3 Hábitos Que As Pessoas Calmas Nunca Praticam

Uma das lições mais difíceis de dominar quando se trata de suas emoções é internalizar o fato de que a calma é um trabalho interno.

Quer você esteja preocupado com a entrevista de emprego de amanhã ou com a possibilidade de um rompimento iminente, canalizar pensamentos calmantes não é fácil.

Mas antes de desistir ou dizer a si mesmo: “É o jeito que eu sou e não vai muda”, considere o seguinte: leva apenas alguns minutos por dia para ficar do lado certo da calma.

Criar paz interior é semelhante a seguir uma nova receita de culinária.

Você deve reunir seus ingredientes, começar da primeira etapa e construir a partir daí.

Como digo aos meus clientes de terapia: “Os hábitos não são sexy, mas funcionam”.

Pessoas calmas não nasceram necessariamente com um sistema nervoso central equilibrado, mas aprenderam o que não funciona – especificamente, três armadilhas comuns que mantêm muitas pessoas bem-intencionadas presas na esteira da ansiedade:

Veja também: 7 Maneiras De Acalmar Sua Mente Preocupada E Reduzir A Ansiedade

1. Pessoas Calmas Não Ficam Presas Em Ruminação.

A palavra “ruminar” deriva do significado latino para ruminar, um processo nada apetitoso no qual o gado mastiga, engole, regurgita e mastiga novamente.

Da mesma forma, os ruminadores humanos refletem sobre um problema até enjoar.

Ficar obcecado com todos os cenários possíveis não apenas aumenta a ansiedade, mas também a depressão.

Numerosos estudos longitudinais apontam para os efeitos negativos da ruminação: Por exemplo, uma pesquisa conduzida em moradores da Bay Area (norte da Califórnia, EUA) que experimentaram o terremoto de San Francisco em 1989 descobriu que aqueles que se autoidentificaram como ruminadores apresentaram mais sintomas de depressão e transtorno de estresse pós-traumático.

O que fazer em vez disso: pare a tagarelice mental.

Quando você se encontrar no começo de uma olimpíada de conversa interna, dê um passo para trás e acalme sua mente ativa explorando suas opções.

Este artigo oferece informações detalhadas sobre a mudança de pensamento para você se livrar da ruminação.

2. As Pessoas Calmas Não Procrastinam.

Nada aumenta a ansiedade do que evitar as fontes subjacentes de seus problemas.

Percorrer as contas de rede social do seu parceiro em busca de provas de que ele traiu durante sua viagem de negócios, ou espiar suas mensagens de texto enquanto ela tomava banho, não o deixará mais perto de ter uma conversa sobre confiança.

Um estudo multiuniversitário de 2014 pesquisou quase 4.000 participantes de 19 países sobre sua saúde mental e seus sentimentos sobre ação versus inação.

Os pesquisadores descobriram que pessoas ansiosas expressavam predominantemente sentimentos negativos em relação à ação.

Outros estudos enfocaram a procrastinação crônica como uma estratégia emocional para lidar com o estresse.

Ao contrário da crença popular, a procrastinação crônica não está realmente ligada ao perfeccionismo, mas sim à impulsividade, de acordo com Piers Steel, pesquisador e autor de The Procrastination Equation.

O que fazer em vez disso: a melhor maneira de contornar a ansiedade é por meio da ação.

Veja também: 6 Dicas Para Superar A Procrastinação Relacionada À Ansiedade

3. Pessoas Calmas Não Se Prendem A Habilidades Prejudiciais À Saúde.

Um evento estressante causa pensamentos preocupados, que então ativam a amígdala – a área do cérebro responsável pela resposta ao medo, também conhecida como luta-fuga-congelamento – o que leva ao aumento da excitação física, pensamentos mais preocupantes e reações físicas mais intensas.

A ansiedade se instala porque cada nova preocupação parece um ataque.

Internalizar o estresse, reagir exageradamente ou se automedicar com alimentos, drogas ou álcool são apenas alguns comportamentos autodestrutivos.

O que fazer em vez disso: concentre-se na atenção plena.

A prática budista antiga nos ensina a prestar atenção naquilo em que prestamos atenção.

Esforços intencionais para desacelerar a mente e o corpo criam um espaço entre nossos problemas e nossas reações.

Quando nos sentirmos confortáveis ​​com o aqui e agora, podemos começar a ver o presente com lentes desobstruídas, livres de ressentimentos passados ​​ou eventos futuros catastróficos.

A ansiedade é, acima de tudo, atenção excessiva às preocupações e pouca atenção à solução de problemas.

Escolha fazer diferente na próxima vez que você cair em práticas habituais que o deixam estressado e sem sono.

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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