7 Maneiras De Superar A Autocrítica Tóxica

Seu diálogo interno particular pode ser um poderoso trampolim ou um grande obstáculo para alcançar seus objetivos.

Se você constantemente faz previsões negativas como “Eu vou estragar tudo” ou se xinga, sua conversa interna vai roubar sua força mental.

Seus pensamentos afetam como você se sente e se comporta.

A maneira como você pensa tem o poder de se tornar uma profecia autorrealizável.

Pensar: “Nunca vou conseguir este emprego” pode fazer com que você se sinta desanimado ao entrar em uma entrevista.

Consequentemente, você pode baixar os ombros, olhar para o chão, causar uma péssima primeira impressão – e inadvertidamente sabotar suas chances de sucesso.

Se você tem um crítico interno severo, não está sozinho: dúvidas sobre si mesmo, previsões catastróficas e palavras ásperas são comuns.

Mas você não precisa ser vítima de seu próprio abuso verbal.

Entre os muitos exercícios que usamos na terapia para ajudar as pessoas a mudarem a maneira como pensam, aqui estão sete maneiras de domar seu crítico interior:

1. Preste Atenção Aos Seus Pensamentos.

Você está tão acostumado a ouvir sua própria narração que é fácil esquecer as mensagens que está enviando a si mesmo.

Comece prestando muita atenção aos seus pensamentos e você pode descobrir que se chama nomes ou se convence a não fazer coisas difíceis.

Estima-se que você tenha cerca de 60.000 pensamentos por dia.

São 60.000 chances de se fortalecer ou se destruir.

Aprender a reconhecer seus padrões de pensamento é a chave para entender como seu pensamento afeta sua vida.

Veja também: Você Tem Um Modelo Mental De Validação Externa?

2. Mude O Canal.

Embora a solução de problemas seja útil, ruminar é destrutivo.

Quando você repete um erro que cometeu em sua cabeça indefinidamente ou não consegue parar de pensar em algo ruim que aconteceu, você se arrastará para baixo.

A melhor maneira de mudar o canal é ficando ativo.

Encontre uma atividade que irá distraí-lo temporariamente das fitas negativas passando em sua cabeça.

Dê uma caminhada, chame um amigo para falar sobre um assunto diferente ou encare um projeto que você está adiando.

Mas recuse-se a sentar e ouvir seu cérebro bater em você.

3. Examine As Evidências.

Seus pensamentos nem sempre são verdadeiros.

Na verdade, costumam ser exageradamente negativos.

É importante examinar as evidências antes de acreditar em seus pensamentos.

Se você pensar: “Vou me envergonhar quando fizer essa apresentação”, pare por um minuto.

Pegue um pedaço de papel e anote todas as evidências que indicam que você vai falhar.

Em seguida, liste todas as evidências de que você não vai falhar.

Olhar para as evidências de ambos os lados pode ajudá-lo a ver a situação um pouco mais racionalmente e menos emocionalmente.

Lembrar-se de que seus pensamentos não são 100% verdadeiros pode aumentar sua confiança.

4. Substitua Pensamentos Exageradamente Negativos Por Afirmações Realistas.

Quando você reconhecer que seus pensamentos negativos não são totalmente verdadeiros, tente substituir essas afirmações por algo mais realista.

Se você pensa: “Nunca vou conseguir ser promovido”, uma boa declaração de substituição pode ser: “Se eu trabalhar muito e continuar investindo em mim mesmo, posso ser promovido algum dia”.

Você não precisa desenvolver afirmações positivas irrealisticamente; o excesso de confiança pode ser quase tão prejudicial quanto a dúvida séria.

Mas uma visão equilibrada e realista é a chave para se tornar mentalmente mais forte.

5. Considere Como Seria Ruim Se Seus Pensamentos Fossem Verdadeiros.

É tentador imaginar um passo em falso se transformando em uma catástrofe total, mas muitas vezes o pior cenário não é tão ruim quanto tememos.

Se você prevê que será rejeitado para um emprego, pergunte-se o quão ruim isso realmente seria.

A rejeição machuca, mas não é o fim do mundo.

Lembrar-se de que você pode enfrentar tempos difíceis aumenta sua confiança.

Ele também pode diminuir muitos dos pensamentos de medo e preocupação que podem atrapalhar seu caminho.

6. Pergunte A Si Mesmo Que Conselho Você Daria A Um Amigo.

Frequentemente, é mais fácil ser mais compassivo com as outras pessoas do que consigo mesmo.

Por exemplo, embora você possa se considerar um idiota por cometer um erro, é improvável que diga isso a uma pessoa querida.

Quando você estiver passando por momentos difíceis ou duvidando de sua capacidade de ter sucesso, pergunte-se: “O que eu diria a um amigo que teve esse problema?” Então, ofereça a si mesmo essas palavras gentis e sábias.

7. Equilibre O Auto Aperfeiçoamento Com A Auto Aceitação.

Há uma diferença entre dizer a si mesmo que você não é bom o suficiente e lembrar a si mesmo que há espaço para melhorias.

Aceite suas falhas pelo que são agora, enquanto se compromete com melhorias no futuro.

Embora pareça um pouco contra-intuitivo, você pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo: você pode aceitar que está ansioso com uma apresentação futura no trabalho, enquanto também toma a decisão de melhorar suas habilidades de falar em público.

Aceite-se por quem você é agora, enquanto investe para se tornar uma versão ainda melhor de si mesmo no futuro.

Treine Seu Cérebro Para Pensar De Maneira Diferente

Sua mente pode ser seu melhor ativo ou pior inimigo.

É importante treinar bem.

A boa notícia é que os exercícios de força mental o ajudarão a silenciar para sempre a autocrítica tóxica.

Com a prática, você pode desenvolver um diálogo interno mais produtivo que irá alimentar seus esforços para alcançar seus objetivos.

Sobre o Autor: André Coelho é Psicólogo e Escritor para o departamento de estresse e ansiedade do portal Auto Ajuda Em foco e faz parte do Auto Ajuda Em Foco desde 2012. André trabalhou tratando indivíduos com transtornos da ansiedade, fobias e estresse pós-traumático por mais de 6 anos.

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