A Ansiedade Me Roubou A Alegria Da Gravidez

Uma mãe de dois filhos conta como a gravidez pode ser dramaticamente diferente – dependendo da sua mentalidade.

Olhei para as duas linhas rosa como se estivesse tentando decodificar uma mensagem oculta.

Eu sonhava em ficar grávida desde que estava no jardim de infância – mas parecia impossível entender que havia se tornado realidade.

Esta foi uma gravidez muito desejada.

Estávamos tentando ter um bebê ativamente quando concebi.

Mas, em vez de pular de alegria, sentei-me examinando o teste, examinando-o para verificar sua precisão.

Essa foi minha primeira indicação de que a ansiedade influenciaria minha experiência de gravidez.

Quando disse a meus pais que estava grávida, rapidamente qualifiquei isso.

“Estou grávida – mas não fique muito animada ainda.

Minha SOP me coloca em maior risco de aborto”.

Tive medo de me sentir feliz com isso, como se isso pudesse prejudicar a gravidez.

Tenho convivido com ansiedade e TOC desde a infância, os quais, paradoxalmente, tendem a aumentar quando coisas boas acontecem comigo.

A gravidez era meu maior desejo, e eu estava com medo de admitir para mim mesma que ela estava se tornando realidade por medo de que pudesse ser tirada de mim.

Eu considerei todas as precauções de gravidez gravemente sérias.

Minha SOP (síndrome dos ovários policísticos) me colocou em um risco maior de desenvolver diabetes gestacional, então cortei todo açúcar e junk food de minha dieta.

Veja também: Estresse na gravidez: É Normal? Como Eliminar?

Comia tão obsessivamente saudável que, logo depois que meu bebê nasceu, pesava 7 quilos a menos do que quando engravidei.

Tomei banhos mornos para não aquecer demais o bebê.

Pedi ao pessoal da lanchonete que usasse uma faca nova para fatiar meu sanduíche vegetariano, caso houvesse resíduo de carne no primeiro.

Liguei para minha médica para perguntar se velas perfumadas poderiam machucar meu bebê, e ainda não acendi nenhuma depois que me disseram que era perfeitamente seguro fazê-lo.

Se eu ficasse mais de 2 horas sem água, tinha certeza de que ficaria desidratada e correria o risco de parto prematuro.

Eu me preocupava que pular uma refeição ou lanche ou uma vitamina pré-natal pudesse impedir meu bebê de receber nutrientes suficientes.

Certa vez, acordei deitada de costas e entrei em pânico por ter cortado o oxigênio do meu bebê.

Até parei de acariciar meu gato para o caso de o aviso para mulheres grávidas não limparem as caixas de areia se estender ao próprio gato.

Deixei meu trabalho e passei meus dias obcecada por: “Isso é normal?” Eu vivia em comunidades online de gravidez, certificando-me de que estava completamente atualizada sobre todas as informações e seguindo-as explicitamente.

Qualquer pontada no meu corpo me enviou uma mensagem para todos que eu conhecia que já estiveram grávidos para perguntar se eu deveria ficar preocupada.

Minha gravidez deveria ter sido fácil.

Não tive enjoos matinais.

Não me senti desconfortável, mesmo nas últimas semanas.

Fisicamente, me senti ótima.

Objetivamente, minha gravidez foi uma brisa.

Até meu médico me disse que a gravidez combinava com meu corpo e que eu estava tendo uma gravidez melhor do que a maioria.

Mas ainda não consegui aproveitar.

Mais precisamente, recusei-me a me permitir desfrutar disso.

Recusei-me a comprar qualquer coisa para o bebê, ou permitir presentes de qualquer pessoa, até que eu tivesse passado 30 semanas.

Recusei-me a tomar um chá de bebê antes de o bebê nascer pelo mesmo motivo.

Eu não podia me permitir reconhecer que esse bebê estava chegando e ia ficar bem.

Eu não conseguia relaxar.

Dois dias antes da data de vencimento, dei à luz um menino de 3,6 kg absolutamente saudável.

Só depois que ele estava aqui e seguro é que percebi que a ansiedade havia me impedido de aproveitar o milagre da minha gravidez.

Eu gostaria de ter tomado um chá de bebê.

Eu gostaria de ter passado menos tempo obcecado por precauções e mais tempo me divertindo com minha barriga crescendo.

Eu queria voltar no tempo e me assegurar de que tudo ia ficar bem e que estava tudo bem ser feliz.

Quando descobri que estava grávida de novo 4 anos depois, tudo era diferente.

Eu ainda comia saudável, evitava carne e queijo macio no almoço e tomava as precauções normais – mas se eu queria um donut ocasional, eu comia um.

Trabalhei até o término do período letivo e participei de quase todas as atividades que fazia antes de ficar grávida.

Eu sabia que pequenas pontadas aqui e ali eram normais durante a gravidez e não as me deixava pânico.

Não vou fingir que ainda não sentia ansiedade aumentada com minha segunda gravidez.

Eu ainda estava preocupada, muitas vezes de forma obsessiva.

Mas, apesar da minha ansiedade, permiti-me aproveitar a gravidez.

Não esperei até depois de 20 semanas para contar às pessoas.

Eu orgulhosamente anunciei logo após nosso ultrassom de 12 semanas, e alegremente falei sobre isso regularmente.

Eu adorei estar grávida e penso com carinho na minha segunda gravidez.

Dei à luz outro menino saudável de 3,6 kg.

Minha segunda gravidez me ensinou que é possível ter um transtorno de ansiedade e ainda gostar de estar grávida.

Embora alguma ansiedade seja normal durante a gravidez – é uma coisa incrível acontecendo dentro do seu corpo!

– Preocupação obsessiva a ponto de ser intrusiva ou impedi-la de aproveitar a gravidez é um problema.

Se você se identificar com a minha primeira gravidez, fale com seu médico.

Você não está sozinha nesta experiência e seu médico pode ajudá-la a encontrar estratégias para controlar sua ansiedade que são seguras para a gravidez.

Se Você Estiver Preocupado Com Algo Que Não Seja Uma Emergência, Anote.

Mantenha uma lista de perguntas para fazer ao seu médico ou parteira na sua próxima consulta – depois deixe-a passar.

Antes de sua próxima consulta, olhe para a lista e veja se você ainda está preocupada com essas coisas e, em caso afirmativo, pergunte sobre elas.

Eu prometo a vocês, médicos e parteiras estão acostumados a ouvir todas as preocupações sobre gravidez neste livro.

Tenho quase certeza de que perguntei pessoalmente a todos eles.

Tente Se Lembrar De Que Não Há Problema Em Aproveitar Esse Momento Da Vida.

Se você está feliz ou não, isso não tem influência no resultado da gravidez.

Negar a si mesma a alegria da gravidez não contribui para uma gravidez melhor e vice-versa.

Isso é difícil porque a ansiedade costuma ser irracional.

Mas se você puder se assegurar disso, fará uma grande diferença.

Confie No Seu Instinto.

Se algo parece errado, você não precisa descartá-lo como apenas ansiedade.

Avalie se é algo que deve ser tratado imediatamente.

Se achar que precisa ser resolvido agora, como falta de movimento fetal ou qualquer outra coisa que não pareça certa, ligue para o seu médico ou parteira, ou vá ao hospital para verificar.

É normal colocar sua mente à vontade, mesmo que você se sinta paranoica com isso.

Mas depois que você souber que está tudo bem, tente voltar a se concentrar no que você ama em estar grávida.

A gravidez pode ser uma experiência incrível, mesmo quando você está ansiosa.

Embora a ansiedade possa atenuar parte do brilho da gravidez, é absolutamente possível sentir ansiedade e entusiasmo pela vida crescendo dentro de você ao mesmo tempo.

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