6 Maneiras De Aumentar Sua Autoestima E Por Que É Importante

Sempre que um especialista oferece dicas sobre tópicos de saúde, desde controle de peso, recuperação de dependências e envelhecimento melhor, inevitavelmente inclui conselhos para “encontrar um amigo” ou “cercar-se de familiares e amigos” ou “procurar ajuda de pessoas de apoio” ou ” manter uma vida social ativa”.

Esse é um bom conselho, mas novas pesquisas sugerem que um sistema de apoio confiável só pode ajudar sua busca por saúde e felicidade se sua autoestima estiver intacta.

Em um estudo da Universidade Estadual de Ohio, EUA, uma amostra nacional de mais de 900 adultos de meia-idade respondeu a questionários que investigavam como eles percebiam seu senso de autoestima, seu nível de apoio social, comportamentos de saúde, incluindo medicamentos tomados e informações sociodemográficas..

Mais tarde, eles deram amostras de sangue que foram analisadas para um marcador de inflamação conhecido como proteína C reativa.

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Os níveis de proteína C-reativa no sangue aumentam quando há inflamação no corpo.

Um alto nível de proteína C-reativa está associado a uma variedade de condições de saúde, como doença inflamatória intestinal e artrite reumatoide, além de um risco aumentado de diabetes, pressão alta e doenças cardíacas.

Quando os pesquisadores compararam os resultados, eles descobriram que o suporte social percebido previa níveis mais baixos de proteína C-reativa nos participantes que relataram maior autoestima, mas não naqueles que relataram baixa autoestima, mesmo depois de controlar outros fatores.

Esses resultados ajudam a ampliar nossa compreensão do papel da saúde mental na manutenção da boa saúde física.

Este estudo se soma a estudos anteriores que abordaram o papel da baixa autoestima, estresse crônico, depressão e falta de autocompaixão na promoção da inflamação.

Os pesquisadores especulam que aqueles com baixa autoestima podem rejeitar o apoio social porque não se sentem dignos do apoio que recebem.

Cercar-se de familiares e amigos e obter ajuda de outras pessoas não tem o mesmo efeito edificante que as pessoas com maior autoestima.

Em vez disso, pode causar mais estresse.

Se é assim que você se sente, o resultado é que você não está recebendo a ajuda de que precisa ou os benefícios de saúde que acompanham.

Existem etapas que você pode seguir para aumentar a autoestima:

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  • Coloque os freios nas conversas negativas e na autocrítica.

Quando você se encontrar tendo pensamentos negativos sobre si mesmo, lute com uma lista mental de seus traços positivos.

  • Abstenha-se de se comparar a qualquer outra pessoa.

Ninguém é tão perfeito quanto você pensa que é.

  • Ofereça-se para ajudar pessoas que têm menos que você.

Dar aos outros pode ajudá-lo a se sentir bem consigo mesmo.

  • Concentre-se no perdão.

Perdoe a si mesmo ao invés de sentir vergonha ou raiva quando cometer um erro.

Reconheça que todos os humanos cometem erros; você é como todo mundo.

  • Envolva-se em mais atividades sociais.

Quanto mais você estiver envolvido, maiores serão suas chances de encontrar mais “seu pessoal”, aqueles que fazem você se sentir amado e apreciado.

  • Caminha ao ar livre.

Um estudo constatou que o “exercício verde”, ou a combinação de exercício e natureza e a participação em atividades de exercício em grupo ao ar livre, melhorou significativamente o humor e a autoestima mais do que simplesmente participar de um clube de atividades sociais.

Referências

Lee DS e Way BM. Suporte social percebido e inflamação crônica: o papel moderador da autoestima. Psicologia da Saúde. 18 de abril de 2019. EPub antes da impressão.

Rohleder N. Estimulação da inflamação sistêmica de baixo grau por estresse psicossocial. Medicina Psicossomática. Abril de 2014. O; 76 (3): 181-189

Barton J, Griffin M, Pretty J. Iniciativas baseadas em exercícios, na natureza e socialmente interativas melhoram o humor e a autoestima na população clínica. 7 de abril de 2011; 132 (2)

Sobre o Autor: André Coelho é Psicólogo e Escritor para o departamento de estresse e ansiedade do portal Auto Ajuda Em foco e faz parte do Auto Ajuda Em Foco desde 2012. André trabalhou tratando indivíduos com transtornos da ansiedade, fobias e estresse pós-traumático por mais de 6 anos.

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