A Ansiedade Nos Faz Ter Um Desempenho Melhor

Desempenho Mental Máximo 

Uma pergunta na mente de todo inovador, fundador e líder é: Como posso alcançar meu desempenho mental máximo?

Estamos obcecados em seguir as histórias dos melhores artistas do mundo, na esperança de que, ao ter um vislumbre de suas vidas, um pequeno pedaço de grandeza seja transmitido.

The Tim Ferriss Show, um podcast que entrevista artistas de classe mundial, é um exemplo perfeito dessa obsessão, com mais de 150 milhões de downloads de episódios individuais.

Por que isso acontece?

Provavelmente porque o auto aperfeiçoamento e o crescimento pessoal são um impulso fundamental que existe em todos nós.

Estamos sempre procurando maneiras de melhorar nosso funcionamento psicológico máximo.

E agora há pesquisas científicas mostrando que nosso desempenho máximo está intimamente ligado a como nos sentimos.

Nesta postagem, você aprenderá com os principais pesquisadores da neurociência que ser a melhor versão de nós mesmos significa sentir emoções, principalmente emoções negativas.

Emoções Importam 

Durante séculos, as emoções tiveram uma má reputação tanto dos filósofos antigos (a vida virtuosa da razão sobre a emoção de Aristóteles) e dos teólogos (os sete pecados capitais do Cristianismo).

Com o tempo, esse pensamento informou a pesquisa dos cientistas cognitivos e levou à ideia de que a cognição calculada “fria” era o modelo para o desempenho ideal e que a emoção era um mero subproduto do processo.

Isso mudou na última década com a compreensão de que as emoções são uma parte crítica do funcionamento humano.

Mas o que isso significa para os diferentes tipos de emoções que sentimos?

As emoções positivas acontecem nos momentos em que nos sentimos seguros e quando nosso mundo é seguro e previsível.

As pessoas adoram emoções que causam bem-estar.

Existem departamentos inteiros e centros de pesquisa designados cujo único propósito é espalhar a palavra de emoção positiva.

O público também pegou, com o número de produtos de felicidade de autoajuda (uma indústria de US $ 10 bilhões) crescendo ano após ano, para onde agora vemos a digitalização da felicidade por meio de aplicativos como o Happify.

As emoções positivas são sem dúvida importantes, mas se o recente filme da Pixar, Inside Out, nos ensinou algo (e a nossos filhos), é que as emoções negativas não devem ser ignoradas.

São as emoções negativas que mais importam para direcionar nosso desempenho ideal.

Experimentamos emoções negativas quando há algo incerto ou desconhecido em nosso ambiente.

A ansiedade, por exemplo, ajuda a direcionar nossa atenção para o que está diretamente à nossa frente, que é a maneira do cérebro nos dizer que essa coisa (ou pessoa) é importante e deve ser resolvida ou tratada antes de prosseguirmos.

Sem a experiência de emoções negativas, é menos provável que você alcance um estado de desempenho ideal.

A razão, suspeitamos, é que as emoções negativas acionam um sistema no cérebro que nos diz quando nosso desempenho está começando a sofrer.

Sem esses sentimentos de ansiedade e frustração, o cérebro não é capaz de realizar um trabalho tão bom para impulsionar o desempenho ideal.

Minha equipe e eu levamos essa hipótese para o laboratório e fizemos a seguinte pergunta: Sentir emoções desagradáveis ​​nos ajuda (e nosso cérebro) a melhorar o desempenho?

Nosso Experimento

O experimento funcionou da seguinte maneira.

Os participantes completaram várias rodadas de uma tarefa de desempenho de tempo cognitivo.

Quanto melhor eles se saíssem na tarefa, mais dinheiro teriam para levar para casa.

Mas a tarefa era difícil e os participantes cometeram erros em seu desempenho.

Na metade das rodadas, os participantes completaram a tarefa enquanto eram instruídos a reagir aos seus erros de “forma fria, sem emoção e analítica com uma atitude imparcial” (um princípio para fazê-los suprimir a experiência de qualquer ansiedade de desempenho).

Na outra metade, os participantes receberam as mesmas instruções, mas desta vez foram orientados a reagir aos seus erros e à tarefa como “uma experiência imersiva onde você realmente sente todas as emoções” (um ponto principal para levá-los a aceitar a experiência de qualquer ansiedade de desempenho).

O participante fez as duas rodadas enquanto estava conectado a uma máquina que rastreou e mediu sua atividade cerebral durante a apresentação.

Especificamente, examinamos um padrão de ativação cerebral responsável por monitorar nossos comportamentos de desempenho contínuos.

Este sistema verifica constantemente os nossos comportamentos, certificando-se de que as coisas estão a correr conforme planeado e que não há problemas que necessitem de ser resolvidos.

Quando um problema é detectado, o sistema envia um alarme dizendo ao resto do cérebro e do corpo, “Há um problema aqui!”

Previmos que sentir mais ansiedade de desempenho melhoraria aquele sinal de alarme no cérebro e, como resultado, otimizaria o desempenho dos participantes.

Os Resultados

Quando os participantes foram solicitados a suprimir suas emoções negativas, eles relataram que se sentiram menos ansiosos durante a tarefa.

Quando foram solicitados a enfatizar e aceitar suas emoções negativas, relataram que se sentiram mais ansiosos durante a tarefa.

Faz sentido.

Mas os resultados confirmaram nosso pensamento sobre a utilidade dessas emoções negativas: quando as pessoas se sentiam mais ansiosas, elas mostravam maior ativação no sistema de desempenho do cérebro em comparação com quando se sentiam menos ansiosas.

E, essa ativação intensificada como resultado de sentir mais ansiedade pelo desempenho previu um desempenho melhor, não pior.

Por que é isso?

As emoções negativas desempenham um papel importante no sistema de desempenho do cérebro porque despertam o disparo neural que permite que até mesmo o menor problema seja detectado e (idealmente) resolvido.

A ansiedade é sempre aquela que grita: “Há um problema aqui!” Em outras palavras, emoções negativas como ansiedade são necessárias para um desempenho ideal porque nos permitem ver quando estamos passando por contratempos e ajudam a nos manter no caminho certo para alcançar nossas metas de desempenho.

Parece que há alguma verdade no velho ditado – sem dor, sem ganho.

Fique Emocionado Com O Seu Desempenho

Aqui estão algumas dicas para você experimentar um aumento no desempenho do cérebro:

  • Tenha certeza de que está experimentando uma quantidade saudável de ansiedade ou emoções negativas.
  • Este é um equilíbrio cuidadoso, é claro.
  • Você não quer muito estresse ruim ou angústia.
  • O que você quer é um bom estresse ou eustresse.
  • O eustresse são as emoções “negativas” adaptativas que permitem que você alcance seus objetivos.
  • Crie algumas linhas simples, seu mantra, semelhante aos primos usados ​​no experimento, que você pode repetir (em sua cabeça ou em voz alta, se possível) regularmente.
  • Você pode fazer isso uma vez pela manhã e duas vezes ao longo do dia.
  • Isso funcionará como um lembrete de que não há problema em aceitar sua ansiedade de desempenho e que esses sentimentos negativos estão na verdade ajudando você a ter um melhor desempenho.
  • Esteja ciente de seus sentimentos negativos.
  • Isso significa ter consciência e aceitá-los como são.
  • Lembra-se do hype de autoajuda e felicidade que mencionei anteriormente?
  • Uma consequência infeliz desse movimento é que ele faz as pessoas sentirem que qualquer tipo de experiência negativa de ansiedade ou tristeza não está bem.
  • Mas sabemos por pesquisas que suprimir as emoções negativas sai pela culatra e só acaba piorando as coisas.
  • Portanto, fique bem em experimentar uma boa dose de ansiedade.
  • Mantenha um registro de emoções negativas.
  • Não como um método para se livrar dos sentimentos, mas para ajudar a capacitá-lo a atingir seus objetivos e impulsionar o desempenho máximo.
  • Ao fazer isso, você assume essas emoções e as usa a seu favor.
  • O registro pode ter três colunas: uma para o que você está sentindo, uma segunda para o que o desencadeou e uma terceira para o objetivo que isso o ajudará a alcançar.

Então vá em frente, emocione-se e descubra seu verdadeiro potencial de desempenho.

Seu cérebro vai agradecer por isso.

Referências

Hobson, NM, Saunders, B, Al-khindi, T, & Inzlicht, M.

(2014).

A regulação negativa da emoção diminui o controle cognitivo: uma investigação neurofisiológica. Emoção, 14, 1014-1026.

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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