Ansioso? Preocupa-se Muito? Veja Como Isso Pode Ser Bom Para Você!

A ansiedade é galopante em nossa sociedade.

Como um sintoma psiquiátrico, leva muitas pessoas aos consultórios de psicoterapeutas e/ou à procura de alívio medicamentoso.

O mesmo é verdadeiro para a preocupação crônica, muitas vezes generalizada, com as situações da vida, especialmente aquelas que você realmente não pode controlar ou sobre as quais tem impacto.

Mas dois estudos recentes não relacionados fornecem algumas informações úteis: que ansiedade e preocupação podem ser benéficas… se você souber como “usá-las”.

Para a maioria, a ansiedade crônica ou situacional é um estado de ser estranho e indesejado; algo para reprimir, se não erradicar.

Pode ter um impacto debilitante nos relacionamentos, no trabalho e na vida em geral.

Ao mesmo tempo, muitas pessoas são atormentadas por preocupações crônicas – diferente da ansiedade no sentido de que se preocupar é mais um sentimento generalizado de indecisão, ruminação e reflexão – sobre algo que pode ou não ocorrer, que você pode ter que lidar com; ou que está fora do seu controle.

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No estudo que analisou pessoas ansiosas – aquelas com diagnóstico de transtorno de ansiedade – os pesquisadores questionaram quais diferenças poderiam existir entre a ansiedade que é despertada pelo medo de um resultado negativo de alguma ação ou situação e a ansiedade desencadeada pelo medo de apenas correr um risco.

A pesquisa, da University College London, indica que é principalmente o medo de correr riscos que é mais proeminente em pessoas ansiosas.

Ou seja, “… pessoas ansiosas são mais relutantes em assumir riscos do que pessoas não ansiosas”, disse a autora principal, Caroline Charpentier.

Ela acrescentou: “Isso sugere que devemos nos concentrar em encorajar indivíduos ansiosos a aumentar sua tolerância ao risco, em vez de diminuir sua sensibilidade a resultados negativos”.

A pesquisa foi publicada na Biological Psychiatry.

As descobertas mostram como a ansiedade pode ser útil – ajudando pessoas ansiosas a tomar medidas que gradualmente fortaleçam a tolerância para assumir riscos nas áreas que provocam ansiedade.

A ressalva, é claro, é que o estudo parece ter olhado para a ansiedade como uma questão cognitiva, beneficiada por um novo aprendizado.

E isso ignora os muitos problemas emocionais inconscientes que inibem correr riscos, mesmo quando a pessoa ansiosa deseja fazê-lo.

Mas combinar o insight fornecido pela pesquisa com uma boa terapia para lidar com as raízes emocionais subjacentes da ansiedade pode ser um caminho útil para uma maior resiliência psicológica e saúde.

Da mesma forma, o outro estudo analisou como a preocupação crônica também pode ter um papel positivo e benéfico no aumento da saúde psicológica.

A pesquisa descobriu que algumas formas de preocupação podem ser benéficas.

Ou seja, pode ativar a motivação para resolver um problema e – de acordo com os pesquisadores da Universidade da Califórnia neste comunicado à mídia – ajudar a curar traumas e depressão.

A autora principal, Kate Sweeny, destaca que a preocupação pode apoiar um comportamento preventivo e protetor em relação a evitar eventos desagradáveis.

Ela explica que uma das vantagens da preocupação é que pode ajudar na recuperação de eventos traumáticos, preparação e planejamento adaptativos, recuperação da depressão e participação em atividades que promovam a saúde.

Ela acrescenta que a pesquisa sugere que as pessoas que relatam maior preocupação podem ter um melhor desempenho na escola ou no local de trabalho se buscarem mais informações em resposta a eventos estressantes; e então se engajar na resolução de problemas com mais sucesso.

Ou seja, um grande benefício positivo de se preocupar é estar mais sintonizado com as situações que exigem ação.

O estudo foi publicado na Social and Personality Psychology Compass.

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Mais uma vez, acho que a pesquisa é limitada porque existem diferentes níveis de “preocupação” entre diferentes personalidades e entre os tipos de conflitos emocionais que as pessoas vivenciam e que têm impacto.

Mas Sweeny reconhece que”… muita e pouca preocupação podem interferir na motivação, mas a quantidade certa de preocupação pode motivar sem paralisar… preocupar-se com a quantidade certa é muito melhor do que não se preocupar de forma alguma”.

E essa é a chave para utilizar o potencial positivo de se preocupar – contanto que seja combinado com uma boa ajuda terapêutica para permitir que os preocupados construam esses benefícios positivos.

Portanto, considere como você pode fazer um uso positivo de suas tendências em relação à preocupação ou ansiedade crônica… se você puder reconhecer seu potencial positivo.

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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