7 Maneiras De Acalmar Suas Preocupações Rapidamente

Preocupar-se não é necessariamente uma coisa ruim.

Às vezes, leva ao comportamento produtivo.

Um aluno que se preocupa com suas notas pode ser motivado a estudar muito.

Uma pessoa que se preocupa com sua saúde pode se exercitar com frequência.

Preocupação excessiva, no entanto, pode causar sofrimento significativo.

Preocupar-se com uma apresentação que você fará na próxima semana pode dificultar a concentração.

A preocupação constante com um problema de saúde pode interferir no seu sono, o que pode complicar ainda mais o seu bem-estar.

Se sua ansiedade está chegando, aqui estão sete estratégias que podem ajudar a acalmar as preocupações rapidamente:

1. Reconheça Seu Medo

Dizer a si mesmo: “Não pense sobre isso” provavelmente sairá pela culatra.

O popular “experimento do urso branco” em 1987 destacou esse efeito paradoxal: quando os participantes foram orientados a evitar pensar em ursos brancos, eles relataram imagens crescentes de ursos brancos surgindo em suas mentes.

Tentar suprimir pensamentos preocupantes pode aumentar sua angústia.

Aceite que se sente ansioso e que seus pensamentos intrusivos podem realmente diminuir.

Veja também: Vivendo A Vida Apesar Do Medo E Ansiedade

2. Renomeie Pensamentos Irreais

Sentimentos de ansiedade podem levar a previsões catastróficas.

Imaginar que uma nota ruim arruinará seu futuro, ou que um pequeno erro fará com que você fique desabrigado e necessitado, alimentará sentimentos de ansiedade.

Substitua pensamentos exageradamente negativos por declarações mais realistas: quando você pensa algo como: “Vou tropeçar nas minhas palavras e parecer um idiota”, lembre-se: “Tenho coisas que vale a pena comunicar. Se eu errar, não será grande coisa”.

3. Envolva-se Na Solução De Problemas

Separe o que você pode controlar do que não pode.

Em seguida, concentre seus esforços em resolver os problemas sobre os quais você tem algum controle.

Se você está preocupado com a aparência de não profissional em uma entrevista de emprego, tome medidas para se preparar da melhor maneira possível.

Se você está preocupado com sua dívida, trabalhe com um orçamento.

Sempre que possível, transforme pensamentos preocupantes em comportamento produtivo.

Veja também: Quando Você Está Ansioso, A Preocupação Pode Fazer Parte Da Solução

4. Acalme Seu Corpo

Sentimentos de ansiedade podem levar a sintomas físicos indesejáveis ​​- aumento da frequência cardíaca, boca seca, palmas das mãos suadas ou dor de estômago.

Você pode ter problemas para dormir ou dificuldade para ficar parado.

Esses sintomas físicos podem alimentar sentimentos de ansiedade e pensamentos perturbadores, o que tornará sua ansiedade ainda pior.

Tome medidas para acalmar seu corpo.

Faça uma corrida, pratique ioga, respire fundo ou realize habilidades de relaxamento.

Acalmar seu corpo pode ser a chave para acalmar sua mente.

7 Maneiras De Acalmar Sua Mente Preocupada E Reduzir A Ansiedade5. Pratique A Atenção Plena

Pare de se preocupar com algo que você disse ontem, ou se preocupe com algo que você fará amanhã, permanecendo no presente.

Pratique habilidades de atenção plena e fique completamente em sintonia com o que está acontecendo ao seu redor agora.

Estar atento acalma os pensamentos ansiosos e reduz a resposta ao estresse do corpo.

6. Reserve Um Tempo Para Se Preocupar

Se você está aguardando os resultados do teste do médico ou não consegue parar de se preocupar com seu futuro financeiro, crie um horário específico para se preocupar.

Um estudo de 2011 publicado na Psychotherapy and Psychosomatics descobriu que reservar um tempo para se preocupar realmente reduzia os pensamentos invasivos ao longo do dia.

Programe um intervalo de 30 minutos para se preocupar.

Quando pensamentos ansiosos entrarem em sua mente em outros momentos, lembre-se: “Ainda não é hora de se preocupar com isso”.

Quando você chegar ao horário programado para se preocupar, vá em frente e se preocupe – até o tempo acabar.

Pode ajudar a conter sua ansiedade por um período específico e impedir que pensamentos desconfortáveis ​​consumam seu dia.

7. Faça Algo Diferente

Quando você luta para afastar sua mente das preocupações e não consegue tomar medidas para resolver o problema, levante o corpo e se mexa: faça uma caminhada, faça um cachecol, limpe um armário – faça o que for preciso para se manter ocupado.

Tirar sua mente dos problemas por alguns minutos pode reduzir o estresse e dar à sua mente uma pausa necessária.

Quando você é atormentado pela preocupação e não pode se envolver em uma atividade física – como quando está preso em uma reunião chata ou quando está tentando adormecer à noite – dê à sua mente um trabalho a fazer.

Comece com 100 e conte para trás até 7, ou tente listar os estados em ordem alfabética – algo que requer concentração suficiente para que você não tenha mais inteligência para se preocupar.

Como O Treinamento De Força E Resistência Ajuda A Manter A Ansiedade Sob ControleConclusão

Lutar com pensamentos ansiosos não significa que você é fraco.

De fato, pessoas com incrível força mental experimentam insegurança, medo e preocupação, como todo mundo.

Se você está lutando com ansiedade ou depressão, ou se sente mentalmente saudável, sempre pode tomar medidas para construir seu músculo mental.

Que maus hábitos estão prendendo você na vida?

Quer aprender mais sobre como desenvolver força mental para reduzir sua ansiedade? Cadastre seu e-mail no formulário abaixo

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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