4 Razões Pelas Quais Você Pode Acordar Se Sentindo Cansado

O alarme toca, você acorda, mas ainda está sonolento.

Por quê?

Dormir de manhã não faz sentido: afinal de contas, você dormiu nas últimas oito horas.

Você não deveria acordar revigorado, animado e atento?

Não, e existem várias maneiras de explicar o porquê (supondo que você não sofra de narcolepsia ou apneia do sono).

A Resposta Neurobiológica

Nas últimas horas antes de acordar de manhã, você passou a maior parte do tempo dormindo o sono REM, sonhando.

Seu cérebro estava muito ativo durante o sonho e consumiu grandes quantidades da molécula de energia ATP.

O “A” no ATP significa adenosina.

A produção e liberação de adenosina no cérebro estão ligadas à atividade metabólica enquanto você dorme, e há uma correlação direta entre níveis crescentes de adenosina no cérebro e níveis crescentes de sonolência.

Por quê?

A adenosina é um neurotransmissor que inibe (desativa) a atividade dos neurônios responsáveis ​​por deixá-lo excitado e atento.

Você acorda sonolento por causa dos restos de adenosina que se acumulavam em seu cérebro enquanto você sonhava.

Veja também: 5 Dicas Para Acalmar Uma Mente Inquieta Antes De Ir Dormir

Com Quem Você Dormiu Ontem À Noite?

Os casais que dormem em pares foram investigados quanto à qualidade do sono – para o equilíbrio correto do sono não REM e REM, bem como sua própria visão subjetiva de como eles dormiam.

Para as mulheres, dividir a cama com um homem teve um efeito negativo na qualidade do sono.

No entanto, fazer sexo antes de dormir atenuou o relato subjetivo negativo das mulheres, sem alterar os resultados objetivos – seu equilíbrio de não REM e REM ainda era anormal.

Por outro lado, a eficiência do sono dos homens não foi reduzida pela presença de uma parceira, independentemente de terem tido contato sexual.

Em contraste com as mulheres, as avaliações subjetivas dos homens sobre a qualidade do sono foram menores quando dormiam sozinhos.

Assim, os homens se beneficiam de dormir com as mulheres, mas as mulheres não se beneficiam de dormir com os homens, a menos que o contato sexual preceda o sono.

Você Foi Dormir Tarde Da Noite Ontem?

As pessoas que preferem ficar acordados até tarde tendem a acordar mais tarde e a ter um melhor desempenho, tanto mental quanto fisicamente, no final da tarde ou da noite.

Os indivíduos do tipo noturno apresentaram uma probabilidade significativamente maior de sofrer de má qualidade do sono, disfunção diurna e ansiedade relacionada ao sono, em comparação com os indivíduos matutinos.

Ainda mais desconcertante é que a hora de dormir tardia está associada à diminuição do volume do hipocampo em indivíduos jovens e saudáveis.

O encolhimento do hipocampo tem sido associado ao comprometimento das habilidades de aprendizado e memória.

Veja também: Uma Noite De Cada Vez: Sono, Álcool E Recuperação

Você Foi Dormir Com Fome Ontem À Noite?

O que você come antes de dormir também pode melhorar suas chances de ter uma boa noite de sono.

Um estudo recente sugere que comer algo doce pode ajudar a induzir a sonolência.

Foi demonstrado que níveis elevados de açúcar no sangue aumentam a atividade dos neurônios que promovem o sono.

Esses neurônios vivem em uma região do cérebro que não possui uma barreira hematoencefálica; assim, quando sentem a presença de açúcar no sangue, fazem você se sentir sonolento.

Isso pode explicar por que sentimos vontade de tirar uma soneca depois de fazer uma refeição grande.

Esta é apenas mais uma evidência que demonstra a necessidade significativa de açúcar no cérebro para manter a função normal.

Com o envelhecimento, os ritmos normais do sono tornam-se cada vez mais interrompidos, levando à sonolência diurna.

Veja também: 3 Dicas Para Dormir Melhor – Superando Sua Insônia

E Se Você Não Dormir O Suficiente?

Embora os cientistas não tenham descoberto exatamente por que dormimos, eles descobriram que precisamos entre seis e oito horas por noite.

Não dormir o suficiente nos torna mais propensos a brigar e nos concentrar em lembranças e sentimentos negativos.

A volatilidade emocional é possivelmente devida à capacidade prejudicada dos lobos frontais para manter o controle sobre nosso sistema límbico emocional.

Também nos tornamos menos capazes de acompanhar conversas e mais propensos a perder o foco durante essas conversas.

A privação de sono prejudica o armazenamento de memória e aumenta a probabilidade de “lembrar” eventos que realmente não ocorreram.

A privação extrema do sono também pode levar à tomada de decisões prejudicada e possivelmente a alucinações visuais.

Não dormir o suficiente de maneira consistente coloca você em risco de desenvolver doenças autoimunes, câncer, síndrome metabólica e depressão.

Por quê?

Alguns estudos recentes relataram que o sono é importante para purgar do cérebro proteínas anormais e possivelmente tóxicas que podem acumular e aumentar a probabilidade de desenvolver demência na terceira idade.

O que quer que você esteja fazendo agora, pare e vá tirar uma soneca.

De preferência sozinho.

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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