51 Estratégias Para Vencer A Ansiedade

Reunimos aqui uma lista de 50 estratégias que você pode usar para superar a ansiedade e se sentir mais calmo.

Esta lista de dicas lhe dará um começo muito sólido se você estiver procurando maneiras de reduzir sua ansiedade e desestressar efetivamente hoje.

Como Vencer A Ansiedade: A Abordagem Da Auto-experiência

Nem todas essas estratégias funcionam para você.

Faça um auto-experimento para descobrir quais técnicas você prefere.

O contexto também é importante; você pode achar que algumas estratégias funcionam em algumas circunstâncias, mas não em outras.

Experimente observar o que funciona melhor e quando.

Além disso: tente pensar nas estratégias em três categorias: comportamental, cognitiva (relacionada ao pensamento) e física.

Veja também: 7 Maneiras De Acalmar Sua Mente Preocupada E Reduzir A Ansiedade

Procure encontrar algumas estratégias que atraem você de cada categoria.

Técnicas De Alívio Da Ansiedade

  1. Respire lentamente. Continue respirando lentamente por 3 minutos.
  2. Abaixe os ombros e faça um movimento suave no pescoço.
  3. Declare as emoções que você está sentindo como palavras, por exemplo: “Estou com raiva e preocupado agora”. (Em voz alta, mas para si mesmo).
  4. Massageie sua mão, o que ativará a ocitocina.
  5. Coloque algo que está fora de lugar em seu lugar (A ordem física geralmente nos ajuda a sentir um senso de ordem mental).
  6. Faça uma viagem de um dia em algum lugar com beleza natural.
  7. Pergunte a si mesmo: “O que de pior pode acontecer?” Depois, pergunte-se: “Como eu lidaria se isso acontecesse?” Agora, responda a essas perguntas.
  8. Pare de trabalhar ativamente na solução de um problema e permita que sua mente continue processando o problema em segundo plano.
  9. Tome um banho.
  10. Perdoe-se por não prever um problema que ocorreu.
  11. Jogue fora algo do seu banheiro (O princípio da ordem novamente).
  12. Faça uma pausa para assistir as notícias ou ler jornais.
  13. Faça uma ligação que você está adiando.
  14. Escreva um e-mail que você está adiando.
  15. Tome outro tipo de ação sobre algo que você está adiando.
  16. Jogue algo fora da sua geladeira.
  17. Tente uma meditação guiada da atenção plena. Use o Google para identificar recursos gratuitos; existem alguns bons por aí.
  18. Faça uma pausa na pesquisa de um tópico que você está pesquisando demais.
  19. Abrace um bebê ou um animal de estimação.
  20. Se um erro que você cometeu está incomodando, faça um plano de ação para não repeti-lo no futuro. Escreva três breves pontos.
  21. Pergunte a si mesmo se você está tirando conclusões precipitadas. Por exemplo, se você está preocupado que alguém esteja muito irritado com você, você tem certeza de que é esse o caso – ou está tirando conclusões precipitadas?
  22. Pergunte a si mesmo se você está catastrofando, ou seja, pensando que algo seria um desastre, quando poderia ser desagradável, mas não necessariamente catastrófico.
  23. Perdoe-se por não entregar uma situação da maneira ideal, incluindo situações interpessoais.
  24. Qual é a melhor coisa que você pode fazer para avançar de uma maneira positiva agora?
  25. Se o comportamento de outra pessoa tiver despertado ansiedade para você, tente aceitar que você nunca saberá o motivo e o histórico completos por trás do comportamento da pessoa.
  26. Reconheça se sua ansiedade está sendo causada por alguém sugerindo uma mudança ou mudança de planos.
  27. Entenda se você tende a reagir a alterações ou eventos inesperados como se fossem ameaças.
  28. Aceite que existe uma lacuna entre o seu verdadeiro eu e o seu eu ideal (Este é o caso de praticamente todo mundo).
  29. Questione suas comparações sociais. Por exemplo, comparar-se apenas à pessoa de maior sucesso que você conhece é muito justo ou representativo?
  30. Pense no que está dando certo na sua vida. Pensar no positivo nem sempre funciona quando você está ansioso, mas pode ajudar se a ansiedade fez com que seu pensamento se tornasse desigual ou está obscurecendo o cenário geral.
  31. Raspe algo da sua lista de tarefas do dia, seja fazendo a tarefa ou apenas decidindo não executar essa tarefa hoje.
  32. Peça a um amigo ou colega para lhe contar sobre algo sobre o qual se sentiu nervoso no passado e para lhe contar o que aconteceu.
  33. Execute uma tarefa 25% mais devagar que o normal.
  34. Permita-se saborear sem pressa.
  35. Tente distração suave; encontre algo que você queira prestar atenção. A chave para o uso bem-sucedido da distração quando você está ansioso é ter paciência consigo mesmo, se achar que ainda está passando por pensamentos intrusivos.
  36. Vá a uma aula de ioga ou faça algumas poses de ioga no conforto da sua casa ou escritório.
  37. Obtenha uma segunda opinião de alguém em quem confia. Procure obter a opinião real deles, e não apenas buscar garantias.
  38. Permita-se fazer coisas que você gosta ou que não o estressam, enquanto espera que seus sentimentos ansiosos se acalmem naturalmente.
  39. Vá correr.
  40. Encontre algo no YouTube que faça você rir alto.
  41. Passe um ou dois dedos sobre os lábios. Isso estimulará as fibras parassimpáticas em seus lábios, o que o ajudará a se sentir mais calmo.
  42. Lembre-se da situação provocadora de ansiedade em que você está, no futuro, por exemplo, daqui a seis meses. O problema parece menor quando você o vê mais longe?
  43. Imagine como você lidaria se o seu “pior pesadelo” acontecesse, por exemplo, seu parceiro a deixou, você foi demitido ou desenvolveu um problema de saúde. Que medidas práticas você daria? Que apoio social você usaria? Enfrentar mentalmente o seu pior medo pode ser muito útil para reduzir a ansiedade.
  44. Ligue ou envie um e-mail para um amigo com quem você não conversa há um tempo.
  45. Se você está imaginando um resultado negativo para algo que está pensando em fazer, tente também imaginar um resultado positivo.
  46. Se você raramente se retira dos compromissos e se sente sobrecarregado com a sua lista de tarefas, tente dar a si mesmo permissão para dizer que não pode mais fazer algo que anteriormente concordou em fazer.
  47. Realize trabalhos de dois minutos que estão por aí na sua lista de tarefas. Isso ajudará a limpar seu espaço mental.
  48. Anote três coisas com as quais você se preocupou no passado que não aconteceram.
  49. Anote três coisas com as quais você se preocupou no passado que ocorreram, mas não foram tão ruins quanto você imaginou.
  50. Faça uma forma de exercício que você não fez nos últimos seis meses.
  51. Dê tempo ao tempo. Frequentemente, a melhor coisa a fazer para reduzir a ansiedade é apenas permitir que o tempo passe, sem realizar os tipos de atividades que aumentam a ansiedade.

Sobre o Autor: André Coelho é Psicólogo e Escritor para o departamento de estresse e ansiedade do portal Auto Ajuda Em foco e faz parte do Auto Ajuda Em Foco desde 2012. André trabalhou tratando indivíduos com transtornos da ansiedade, fobias e estresse pós-traumático por mais de 6 anos.

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