5 Ferramentas Simples Para Superar Os Desejos Por Alimentos Não Saudáveis

A capacidade de controlar os impulsos apetitosos – como o desejo por alimentos não saudáveis ​​- é uma habilidade essencial para a saúde e o bem-estar.

O desejo por comida pode ser definido como o senso subjetivo de querer um determinado alimento.

O desejo pode consumi-lo e produzir uma motivação única em relação aos alimentos desejados.

Assim como o estresse e o humor, os desejos podem ser considerados uma experiência emocional (Gross, 2015).

A regulação da emoção geralmente resulta de conflito emocional.

Ou seja, duas inclinações emocionais incompatíveis operam ao mesmo tempo.

Por exemplo, alguém pode ter medo de algo, mas ainda assim quer mergulhar.

A regulação da emoção serve para lidar com esses conflitos.

O conhecimento da regulação da emoção pode fornecer uma ferramenta útil para reduzir o desejo por alimentos não saudáveis (Giuliani & Berkman, 2015).

A seguir, descrevemos várias maneiras pelas quais se pode regular os desejos.

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1. Seleção De Situação.

A seleção da situação refere-se a evitar certos locais ou atividades para limitar a exposição às tentações.

A proximidade do bolo, por exemplo, pode aumentar a força do desejo de um pedaço de bolo para quem faz dieta.

A intervenção nesta etapa é usada para diminuir a exposição a situações que desencadeiam desejos e ingestão.

Os indivíduos podem evitar a compra de alimentos desejados para evitar que tenham um lapso durante um momento de vulnerabilidade.

A maioria das dietas é interrompida à noite.

É melhor evitar refeições em locais onde a comida desejada é encontrada (por exemplo, restaurantes de fast food).

As pessoas que querem parar de beber ou fumar podem querer evitar lugares onde essas atividades ocorrem.

2. Modificação Da Situação.

Essa estratégia pode assumir várias formas, incluindo comer um alimento substituto (por exemplo, pedir uma salada ao invés de batatas fritas) ou manter os alimentos tentadores fora da vista.

Use pratos menores.

Veja também: O Papel Do Açúcar Nos Transtornos Da Ansiedade

Porções menores nos levam a comer menos, mesmo que possamos reabastecer o prato.

3. Atenção.

Atenção é uma maneira de priorizar as informações.

Nessa estratégia, as pessoas procuram desviar sua atenção dos estímulos que dão origem a desejos indesejados.

Ao desviar a atenção para outro lugar, pode-se impedir o processamento completo dos aspectos emocionais de um estímulo tentador e reduzir o impacto emocional.

4. Reestruturação Cognitiva.

As pessoas podem usar estratégias que modificam como veem ou valorizam estímulos tentadores.

Reavaliar o desejo por um alimento desejado ou pensar sobre o alimento de uma maneira diferente pode efetivamente diminuir o desejo por comida.

Focar nas consequências negativas do consumo de alimentos (por exemplo, ganho de peso) ou nas consequências benéficas de não consumir os alimentos (por exemplo, perda de peso) funciona como formas poderosas de diminuir os desejos de comida por meio de alterações cognitivas.

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5. Modulação De Resposta.

Como último recurso, as pessoas têm a opção de simplesmente perseverar, sentar na frente de sua comida e tentar não comê-la.

Com o desejo e com a emoção, a eficácia dessa estratégia é mista.

Sob alto estresse, os indivíduos de repente mostram maior acessibilidade ao material suprimido.

Quanto mais ocupadas as pessoas são, maior a probabilidade de se comportarem impulsivamente.

Em suma, a regulação efetiva do desejo pode ocorrer em vários pontos, desde a exposição ao desejo.

A alocação de atenção à reavaliação pode impedir que um desejo se torne excessivamente dominante.

A estrutura sugere que as estratégias de regulação emocional provavelmente terão mais sucesso e menos esforço quando aplicadas mais cedo ou mais tarde no processo de geração de emoções.

Referências

Giuliani NR, Berkman ET. (2015), o desejo é um Estado Afetivo e sua regulação pode ser entendida nos termos do modelo de processo estendido de regulação da emoção. Psychol Inq. 26 (1): 48-53.

GrossJ.J. (2015). Regulação da emoção: status atual e perspectivas futuras. Psychological Inquiry, 26 (1), 1–26.

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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