enriqueceu seu senso de propósito e reduziu seus níveis de estresse.

Retribuir também pode ajudar as pessoas a perceberem que seus problemas são menores em comparação com os que outras pessoas necessitadas estão enfrentando, o que também pode reduzir o estresse.

A razão pela qual dei dois diamantes para a dificuldade é porque muitas pessoas acham difícil encontrar tempo para ser voluntário, mas esta é uma situação em que mesmo um pequeno período de tempo pode colher benefícios muito maiores.

Para obter sugestões sobre como encontrar oportunidades de voluntariado que funcionem para você, consulte Voluntariado e seus benefícios surpreendentes.

♦♦♦ Trabalhe Para Resolver Conflitos.

Embora muitas pessoas não tenham consciência de quanto o conflito de estresse acrescenta à sua vida (porque fomos biologicamente projetados para nos adaptar ao status quo), tenha certeza de que isso é significativo.

A tensão e o conflito constantes nos relacionamentos, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar, são uma das maiores causas de estresse na vida das pessoas.

Pense nisso.

Feche os olhos e pense em um relacionamento sem conflitos em sua vida, que você realmente goste.

(Quando peço às pessoas que façam isso, geralmente vejo um sorriso natural surgir em seu rosto, ou se não um sorriso, pelo menos sinais de alívio ou falta de tensão em seu rosto e linguagem corporal). Agora feche os olhos e pense sobre a pessoa em sua vida com quem você tem mais conflito, aquela com quem você tem medo de estar por perto ou que tem medo de estar por perto.

Ao fazer esse contraste, a maioria das pessoas rapidamente reconhece as mudanças dramáticas em como elas se sentem mental e fisicamente quando pensam sobre os dois relacionamentos.

Relacionamentos conflitantes pesam sobre você, adicionando um estresse significativo à sua vida.

E mesmo quando você não está perto dessa pessoa, pensamentos sobre ela e os problemas que ela causa invadem sua consciência, fazendo você se sentir esgotado, como se estivesse carregando peso extra.

Portanto, tente resolver isso.

Qual é a pior coisa que pode acontecer?

Você já está sobrecarregado pelo conflito.

Qualquer coisa que mova o relacionamento em uma direção positiva, mesmo o menor movimento, só pode ajudar.

Você não tem que amar a pessoa.

Basta imaginar um plano que permitirá que você coexista pacificamente no mesmo espaço, o que pode ajudar muito a remover aqueles pensamentos intrusivos sobre a pessoa quando ela não está por perto.

Você nunca sabe como o relacionamento vai crescer a partir daí.

Os clientes que conseguiram reduzir ou resolver seus conflitos com outras pessoas relatam que se sentem como se um grande peso tivesse sido tirado de seus ombros e muitas vezes ficam surpresos com o quão inconscientes eles estavam de quanto estresse o relacionamento conflituoso estava adicionando a suas vidas.

É um desafio a ser cumprido?

Sim.

Isso removerá uma tonelada de estresse de sua vida?

Absolutamente.

Esperançosamente, essas três estratégias incomuns de gerenciamento de estresse não irão apenas ajudá-lo a reduzir o estresse em sua vida, mas também o farão pensar fora da caixa a respeito de um plano geral de redução do estresse.

A melhor coisa sobre o gerenciamento do estresse é que ele pode ser tão único quanto você, então não tenha medo de explorar uma variedade de ideias para encontrar aquelas que funcionam melhor para você e se encaixam melhor em seu estilo de vida.

Você é o único que pode determinar quais analgésicos são os corretos para incorporar em seu plano de gerenciamento de estresse.

Assim como a beleza está nos olhos de quem vê, relaxar está na mente de quem relaxa.

O que funciona para você?

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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