A Ciência Comprova: Faça Essas 10 Coisas Para Manter A Calma Sob Pressão

Quer saber qual é a melhor maneira de manter a calma em situações extremamente estressantes?

Talvez você esteja morrendo de medo de subir no palco para falar, cantar ou atravessar uma entrevista.

A pressão é implacável e o cérebro parece não ajudar nem um pouco, pelo contrário, você vai ficando cada vez mais nervoso, experimentando um monte de sensações desagradáveis.

Aqui vão 10 maneiras para você reverter tudo isso, manter a calma de verdade e navegar pela tempestade da pressão estressante como um marujo experiente.

“A maior arma contra o estresse é nossa capacidade de escolher um pensamento sobre o outro”. — William James.

1. Aprenda A Combater Os Sinais De Pânico.

Quando nós estamos em perigo ou diante de uma situação desafiadora, nossa mente e corpo entra no modo “luta ou fuga”.

Nenhum desses dois servem de alguma ajuda para você quando você está prestes a fazer uma apresentação de PowerPoint ou fazer uma entrevista!

Os hormônios do estresse são liberados no seu corpo para ajudar você a superar uma emergência.

No longo prazo, nós não precisamos disso.

Se ficarmos constantemente no modo luta ou fuga, esse estresse constante pode levar a doenças crônicas. Foi o que aconteceu com o engenheiro Alberto, de São Paulo.

A pressões sistemáticas do trabalho levaram ele a um estado de ansiedade permanente, que foi confundida com uma doença cardíaca conhecida como angina.

Depois de um tempo no hospital, a mensagem foi muito clara.

Ele tinha que encontrar maneiras de combater essas reações “luta ou fuga”.

A melhor forma foi praticar o uso de reações relaxantes.

Leia também: 10 Técnicas De Relaxamento Para Reduzir O Estresse Rapidamente

2. Aprenda a respirar de maneira correta e otimizada.

Uma das formas mais eficazes de treinar essa reação relaxante é aprender a respirar apropriadamente.

Respiração rasa significa que os músculos do diafragma não estão sendo usados.

O segredo é puxar o ar profundamente para que o peito e estômago fique totalmente preenchidos com ar.

Se você está deitado, você consegue facilmente sentir seu estômago aumentando e subindo quando você coloca suas mãos em cima da barriga.

Depois disso, solte a respiração lentamente.

Conforme vai fazendo isso, concentre-se no movimento, no que você está sentindo e também repita algum mantra “inspire pelo nariz… só que pela boca”.

Basicamente, você está agora analisando o sistema nervoso autônomo para uma atividade muito mais produtiva, o que é extremamente útil na luta contra a reação luta ou fuga.

3. Aprenda A Melhorar O Seu Nervo Pneumogástrico.

Mencionamos o sistema nervoso autônomo acima.

O principal nervo envolvido com os sistemas calmantes do corpo é o nervo pneumogástrico.

Esse é um arranjo desengonçado que parte do tronco cerebral e vai até o estômago, intestinos, coração e pulmões.

A melhor maneira de estimular esse nervo pneumogástrico para acalmar todo o sistema para você se sentir seguro é melhorar o tom dele.

Você consegue fazer isso das seguintes maneiras:

  • Pratique meditação.
  • Comece a produzir mais pensamentos positivos.
  • Pratique qualquer tipo de atividade física.
  • Aumente o consumo de ômega 3, consumido mais óleo de peixe e castanhas.

4. Aprenda A Colocar As Coisas Em Perspectiva.

Aprender a priorizar e reavaliar nossos talentos, habilidades e experiência é uma ótima maneira de construir a autoestima.

Isso também pode nos ajudar a colocar as coisas em perspectiva quando estamos encarando um desafio crítico.

O doutor Andy Martens da Universidade do Arizona tem feito pesquisas interessantes nessa área

5. Aprenda A Evitar Pessoas Negativas.

Você está no controle, mas não quando está cercado de pessoas cínicas e negativas.

Aprender a evitar essas pessoas é crucial, especialmente quando estiver preparando para um evento extremamente estressante.

Leia também: Estresse e Ansiedade: Causas, Semelhanças e Tratamento

6. Aprenda A Praticar Mais Gratidão

Quando você está sob pressão, o hormônio do estresse cortisol é liberado e funciona bem como uma espécie de lubrificante para o sistema nervoso.

O problema começa quando o estresse constante produz cortisol demais e isso consequentemente pode estragar o sistema nervoso.

Uma ótima forma de reduzir o cortisol é praticar regularmente a gratidão.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, descobriram que essa prática é muito eficaz na redução do cortisol, reduzindo em até 23%.

Ainda teve benefícios adicionais, onde as pessoas ficaram com o humor melhor e se sentiram melhor fisicamente e mentalmente.

7. Aprenda A Controlar As Emoções.

A pesquisadora Esther Sternberg, tem feito muita pesquisa sobre a interação corpo e mente.

Uma das recomendações dela é quando, sob pressão, você é capaz de mudar com sucesso o rótulo das emoções relacionadas ao modo “luta ou fuga”.

Por exemplo, medo pode se tornar antecipação, enquanto que pavor pode se tornar cautela.

Estar sob pressão pode simplesmente ter outro nome, ou seja, em vez de rotular como pressão, diga que está sendo provocado(a) ou desafiado(a)!

Se você tiver sucesso com essa técnica, você consegue ficar mais observador(a) e ciente de tudo, em vez de ficar apavorado(a) e pronto(a) para fugir.

8. Aprenda A “Entrar No Fluxo”.

O ditado “a prática leva à perfeição” pode parecer banal.

Existe alguma evidência científica que isso seja realmente verdade?

Na realidade, quanto mais você pratica alguma coisa, mais automática ela fica.

Mihaly Csikszentmihalyi já deu muitas palestras sobre “entrar no fluxo”, onde o foco extremamente intenso e imersão em uma atividade pode levar a desempenhos absolutamente impressionantes.

Existe uma combinação perfeita entre seu nível de habilidade e o desafio que você está encarando.

De fato, o tempo deixa de existir e você esquece seu ego e outras restrições físicas.

Uma das maneiras de conquistar esse fluxo não é apenas praticar, mas também aprender muito mais sobre uma habilidade, onde você consegue levar seu cérebro para novos limites.

Isso é essencial quando você está sob pressão.

Você pode assistir uma palestra do Mihaly Csikszentmihalyi que fala melhor sobre esse conceito com exemplos práticos e a aplicação desse conceito no dia-a-dia.

9. Aprenda A Entrar No Piloto Automático.

Existem experimentos que mostram jogadores de golfe fazendo tacadas horríveis depois de ouvir que eles deveriam prestar atenção na posição do cotovelo.

O segredo aqui é que nossa atenção consciente está hackeando nossas habilidades motoras perfeitamente afiadas e nós geralmente temos um desempenho, falamos ou corrermos muito melhor do que isso!

Aumentar a pressão assim não ajuda, só atrapalha.

Se você ouvir que precisa prestar atenção na sua gramática antes de fazer sua apresentação, seu desempenho na apresentação pode ser menos do que o seu melhor.

Times de futebol sabem muito bem sobre essa pressão quando os torcedores ficam barulhentos e entusiasmados demais, especialmente quando estão jogando em casa.

Simplesmente diga a si mesmo que suas palmas das mãos ensopadas de suor ou batimentos cardíacos acelerados não são sinais de que você vai fracassar!

São apenas efeitos colaterais de uma pessoa que está pronta para dar o melhor desempenho da vida dela.

Diga a si mesmo que esse teste/jogo/entrevista/apresentação não é tão assustador. Nada demais.

Leia também: 11 Sinais Que Você Pode Ter Transtorno de Ansiedade

10. Aprenda A Se Cuidar Melhor.

Então, você está sob pressão.

Mas quais passos você está tomando para garantir um bom desempenho do seu corpo e mente no dia ou nos dias das atividades estressante?

Isso significa cuidar de todas as manutenções essenciais, como a dieta, sono, exercício e relaxamento.

Você sabia que, se comer carboidratos de mais de manhã, seus níveis de açúcar no sangue podem desabar?

Isso pode levar a mau humor, enquanto que o consumo de proteína pode manter você no alto desempenho por muito mais tempo sem desabar por causa da fadiga, sono ou fome.

“A mente calma traz força interior e autoconfiança, portanto, isso é muito importante para a boa saúde”. — Dalai Lama.

Compartilhe nos comentários abaixo como você consegue ficar calmo sob pressão.

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