Ansiedade? Supere Seu Medo De Sentir Medo

Eu tenho muita experiência com ansiedade.

Eu lidei com isso pessoalmente, tratei uma longa lista de pacientes ansiosos e ajudo regularmente clientes de coaching a navegar em situações e transições estressantes e provocadoras de medo.

Uma das piores coisas sobre o medo é que é assustador.

Como uma pessoa ansiosa que prefere evitar a sensação muito familiar do meu coração acelerado, meu peito apertando, minha respiração presa na garganta, não consigo entender como algumas pessoas perseguem maneiras de se assustar (filmes de terror, saltos de aviões, montanhas-russas etc.).

Não, obrigado.

Eu odeio sentir medo.

Se você está ansioso, aposto que você também.

Descobri, porém, que isso realmente ajuda a aprender a se distanciar dessa experiência primal e próxima do medo.

Você pode aprender a dar um passo atrás, para não ser engolido pelo medo do medo.

Você pode levantar a cabeça da água, colocando em perspectiva a enormidade (real ou imaginária) do que ameaça ameaçá-lo, derrubá-lo.

8 Passos Para Superar Seu Medo De Voar

Aqui estão algumas coisas que podem ajudar:

1. Colete Informações.

Sempre que um paciente ou cliente expressa um medo problemático, faço perguntas.

Você também pode fazer isso.

Processe e analise seus medos com um profissional de aconselhamento treinado, converse com um amigo sábio ou apenas coloque seus medos no papel.

Do que você tem medo?

O que é, especificamente, que você está preocupado que isso aconteça?

Você está realmente, verdadeiramente em risco?

Qual é o pior cenário (realista)?

Por que uma certa experiência provoca medo em você quando está acontecendo?

Qual é a probabilidade de que aquilo que você teme realmente aconteça?

Há algo que você possa fazer para aumentar suas chances de um resultado positivo?

O que você pode fazer para tornar a situação menos assustadora para você ou para se sentir melhor?

Às vezes, há uma boa razão para o seu medo.

Você está em uma situação verdadeiramente perigosa.

Nesse caso, você precisa avaliar qual curso de ação você deve tomar em resposta ao perigo real.

Na maioria dos casos, porém, as coisas não são tão perigosas quanto parecem vagamente em sua mente em pânico.

Pode ser muito útil tirar o medo da cabeça e colocar em palavras ou no papel, para que você possa colocar as circunstâncias na perspectiva correta.

26 Dicas Úteis Para Superar Seu Medo De Falar Em Público

2. Veja Seu Medo Como (Provavelmente) Normal Ou Relativamente Comum.

Quando os clientes estão compartilhando comigo como estão aterrorizados com alguma coisa, seja uma mudança futura, uma mudança de emprego, um risco calculado ou um obstáculo desconhecido, acho útil (sinceramente) dizer a eles que isso é normal ou comum.

Na maioria das vezes, esperamos enfrentar uma mudança ou desafio significativo enquanto nos sentimos calmos e tranquilos.

Dificilmente!

É absolutamente normal estar apreensivo; de fato, é de se esperar.

Mesmo que você tenha medos que fazem parte de uma condição médica, como o TOC, ainda assim compartilha Os mesmos tipos de medos, obsessões ou comportamentos com um grupo muito grande de pessoas.

Você não está sozinho em sua experiência.

Muitas pessoas superaram isso, com ajuda.

Se você está ansioso por algo, o que é que pode ser normal ou comum em sua experiência?

Eu tenho muito medo de aranhas.

Descobri que, quando chego a uma situação que me dispara ansiedade, ajuda me lembrar de outras pessoas que compartilham a mesma fobia.

Alguns são piores do que eu nesse medo de aranha.

Uma vez vi alguém subir em um balcão e recusar a descer por horas, até ter certeza de que a aranha estava morta.

Isso me fez sentir valente em comparação, ha!

Normalizar seu medo, mesmo que algumas pessoas simplesmente não o entendam (e talvez nunca vão entender), coloca-o em perspectiva.

Também ajuda a negar a vergonha que você sente por ser uma pessoa ansiosa.

Costumo me envergonhar quando tenho medo de algo se a pessoa com quem estou é estranhamente corajosa ou calma.

Isso piora, já que agora estou me julgando “fraco”, além de assustado.

Deixa pra lá e não tem problema que você esteja com medo.

Seja gentil consigo mesmo sobre isso.

Aceite esta parte de você, está tudo bem.

10 Sinais Que O Medo Tomou Conta Da Sua Vida — E Como Resolver Isso

3. Entre No Seu Cérebro Esquerdo.

Anos atrás, eu estava em um relacionamento muito estressante.

Obtive ajuda de um coach especializado em ajudar as pessoas a navegar nessa circunstância específica de relacionamentos.

Tive alguns sintomas de TEPT relacionados à situação.

Quando eu falava sobre aspectos específicos que me perturbavam ou me assustavam, eu começava a girar emocionalmente no meu cérebro direito.

Eu sentia uma onda de emoções assustadoras e corria o risco de cair em espiral em um turbilhão de transtornos ofegantes.

Eu estava seguro e conversando com uma pessoa segura, mas minha resposta ao medo ainda assumia o controle.

Ela me ensinou que, naqueles momentos, em vez de ser atingido por uma onda de medo e aborrecimento, eu poderia me retirar da “rotação” emocional do cérebro direito se eu me esforçar-se para ficar mais concreto.

Ela me fazia perguntas específicas, que exigiam que eu voltasse ao meu cérebro esquerdo (pensar/ planejar).

O registro no diário também pode ter o mesmo efeito.

Outro profissional também me ensinou que eu poderia beliscar meu braço ou me concentrar em algo concreto na sala ao meu redor (um perfume, a sensação da cadeira, as cores da pintura na parede), para voltar a um presente momento mais concreto.

Um momento em que tudo estava realmente bem.

4. Não Evite O Que Você Tem Medo.

Eu já escrevi sobre isso antes.

Quando você tem medo, o centro do medo em seu cérebro recebe a mensagem de que uma determinada coisa ou situação é uma ameaça.

Se você fugir do que tem medo, isso reforça a crença do seu cérebro de que você deve ter medo dessa situação.

Por outro lado, se você enfrentar com êxito o que tem medo, enfraquecerá esse elo do cérebro entre o medo e a situação.

Você terá menos chances de se assustar na próxima vez e obterá uma vitória por sua confiança também.

Claro, há algumas coisas que realmente devemos fugir.

A maioria dos medos comuns não representa uma ameaça real.

Seria bom você mergulhar e provar ao seu cérebro que as coisas estão seguras.

5. Deixe Seu Medo Aguçar Você.

Você já teve a experiência de ter medo de algo e se recusar a fugir?

É uma ótima sensação.

Lá dentro, você diz “Não!” Você range os dentes, fecha os punhos (de verdade ou apenas na sua mente).

Você se recusa a deixar que o medo o impeça.

Você pode até aproveitar esse medo por energia extra ou impulso, ao fazer com determinação o que precisa fazer.

Quando o medo surge, também pode motivá-lo a esclarecer suas metas.

Como isso pode estar impedindo você de alcançar uma meta realmente importante?

O que você precisa fazer para garantir que seu medo não o impeça?

Você pode deixar seu medo para trás e ficar de olho naquilo que precisa ser feito?

Essa é uma variação daquela determinação corajosa que descrevi há pouco.

Treine-se para ver o medo como algo externo.

Algo que você pode observar e comentar à distância.

Você pode ficar curioso sobre ele.

Você pode aprender coisas que o capacitarão em vez de impedi-lo.

Você pode encarar ele.

Você pode enfraquecer O poder do medo sobre você.

Afinal, não é você.

Você é muito mais que seus medos.

Sobre o Autor: André Coelho é Psicólogo e Escritor para o departamento de estresse e ansiedade do portal Auto Ajuda Em foco e faz parte do Auto Ajuda Em Foco desde 2012. André trabalhou tratando indivíduos com transtornos da ansiedade, fobias e estresse pós-traumático por mais de 6 anos.

0 comments… add one

Leave a Comment