4 Coisas A Não Fazer Quando Você Se Sente Ansioso

Todos conhecemos o sentimento familiar de ansiedade.

Seu coração começa a bater mais rápido, sua respiração acelera e você começa a sentir borboletas no estômago.

Você pode sentir constrição ou aperto na garganta ou no peito.

Mentalmente, você começa a se sentir tenso e vigilante – atento ao que pode acontecer a seguir.

Seus pensamentos começam a acelerar uma milha por minuto, enquanto você tenta encontrar uma maneira de controlar a situação.

Todas essas são reações típicas quando seu cérebro envia seu corpo para “lutar ou fugir”; você também pode se sentir congelado e incapaz de pensar com clareza enquanto desencadeia uma resposta de “congelamento”.

Seu instinto é tentar fazer a ansiedade desaparecer, mas isso não vai funcionar. Muitas maneiras comuns pelas quais você reage à ansiedade são inúteis e podem até piorar as coisas – e a melhor maneira de lidar com a ansiedade não é o que você pensa.

Abaixo estão quatro maneiras inúteis de reagir à ansiedade.

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Tentar Fazer Desaparecer A Ansiedade

Essa estratégia é inútil por um motivo simples: porque não funciona.

Você não pode fazer a ansiedade desaparecer apenas pela força de vontade.

O medo e a ansiedade são respostas entrelaçadas do cérebro e do corpo que têm suas raízes na história de nossa espécie.

Nossos ancestrais enfrentaram predadores perigosos e outros perigos; aqueles que reagiram mais rapidamente para fugir eram mais propensos a sobreviver e transmitir seus genes.

A ansiedade é um sinal de que você precisa prestar atenção em algo que seu cérebro considera importante para sua sobrevivência.

Seu cérebro desencadeia a liberação de cortisol para acelerar seu corpo para lutar ou fugir.

Pode ser um alarme falso – mas tentar fazer desaparecer só a tornará mais forte.

À Procura De Segurança

Muitos de nós reagem à ansiedade e à preocupação buscando informações freneticamente, na esperança de encontrar uma resposta definitiva ou uma maneira de nos sentirmos completamente seguros e sob controle.

O problema é que a maioria das coisas pelas quais você se preocupa são ameaças que você não pode eliminar completamente.

A vida é cheia de perigos ocultos.

Você pode ser atropelado atravessando a rua, ter uma doença grave, perder o emprego ou ser vítima de um crime.

Também raramente existem respostas definidas para os problemas complicados da vida.

Se o seu parceiro estiver agindo de maneira mais distante, isso pode ou não ser um sinal de que o relacionamento está ameaçado.

Mesmo que ele assegure que nada está errado, você provavelmente não vai acreditar.

Você não pode prever o futuro ou ter segurança completa.

Quando você pesquisa freneticamente na Internet para garantir que o cansaço que está sentindo não é câncer, provavelmente encontrará todo tipo de informação que o deixará mais assustado.

Muitos sintomas, como fadiga, são provavelmente benignos, mas também podem ser um sinal de algo sério.

Quando você busca a validação de outras pessoas, elas podem fornecer informações que o fazem se sentir pior ou trazer uma possibilidade negativa em que você não tinha pensado – ou podem apenas tentar te acalmar sem realmente acreditar no que estão dizendo.

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Ruminação E Preocupação

A preocupação foi definida como o componente cognitivo da ansiedade.

Muitos de nós respondem à ansiedade preocupando-se e analisando a situação, analisando diferentes respostas possíveis em nossas mentes.

Embora alguma antecipação e interpretação seja útil, a maioria de nós faz isso demais, e nosso pensamento começa a ficar repetitivo e mais negativo.

Quando você pensa demais, começa a duvidar de si mesmo.

Como alternativa, você pode se sentir incapaz de deixar ir e ficar vigilante, verificando repetidamente os e-mails ou as mídias sociais para obter novas informações.

A preocupação pode levá-lo para dentro da toca rapidamente.

“Por que ele não ligou?” “Ela vai me ligar de volta?” “Talvez eu tenha feito algo errado”. “O que eu poderia ter feito?” “Talvez eu não tenha sido interessante o suficiente?” “Por que eu sou sempre tão chato?” e assim por diante.

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Evitando

Quando você fica ansioso, a resposta de “luta ou fuga” do seu corpo faz com que você queira fugir ou lutar.

Você sente uma atração para evitar a situação desconfortável – seja em uma festa, iniciando um projeto difícil ou confrontando alguém que o tratou mal.

O problema da prevenção, no entanto, é que isso piora a ansiedade a longo prazo.

Você pode sentir algum alívio a curto prazo por estar longe da situação, mas fugir torna mais difícil enfrentar as coisas da próxima vez.

Você começa a se ver como alguém que não consegue lidar com a situação; Como resultado, a própria situação começa a parecer mais aversiva e ameaçadora.

De fato, a melhor resposta à ansiedade é fazer exatamente o oposto: quando você enfrenta deliberadamente situações que teme, o medo começa a diminuir à medida que seu cérebro registra que nada terrível está acontecendo.

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O Que Você Deve Fazer Quando Estiver Ansioso?

A coisa mais importante a fazer é exatamente o oposto do que você pensa: você precisa trabalhar para aceitar a ansiedade.

Você não pode fazê-la desaparecer e evitar as coisas piores.

Que escolha você tem a não ser viver com ela?

A melhor maneira de conviver com isso é permitir que ele esteja lá e observe-a atentamente, em vez de reagir automaticamente.

Depois de aceitar que a ansiedade existe, você começa a mudar seu relacionamento com ela.

Você pode avaliar se há alguma ameaça real ou ação de emergência necessária.

Você pode pensar em uma resposta estratégica e sábia à situação ou pode tomar uma decisão para tolerar o desconforto e agir de qualquer maneira, porque vale a pena sentir-se ansioso para não agir como um capacho ou perder uma valiosa oportunidade de carreira.

Se a ansiedade é tão intensa que você não consegue pensar, você precisa parar o que está fazendo e respirar, sentir os pés no chão e perceber que, na maioria dos casos, nada de perigoso está acontecendo no momento – tudo está só na sua cabeça.

Ao fazer isso, você sentirá uma sensação de pés no chão, apesar da ansiedade.

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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