Ansiedade De Ser Mãe: Como Se Preocupar Menos

Eu pensei que sabia o que era ansiedade alta antes de me tornar mãe, mas ao saber que estava grávida, percebi que a ansiedade podia atingir níveis totalmente novos.

De repente, eu fui responsável pela minha vida e pela vida de outra pessoa – uma pessoa que eu estava criando!

Isso levou a um milhão de novos “E se”.

A cada consulta médica trazia ainda mais ansiedade quando concluímos os testes para todas as complicações possíveis.

Eu pensei que, se eu passasse pela gravidez, minhas preocupações diminuiriam, porque a responsabilidade exclusiva pela criança não estaria comigo – eu poderia culpar meu marido por qualquer coisa que desse errado.

Mas então ficava preocupada com gráficos de crescimento, marcos do desenvolvimento, se eu era uma mãe suficientemente boa, tempo de barriga, erupções cutâneas, refluxo e sobrevivência da paternidade.

À medida que minha filha crescia, percebi que há muito mais preocupações por vir e que, a cada estágio da vida de minha filha, as minhas preocupações mudavam e aumentavam.

Então, como podemos domar essas preocupações e apenas aproveitar a maternidade?

Aqui estão algumas dicas para tentar:

1. Não Mostre Que Você Se Importa Com A Preocupação.

Muitas pessoas pensam que se preocupar é uma maneira de mostrar amor e carinho: “Se eu me preocupo com você, significa que me preocupo com você e com o que acontece com você”.

Mas se você está ouvindo as preocupações de alguém, fica difícil vê-las como sinais de carinho.

Em vez disso, torna-se seu trabalho cuidar da pessoa – acalmá-la e tranquilizá-la.

Ser tão preocupada NÃO é uma maneira de mostrar que você se importa.

Em vez disso, mostre que você se importa fazendo coisas carinhosas – planejando uma pequena surpresa, fazendo uma refeição especial, jogando um jogo, dizendo “eu te amo” ou passando um tempo especial juntos.

Veja também: Por Que Não Podemos Nos Livrar Da Ansiedade E Angústia

2. Lembre-se Da Razão Pela Qual Você Queria Se Tornar Mãe E Do Significado De Ser Mãe.

Em vez de se perder (e de sua experiência materna) com uma série de preocupações e preocupações de que algo terrível acontecerá ao seu filho, perca-se nos maravilhosos momentos da maternidade – orgulhar-se das realizações do seu filho, colocar seu filho para dormir ou dividir uma gargalhada.

3. Aceite Suas Preocupações.

Às vezes, começo a me preocupar com algo e me vejo incapaz de parar.

Quando minha filha era bebê, eu ficava acordada preocupada que ela parasse de respirar em algum momento da noite.

Não importa quantas vezes eu ficava verificando, eu não conseguia acalmar essa preocupação.

Eventualmente, percebi que tinha que aceitar a preocupação pelo que era – apenas uma preocupação.

Não indicava que isso iria acontecer.

Preocupar-se não impediria que isso acontecesse.

Eu tive que aceitar que tinha feito tudo o que pude para impedir que isso acontecesse, e agora estava fora do meu controle.

Depois que aceitei isso (e a presença da preocupação), fiquei um pouco mais capaz de deixar isso para lá.

Veja também: 7 Maneiras De Acalmar Sua Mente Preocupada E Reduzir A Ansiedade

4. Lembre-se De Que Suas Preocupações Raramente Se Tornam Realidade.

Se você está preocupada, pode ter notado que as coisas com as quais você se preocupa geralmente não se concretizam.

Na maioria das vezes, se algo horrível acontece, é algo que não consideramos ou preocupamos.

E, muitas vezes, se a sua preocupação acontece, não é tão ruim quanto você pensou que seria.

Em vez de se preocupar com o que acontecerá, aceite que existem algumas coisas que você pode controlar e outras que não pode.

Embora você possa impedir que algumas coisas aconteçam, não há como prever todas as coisas possíveis que podem dar errado.

Portanto, evite o que você pode evitar ao ser uma mãe cuidadosa, e aceite que coisas ruins vão acontecer às vezes, independentemente de você se preocupar.

Veja também: 5 Maneiras De Parar Seus Pensamentos Acelerados

5. Cerque-se De Bons Prestadores De Serviços E Deixe Que Eles Se Preocupem.

Adoramos o nosso pediatra e os funcionários da creche.

Confiamos nele totalmente.

Eles são bem informados, atenciosos, cautelosos e maravilhosos com minha filha.

Eles tratam minha filha como se fossem deles, e por isso tenho menos com que me preocupar.

Se você não acredita que pode confiar 100% nos profissionais que cuidam de seu filho, encontre novos profissionais nos quais possa confiar.

6. Tenha Outras Coisas Em Sua Vida Além De Ser Mãe (Amigos, Hobbies, Etc.).

É fácil se perder em preocupações e ameaças se você tiver pouco tempo para ser mãe.

Se você é capaz de tirar um tempo da maternidade, isso geralmente lhe dá uma perspectiva.

Ter um sistema de apoio de outras mulheres com quem conversar também pode ajudá-la a perceber que tudo o que você e seu filho estão passando é normal.

Não há nada como a validação de que outros também passaram pelos desafios que você está enfrentando para reduzir suas preocupações.

7. Transforme Um Limão Em Limonada.

Quando estou muito estressada, uso a energia nervosa para realizar as coisas.

Às vezes eu limpo a casa.

Outras vezes, trabalho em projetos de trabalho.

Às vezes eu malho, e às vezes uso a energia para passatempos.

Direcionar sua energia nervosa para algo produtivo pode tirar sua mente de suas preocupações.

Também pode ajudar você a realizar algo tangível.

8. Exercite-se.

O exercício é um redutor de estresse natural.

É também uma maneira de se envolver no autocuidado.

Quando estiver relaxada e revigorada, você se preocupará menos e poderá ser a melhor mãe que pode ser!

9. Saiba Que A Maioria Das Mães Se Preocupa De Tempos Em Tempos.

Quase todas as mães com quem conversei disseram que se preocupam com os filhos.

Se suas preocupações estão interferindo em sua vida ou são incontroláveis, talvez seja hora de procurar ajuda.

10. Deixe Seu Filho Cometer Erros.

Muitas vezes tentamos proteger nossos filhos de todas as ameaças em potencial.

Mas, ao fazer isso, não permitimos que nossos filhos cometam erros e tenham que lidar com os desafios.

Em vez disso, permita que seu filho cometa erros, para que ambos aprendam que ele pode lidar com os desafios da vida.

Isso ajudará seu filho (e você) a enfrentar desafios no futuro.

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