A Boa Postura Pode Ajudar A Saúde Mental?

Por muitos anos, por ser extraordinariamente alta e magra, mas muito tímida e desajeitada, tive uma postura cronicamente ruim.

Meus ombros se curvavam e minha cabeça grande caia.

Tive um professor de educação física de primeira série que julgou crianças que foram divididas em grupos por capacidade física; ele designou as duas garotas mais altas e gordas, eu e outra, como basicamente as piores da classe e me deu o equivalente a quase reprovar na aula de educação física, mesmo que eu fosse heterossexual.

A partir desse momento, nunca me senti confortável na minha pele como um ser físico.

Eu detestava aulas de ginástica há décadas e evitava todos os esportes, apesar de felizmente ter um professor de ginástica no ensino médio que tentou me encorajar e me deu esperança de que eu não era uma eterno idiota.

Apesar de uma breve tentativa de ingressar em um time de basquete, eu ainda me sentia geralmente evitando qualquer coisa atlética.

Anos em telas de computador, lendo, estudando e pais me incentivando a me endireitar não ajudaram meu pescoço e costas curvados cronicamente.

Como um bônus, lutei contra a ansiedade social, e a combinação de minha falta de confiança física e social me deixou propenso a depressão e afastamento dos outros.

Logo após iniciar a psicoterapia durante meu treinamento de residência médica, minha terapeuta ouviu falar de minhas ansiedades e de evitar qualquer atividade física.

Ela gentilmente me desafiou a começar a ir à academia do meu prédio.

Veja também: 10 Técnicas De Relaxamento Para Reduzir O Estresse Rapidamente

Felizmente, era uma academia bastante agradável, totalmente equipada com uma grande variedade de aulas e não era superlotada.

Eu mergulhei e me matriculei.

Como eu fiquei entediada pela monotonia dos aparelhos e da esteira, tentei uma aula de aeróbica.

Infelizmente, o nível era tão intenso e eu estava tão fora de forma que tive que parar no meio do caminho para evitar vomitar.

Então, eu tinha ouvido falar recentemente sobre a crescente tendência do yoga e pilates e decidi experimentar os dois.

Comecei a praticar yoga quase imediatamente, apesar de saber que eu era a pessoa menos flexível do mundo.

Gostei do tom suave e do ritmo lento do instrutor, em contraste com a ferocidade frenética das aulas anteriores.

Gostei da ênfase na meditação e da respiração, uma abordagem mente-corpo instantaneamente reconfortante e as garantias de que as poses eram diretrizes, não metas.

Eu sempre me surpreendia com o quanto eu ficava suada e dolorida depois, porque quer alguma sensação de calmaria.

A turma me ensinou em algum nível a tolerar frustração e desconforto e, silenciosamente, me esforçar para melhorar.

Pilates também foi ótimo para construir o “núcleo”, como eles sempre enfatizavam; fortalecer esse “espartilho” dos músculos da barriga era para aliviar a pressão da parte superior do tronco, pescoço e ombros para que você pudesse ficar mais alta.

Veja também: Dor Nas Costas, Rigidez, Tensão, Espasmos E Imobilidade Como Sintomas Da Ansiedade

E gradualmente eu melhorei; eu nunca fui capaz de tocar meus dedos dos pés antes e ficava cada vez mais perto.

Ficava cada vez menos cansada durante cada aula enquanto meus braços se fortaleciam.

O melhor de tudo é que senti meu pescoço e minha cabeça se erguerem cada vez mais em direção ao teto; eu me senti confortável em pé com meu coração aberto.

Eu nunca consegui fazer poses mais chiques, como o sapo levitando ou a tenda, mas tudo bem.

Eu poderia dizer que tinha menos medo do mundo, menos em uma postura agachada de medo.

Consequentemente, me senti mais confortável e em sincronia com os outros ao meu redor, já que não me sentia mais enredada em meu próprio constrangimento.

Eu ainda era uma introvertida, mas não tinha que assumir que todos viram minha tensão e vergonha à primeira vista.

Vários estudos observaram a importância da postura em afetar o relacionamento com as pessoas e o mundo.

Um estudo (Carney et al, 2010) postulou que “poses de poder” levam ao aumento da testosterona e à diminuição dos níveis de cortisol, com essas tendências associadas ao domínio social e à diminuição da percepção de ameaças.

Embora outros estudos nem sempre tenham sido capazes de replicar os achados hormonais, o aumento da valência emocional de assumir riscos, orientação para ações e confiança são tendências consistentes.

Infelizmente, um pequeno estudo recente randomizado controlado por Davis et al. (2017) não descobriram que o poder de representar reduziu a ansiedade de falar em público em relação a um grupo de não-poses ou quaisquer alterações hormonais detectáveis, embora ambos os grupos relatassem melhorias na ansiedade geral; os efeitos ainda podem ser leves e variáveis ​​para cada indivíduo.

Para ansiedade e depressão mais sérias, atividade física e mudança podem não ser suficientes por si só; o tratamento com terapia e/ou medicamentos também pode ser necessário, conforme indicado pelo seu médico.

No entanto, parece ser senso comum que uma postura mais aberta e uma postura mais alta ajudem a pessoa a se sentir confortável em ser exposta ao mundo e está associada a apresentar maior confiança e facilidade para os outros.

Muitas pessoas admiram as posturas esculturais de bailarinas e dançarinos e se sentem ordenadas em torno da firme postura militar.

Parece que, através do posicionamento postural, você pode adotar uma postura menos ansiosa para com os outros, e isso pode ajudar a desencadear suas emoções internas a seguirem o exemplo.

O corpo e a mente estão frequentemente ligados, e trabalhar na sua postura também pode ser um passo inicial para a recuperação mental.

Referências

Davis ML et al, Journal of Anxiety Disorders, dezembro de 2017: 52 (1-7).

Carney DR et al, Psychological Science, 2010: 21 (1363-1368).

0 comments… add one

Leave a Comment