Com Fome? São Seus Hormônios!

Você já culpou (ou teve uma outra culpa significativa) seus “hormônios” (ou seja, TPM) por desejos incontroláveis ​​de comida?

Confissão verdadeira: eu tenho.

Numerosas vezes.

Mas eu tenho uma desculpa válida ou é tudo psicológico?

A resposta é: ambos.

As flutuações hormonais associadas ao ciclo menstrual podem influenciar o apetite e o comportamento alimentar.

Parece que a mulher precisa de mais energia no período entre a ovulação e o primeiro dia de sua menstruação.

Há algumas evidências de que a compulsão por carboidratos é comum, pois os carboidratos são convertidos diretamente em glicose no sangue, que fornece energia para o corpo.

Também há evidências de que as mulheres desejam mais proteína magra durante esse período.

Dito isto, muitas mulheres anseiam por mais comida – em particular alimentos ricos em gordura e carboidratos – do que realmente precisam durante esse período.

Parte disso pode ser porque seus níveis de hormônio de “sensação boa” (serotonina) também caem após a ovulação, fazendo com que as mulheres se sintam deprimidas.

Comer carboidratos ajuda a aumentar os níveis de serotonina e, portanto, esses desejos podem ser devido a um desejo biológico de automedicar os sentimentos de depressão.

Conclusão: embora eu possa ansiar por toneladas de chocolate após a ovulação, o aumento real no gasto de energia e a diminuição na serotonina, durante esse período, provavelmente não é grande o suficiente para justificar as três sobremesas que acabei de comer.

Enquanto estamos falando sobre hormônios, quando culpamos nossos “hormônios” por nossos desejos alimentares, não devemos descartar outro hormônio crítico: o cortisol.

O cortisol é produzido quando estamos estressados ​​e tem sido responsabilizado por tudo, desde ataques cardíacos a gordura abdominal.

Veja também: 16 Maneiras Simples De Aliviar O Estresse E A Ansiedade Rapidamente

Mas antes de batermos nisso, precisamos entender como e por que funciona.

Quando encontramos um potencial estressor, nossos corpos disparam.

O cortisol e a adrenalina são liberados na corrente sanguínea para enfrentar a ameaça ou o perigo; o sangue é redirecionado para nossos braços e pernas para que possamos lutar ou fugir.

É um sistema fabuloso que funciona bem quando estamos realmente em perigo (por exemplo, um cara assustador em um beco escuro).

Aqui está o problema.

Seu corpo não sabe a diferença entre o cara de aparência assustadora e o fato de que você está atrasada para uma reunião importante no trabalho.

Um estressor é um estressor e, embora toda aquela adrenalina seja uma vantagem quando você corre para salvar sua vida, você não pode lutar ou fugir do atraso para o trabalho – bem, você pode, mas provavelmente não ajudará.

Então, se é um hormônio tão bom, por que a má reputação?

Porque causa ânsias de comida.

Funciona assim: seu corpo está se preparando para lutar ou fugir, então ele pensa que precisa de um monte de calorias extras para lutar e fugir.

Assim, você deseja tudo e qualquer coisa, especialmente carboidratos de ação rápida na forma de açúcar.

Esta é uma das principais causas dos desejos alimentares e de comer emocionalmente nos dias de hoje: somos um bando de pessoas estressadas!

Então, o que você deveria fazer?

Duas coisas:

1. Decida Não Se Estressar.

É isso mesmo – observe que eu disse decidir, pois você pode decidir se algo é importante ou não.

Portanto, naquela fração de segundo antes de começar a entrar em um frenesi da próxima vez que ficar estressada, pergunte-se: “Isso vai me matar? Vou morrer se chegar atrasado ao trabalho?”

Isso é conhecido como o processo de avaliação primária e, como vivemos em relativa segurança em comparação com nossos ancestrais, 99,9% do tempo, a resposta a ambas as perguntas é: “Não”.

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2. Lide Com Eficácia.

OK, agora preste atenção.

Depois de se assegurar de que não morrerá se chegar atrasado ao trabalho, é hora da pergunta número 2, conhecida como avaliação secundária.

“O que eu posso fazer?

Há algo que eu possa fazer para fazer esse medo ir embora?” E não, ligar para o trabalho dizendo que está doente não é uma resposta válida.

Mas você pode respirar fundo algumas vezes, ligar para seu chefe para avisar que vai se atrasar ou perguntar se você pode ligar e fazer uma reunião por telefone.

A questão é: faça alguma coisa, qualquer coisa, para evitar que seus hormônios disparem em alerta.

Dessa forma, da próxima vez que estiver estressada, você enfrentará o problema com eficácia, em vez de pegar aquele Salgado na padaria.

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