Aprendendo A Gostar Do Medo Na Adolescência

Durante a adolescência, se o medo se tornar significativamente perturbador ou incapacitante, se a ansiedade de separação ou evasão social ou ataques de pânico se desenvolverem, por exemplo, alguma avaliação profissional deve ser buscada.

Quando os medos se tornam muito intensos, o funcionamento saudável de um jovem está em risco.

Mas e quanto aos medos menores que são uma parte normal do crescimento?

Acredito que os pais devam ser sensíveis a isso, embora isso possa ser difícil quando muitos jovens relutam em divulgar quando sentem medo.

Por quê?

Talvez a resposta seja porque o adolescente acredita que a emoção mostra algo fraco ou covarde, algo com que se envergonhar e se esconder.

Assim, medos normais não são comunicados aos pais.

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Em vez disso, se não expressos e mantidos isolados, os medos podem se alimentar e aumentar a ansiedade.

É por isso que muitos pais não apreciam como a adolescência costuma ser um ato de coragem, pois o jovem enfrenta um desafio assustador após o outro durante o processo assustador e incerto de crescer.

Os pais não sabiam porque não foram informados.

Um tópico enorme, a seguir, é apenas um vislumbre parcial dos medos normais dos adolescentes, com algumas reflexões sobre as maneiras pelas quais os pais podem responder de maneira útil.

Para começar, considere como alguns medos comuns podem atrapalhar o crescimento dos adolescentes.

MEDO DO FRACASSO: de não ter sucesso (seja lá como o “sucesso” é definido). Por exemplo, temendo o fracasso, um jovem pode sentir que é mais seguro não fazer um esforço do que tentar correr o risco de não conseguir o que parece difícil.

MEDO DE REJEIÇÃO: de ter seu pedido negado.

Por exemplo, temendo a rejeição, um jovem pode decidir não ir atrás de uma oportunidade ou relacionamento que deseja, para se poupar de uma possível recusa.

MEDO DA CRÍTICA: de ser criticado ou reprovado.

Por exemplo, temendo críticas, um jovem pode se esforçar para agradar a todos, atender a todas as expectativas e fazer tudo perfeitamente, não importa a que custo pessoal.

MEDO DA MUDANÇA: do que ameaça alterar os termos da vida de alguém.

Veja também: Por Que As Pessoas Têm Medo De Crescerem E Funcionarem Como Adultos

Por exemplo, temendo a mudança que um jovem pode se apegar ao velho e resistir teimosamente ao novo, diminuindo o ajuste e limitando o crescimento pessoal.

MEDO DE FOFOCAS: do que os boatos podem fazer para atacar a posição social.

Por exemplo, temendo fofocas, um jovem pode gastar muito esforço inútil se esforçando para proteger dos danos que eles não podem controlar – sua reputação.

MEDO DA VERGONHA: de suportar a exposição pessoal pública dolorosa.

Por exemplo, temendo vergonha, um jovem pode evitar falar e se destacar para evitar soar ou parecer tolo.

MEDO DE INADEQUACIA: de não atingir os padrões que importam pessoalmente.

Por exemplo, por temer inadequação, um jovem pode trabalhar excessivamente para compensar sentimentos de insegurança ou inferioridade.

MEDO DE DESAPONTAR: De decepcionar amigos, família, qualquer pessoa.

Por exemplo, por temer uma família decepcionante, um jovem pode lutar para cumprir padrões que podem não ser realistas ou adequados pessoalmente, apenas para satisfazer os pais.

MEDO DA DECEPÇÂO: de obter esperanças apenas para que sejam frustradas.

Por exemplo, temendo o desapontamento, um jovem não ousa desejar o melhor, para que não se concretize e resulte em uma perda dolorosa.

Veja também: Ajuda Para A Ansiedade: Enfrentar Seus Medos Vai Curar Seu Cérebro

MEDO DE INTIMIDAÇÃO: de ser empurrado por ameaçar os outros.

Por exemplo, temendo o bullying, um jovem evita o contato social com os agressores por segurança ou tolera o assédio moral e perde o respeito próprio no processo.

MEDO DE LESÃO: de fazer escolhas que resultam em ferimentos.

Por exemplo, com medo de ferir um jovem, fica tão ansioso por possíveis danos que, com demasiada cautela, acaba evitando os riscos normais necessários para crescer.

Os pais precisam entender que a adolescência pode estar repleta de medos, mais do que os poucos que sugeri brevemente.

É por isso que crescer é repleto de muita ansiedade.

Como o medo pode ser uma experiência tão dolorosa e um motivador tão poderoso, acredito que, assim como os pais, para informar a compreensão e capacitar escolhas saudáveis, precisam normalizar a discussão sobre o uso de substâncias e o comportamento sexual quando a adolescência começa, eles precisam fazer o mesmo em resposta ao gerenciamento da realidade do medo adolescente.

Às vezes, a melhor abordagem para discutir assuntos difíceis com o adolescente, como sobre dinheiro ou uso de substâncias, comportamento sexual ou medo, NÃO é para os pais começarem se referindo à vida do adolescente, mas antes falar sobre sua própria experiência na adolescência.

Por exemplo, que medos eles tiveram quando cresceram, que episódios problemáticos se lembram, como eles conseguiram lidar bem e mal com o medo, como aprenderam a administrar seus medos agora e que perguntas sobre medo o adolescente pode ter para responder?

O poder da auto-revelação dos pais em torno de tópicos difíceis é que a revelação começa com os adultos, mostra sua vontade de compartilhar pessoalmente, estabelece sua experiência com o assunto e declara sua abertura em ser parceiros confidenciais em qualquer discussão.

Então, um pai diz: “Só para você saber como o medo pode ser complicado, lembro-me de sair com meus amigos no ensino médio, todos nós entediados, e eles decidiram vandalizar só para sentir a emoção de vandalismo. Senti medo de ir junto com eles, mas mais medo de não ir, e me sinto mal pelo dano que fizemos até hoje. Não era que eu não pudesse ir contra meus amigos. Eu tinha medo de enfrentar o meu medo”.

Veja também: Adolescência Precoce E Ansiedade Sobre O Crescimento

Nesse caso, o homem não usava o medo pelo bem, pelo menos um bem que ele oferece: como uma oportunidade de mobilizar coragem.

De que outra forma o medo pode ser “bom”?

Para responder a isso, você pode explicar dessa maneira.

Como qualquer emoção, o medo é funcional.

Faz parte de um sistema de consciência afetiva que permite às pessoas identificar quando sentem que algo significativo está acontecendo em seu mundo de experiências internas ou externas.

A emoção alerta a atenção, localiza uma causa e energiza uma resposta.

Por exemplo, quando você se sente surpreso, fica surpreso em perceber, identifica algo inesperado e lida com o que não previu.

Tudo isso é o que a emoção ajuda você a fazer.

Cada emoção é sensível a um aspecto diferente da experiência afetiva.

Por exemplo, o luto geralmente é uma resposta à perda, a frustração é geralmente uma resposta ao bloqueio, a raiva normalmente é uma resposta à violação e o medo geralmente é uma resposta ao perigo.

O medo alerta para uma possível ameaça à segurança.

Assim como as pessoas que têm acesso limitado a suas emoções podem ser inadequadamente informadas, porque muitas vezes não sabem o que sentem; pessoas destemidas podem ficar desprotegidas porque não têm vigilância suficiente para identificar possíveis danos.

Os pais precisam dizer aos adolescentes como o medo pode ser um bom informante.

Não o ignore, bloqueie ou censure.

Preste atenção ao aviso que está sendo emitido.

Então a mãe diz isso para a filha em idade escolar, que está apenas começando a socializar seriamente, indo a festas e encontros.

“Se você se encontrar em uma situação em que se sente vagamente desconfiado, um pouco intimidado ou se sente inseguro em companhia social, e o sentimento de ameaça não desaparece, honre seu medo, saia daqui ou, se puder, chame-nos e nós iremos buscá-lo”. Aqui a mensagem dos pais é: “Respeite seu medo”.

Os pais também precisam dar instruções contrárias”. Embora o medo, como qualquer emoção, possa ser um bom informante, também pode ser um mau conselheiro.

O medo pode fazer você se limitar, não se defender, negar a si mesmo e não pensar claramente por si mesmo.

Finalmente, considere o pai que treinou sua filha competitiva no esporte até o ensino médio e agora a viu presa entre querer concorrer e não ousar concorrer à presidência do grêmio estudantil no ensino médio, a primeira competição não atlética que ela já considerara entrando.

Ela não conseguia se decidir, porque seu medo estava atrapalhando. “Eu não sei o que realmente quero”, explicou ela.

Foi quando ele começou a fazer várias perguntas libertadoras para incentivar a se libertar da regra do medo.

“O que você escolheria fazer se não estivesse com medo?” Ele perguntou.

“Eu poderia me candidatar”. Ela respondeu.

“Qual a pior coisa que poderia acontecer com você se você entrasse na disputa?”, Ele perguntou.

“Eu poderia perder”. Ela respondeu.

“Se você perdesse, como lidaria e se recuperaria?” Ele perguntou.

Eu descobriria a próxima melhor coisa que iria querer ir correria atrás disso.

O medo tem tantas lições de vida para ensinar. Se você consegue viver com os piores resultados possíveis que você teme, isso pode liberá-lo e tentar o seu melhor para o que deseja.

“Não tenha medo” raramente é um bom conselho para os pais darem aos adolescentes, uma vez que isso desconta o bom que o medo que tem para oferecer e parece crítico o suficiente para interromper a discussão.

Melhor dizer “Respeite seu medo, considere o que ele adverte, não dê mais espaço para preocupações do que realmente merece, consulte seu julgamento e não seus sentimentos sobre como lidar, enfrente suas melhores escolhas quando elas parecerem assustadoras e aprecie a coragem que isso exige”.

Sobre o Autor: André Coelho é Psicólogo e Escritor para o departamento de estresse e ansiedade do portal Auto Ajuda Em foco e faz parte do Auto Ajuda Em Foco desde 2012. André trabalhou tratando indivíduos com transtornos da ansiedade, fobias e estresse pós-traumático por mais de 6 anos.

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