A Melhor Maneira De Lidar Com O Constrangimento

Já aconteceu com todo mundo em um momento ou outro: você esqueceu de fechar um botão da blusa ou de fechar o zíper da calça.

Há comida entre os dentes.

Seu corpo soltou um ruído infeliz.

Ou você derramou algo sobre você e em todo mundo perto.

Não há nada que você possa fazer para desfazer a situação, mesmo que você queira voltar no tempo.

Se acontece isso com você frequentemente ou apenas ocasionalmente tem esses momentos “ops”, seria útil saber se livrar do constrangimento.

Felizmente, um estudo do professor Joshua Clegg (2012) do John Jay College fornece algumas orientações.

Definindo situações socialmente constrangedoras como “instâncias problemáticas de afiliação social”, Clegg baseia seu trabalho na teoria de que a maioria das pessoas precisa pertencer, fazer parte.

Esse desejo de fazer parte nos leva a participar da auto-regulação, na qual estamos constantemente à procura de ver o que as outras pessoas pensam de nós.

Quando pensamos que as pessoas estão nos avaliando negativamente, nosso auto senso leva um enorme golpe.

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Para ter uma ideia da experiência de se sentir socialmente desajeitado, Clegg empreendeu o que é chamado de estudo “narrativo”, no qual ele e sua equipe de pesquisa pediram aos participantes que relatassem em profundidade sobre uma ocasião específica.

Os pesquisadores usaram uma entrevista semiestruturada que permitiu aos participantes a liberdade de descrever suas experiências, mas também forneceu algumas orientações para que as respostas fossem interpretáveis ​​entre os participantes.

Clegg e sua equipe discutiram cada uma das respostas, buscando temas comuns.

Os participantes incluíram estudantes de graduação e pessoas de várias idades e estilos de vida, incluindo um homem de 90 anos.

O objetivo era aprofundar as narrativas dos entrevistados, em vez de contar proporções, como é feito em outras pesquisas.

Assim, as descobertas são particularmente úteis para obter uma visão interna da experiência do constrangimento social.

Situações sociais tensas ou incertas foram o primeiro tipo de constrangimento que Clegg e sua equipe identificaram.

Elas podem ser repentinas (como quando você deixa cair ou derramar alguma coisa), mas geralmente são aquelas que você espera antecipadamente serem estranhas.

Por exemplo, Clegg descreveu a experiência de “conhecer os pais” do outro significativo.

Em geral, quanto menos você sabe o que esperar de uma situação, mais espera que ela seja constrangedora.

Se você tiver sorte, porém, a situação não é tão ruim quanto o esperado, então o constrangimento nunca é percebido.

O constrangimento também pode assumir a forma de uma transgressão percebida.

Por exemplo, você diz ou faz algo que ultrapassa os limites do gosto ou da propriedade.

Você pode, por exemplo, fazer uma piada sobre alguém que você não conhece muito bem, mas só percebe depois que deixa escapar o comentário que foi longe demais.

É estranho não apenas cometer uma transgressão social como essa, mas fazer parte de um grupo em que é feito por outra pessoa.

Durante um momento constrangedor, é provável que você sinta intensa atenção da atenção social.

O tempo pode parecer lento ou parar, pois, na sua mente (e possivelmente na realidade), você se tornou o alvo do olhar de todos.

Você se sente ansioso e envergonhado, e talvez até sinta palmas suadas e palpitações cardíacas.

Embora algumas pessoas gostem de ser o centro das atenções, principalmente as que têm alto narcisismo, depois de cometer uma transgressão social, a sensação de que outras pessoas estão encarando é tipicamente desconfortável durante ou após um momento embaraçoso.

Quando você começa a se sentir constrangido, as chances são de que você se comporte de maneiras que se tornam ainda mais constrangedoras.

Sua ansiedade pode levá-lo a rir ansiosamente, falar com um tom vacilante de voz, parecer desconfortável e corar ou gaguejar.

Ao mesmo tempo, outras pessoas na sala podem sentir um tipo empático de constrangimento.

Eles pensar sobre o que poderia ser como se a coisa estranha aconteceu com eles, mas também pode sentir que o seu comportamento torna -los ficar mal.

E se você trouxer um amigo para uma festa e ele derramar refrigerante em si mesma?

Você pode estar feliz por pelo menos nada disso ter acontecido com você, mas você também pode achar que todos os outros o julgarão desajeitado também, porque era seu amigo.

Agora que examinamos a anatomia de uma situação embaraçosa, vamos ver como os participantes do estudo de Clegg resolveram seus sentimentos de ansiedade e desconforto.

Primeiro, Clegg e sua equipe observaram que os participantes estavam ansiosos para fazer tudo desaparecer o mais rápido possível.

Como um participante declarou: “Senti que, quanto mais tempo eu ficava sem fazer nada, mais ficava desconfortável, deixando um gosto ruim na boca de todos” (p. 270).

Quando você comete um ato estranho, existem duas alternativas amplas: finja que não aconteceu (evitação) ou o confronte diretamente.

Pode ser engraçado para um comediante cometer um erro e passar muita vergonha, mas quando isso acontece com você, não há nada de engraçado nisso.

Em uma resposta evasiva, você tenta se distanciar da situação desviando o olhar ou pode sumir da situação na primeira oportunidade.

Infelizmente, fingir que algo ruim não aconteceu, você não faz isso desaparecer.

Você pode decidir que, como não há nada que possa fazer, é melhor esquecer e seguir em frente, mas pelo menos na mente de algumas pessoas, isso não foi resolvido.

Um exemplo que Clegg fornece é de uma jovem em uma piscina cujo maiô havia saído.

Obviamente, ela estava envergonhada, mas em vez de confessar seus sentimentos, ela simplesmente nadou o mais rápido possível, esperando que ninguém percebesse (embora, é claro, eles percebessem).

Uma estratégia muito melhor para resolver o constrangimento é confrontá-lo diretamente.

Na maioria dos casos que Clegg investigou, a situação foi resolvida melhor através do humor.

Isso deve se aplicar a você quando você cometeu um ato estranho.

Você não ganhará amigos se usar o humor para tirar sarro de seu constrangimento.

No entanto, seus amigos se sentirão muito melhor com a situação e provavelmente o admirarão por sua coragem quando passar por uma vergonha.

Você não precisa ser um comediante profissional para saber como usar o humor em uma situação embaraçosa.

Só de dizer “que vergonha!” pode resolver tudo.

Como todo mundo tem momentos de constrangimento, não faz sentido imaginar que você pode ser imune a eles.

Em vez disso, mostrando que você é capaz de lidar com o desconforto e seguir em frente, você minimizará os efeitos deles na maneira como os outros o vêem – e como você se vê.

Referências

Clegg, JW (2012). A importância de se sentir constrangedor: uma fenomenologia narrativa dialógica de situações socialmente constrangedoras.

Pesquisa Qualitativa em Psicologia, 9 (3), 262-278.

Sobre o Autor: André Coelho é Psicólogo e Escritor para o departamento de estresse e ansiedade do portal Auto Ajuda Em foco e faz parte do Auto Ajuda Em Foco desde 2012. André trabalhou tratando indivíduos com transtornos da ansiedade, fobias e estresse pós-traumático por mais de 6 anos.

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