Como A Ansiedade Pode Transformar O Normal Em Extraordinariamente Anormal

As pessoas muitas vezes se perguntam se podem viver uma vida normal com ansiedade.

Lidar com a ansiedade não é fácil.

Viver com esse aperto na garganta, aquelas borboletas no estômago, aqueles pensamentos acelerados de “e se” girando em sua mente, e a constante sensação de que algo simplesmente não está certo pode ser infeliz.

A ansiedade pode ser avassaladora quando ocorre, se alimenta de si mesma e deixa você se perguntando se está enlouquecendo.

Quase 30 milhões de brasileiros vivem com algum tipo de ansiedade em suas vidas.

E embora esses números possam parecer excessivamente altos, os sintomas de ansiedade são altamente tratáveis, e a ansiedade moderada pode melhorar sua vida quando você pensa positivamente sobre ela e sabe como aproveitá-la para sempre.

Meu novo livro, Programa Ansiedade & Pânico – A Solução Definitiva, expõe a ciência e o senso de usar a ansiedade a seu favor.

E, embora possa haver muitas desvantagens na ansiedade e seu desconforto, também pode haver vantagens poderosas.

Uma coisa que a ansiedade faz excepcionalmente bem é atrair sua atenção; ela simplesmente se recusa a ser ignorada.

Não há como escapar da garra da ansiedade, uma vez que ela começa, e a luta contra a ansiedade é quase sempre em vão, mais frequentemente aumentando seus sintomas do que diminuindo.

A chave para saber como usar a ansiedade de maneira eficaz e mantê-la alimentando o crescimento é reconhecê-la como uma parte fundamentalmente normal – e até útil – de uma vida plena.

Normalizar sua ansiedade e até usá-la em níveis moderados para inspirá-lo a ser o seu melhor, é absolutamente possível.

Manter esses 10 fatos de ansiedade em mente pode ajudá-lo a manter uma mentalidade mais positiva que, por sua vez, pode ajudá-lo a acessar esse recurso poderoso.

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1. Ansiedade é uma expressão de quanto você se importa.

Como se para destacar nossas prioridades mais altas na vida, a ansiedade ajuda a trazer nosso foco e energia para proteger as coisas que mais importam para nós.

Preocupamo-nos porque nos importamos, não porque somos loucos.

A ansiedade não pode acontecer sem se importar.

Pensar na ansiedade como um reflexo de nossas principais prioridades pode nos ajudar a adotá-la como um recurso.

2. A ansiedade é desconfortável por um motivo, forçando você a se concentrar.

Como um despertador que não desliga até acordarmos e lidar com ele, a ansiedade continua nos incomodando a prestar atenção e cuidar do problema em questão… até fazermos isso.

Podemos nos distrair, até ignorá-la temporariamente, mas, no final das contas, ele continuará voltando até você direcionar e manter atenção no problema.

Ao contrário da crença popular, a ciência atual sugere que a ansiedade pode ter mais a ver com atrair atenção e foco do que promover o medo.

Dessa forma, a ansiedade pode ser uma grande ajuda quando se trata de gerenciar nossa atenção cada vez mais distraída e nos forçar a prestar atenção nas coisas de que mais gostamos.

A ansiedade nos lembra quando começamos a escorregar e nos estimula a manter o foco em nossas principais prioridades.

3. Cuidado com a areia movediça da resistência

É natural resistir à ansiedade, mas cuidado com o efeito bumerangue de resistir ativamente a ela.

Quanto mais você se preocupa com sua ansiedade, mais difícil se torna gerenciar e mais intensamente você a sentirá.

Mesmo tentar suprimir pensamentos ansiosos pode ter o efeito de aumentar os níveis de ansiedade em experimentos.

Simplesmente não há maneira eficaz de evitar a ansiedade e seus efeitos.

4. Nomeie ansiedade para domar.

Nomear como você se sente pode fornecer controle sobre sua experiência.

O simples ato de nomear nossas emoções é uma ferramenta poderosa e bem documentada para obter o controle delas.

E por que não rotular o mais positivamente possível?

Como você rotula sua ansiedade, na verdade, define como você a experimentará – se você rotular como terrível e miserável, ela será terrível e miserável.

Considerando que, se você a rotular da maneira mais positiva possível (ou seja, animada ou pronta para se concentrar), você provavelmente a experimentará de maneira mais positiva.

5. A ansiedade pode ser boa para o seu cérebro.

Os hormônios do estresse podem facilitar o desempenho ideal e também nos ajudam a aprender com nossas experiências, para que possamos fazê-la novamente, com cada vez menos esforço.

Ataques agudos de estresse podem ajudar a impulsionar o crescimento neural e a memória, de acordo com uma pesquisa recente da Berkeley.

Assim como exercitar músculos e ossos é como construímos força, trabalhar com o estresse nos ajuda a ficar mais fortes e melhores mentalmente.

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6. Os combustíveis de ansiedade precisavam de motivação e energia para encontrar soluções.

Ansiedade é energia esperando para ser utilizada.

Graças à ativação de nossa resposta a ameaças, a ansiedade chama nossa atenção e desperta nossa motivação para agir.

Não consegue parar de se preocupar com as contas que precisam ser pagas ou com as obras que continuam esperando?

Você provavelmente não para de se preocupar até resolver o problema ou tomar medidas que mostram que o problema está sendo resolvido.

Essa é a sua ansiedade, incentivando você a cuidar das tarefas da vida que são importantes para você, mesmo que você não sinta vontade.

7. O sono ideal ajuda você a usar a ansiedade de maneira eficaz.

Pesquisas continuam surgindo sobre a importância do sono para funcionar da melhor maneira possível.

Nossos cérebros precisam dormir para absorver novas informações e liberar toxinas.

O sono permite a recuperação e, portanto, nos prepara para aproveitar ao máximo o estresse e a ansiedade em nossa vida.

O sono inadequado faz o oposto e demonstrou exacerbar a ansiedade.

7 a 9 horas por noite é a quantidade recomendada de sono que permite que você use a ansiedade com mais eficiência.

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8. Ansiedade saudável pode estimular um desempenho ideal 

A ansiedade oferece dentro dela as sementes de nossos desejos e valores mais profundos.

Preocupar-se em fazer o seu melhor no trabalho ou em casa pode incentivá-lo a fazer o seu melhor.

Mihaly Csikszentmihalyi, pesquisador e especialista em psicologia positiva, cunhou o termo fluxo para descrever um estado mental em que suas ações, pensamentos e respostas corporais estão alinhadas, as tarefas são feitas com facilidade e clareza, e há um sentimento de esforço e máxima concentração.

É também um estado de excitação e estresse moderados – um lugar desconfortável – onde realmente experimentamos nossas maiores realizações na vida.

O estresse – e até a ansiedade – sempre faz parte de nosso melhor esforço, criando o foco, a motivação e a energia para agir.

A ação cria impulso que, por sua vez, canaliza ações mais produtivas.

Estar em fluxo promove um poderoso senso de positividade e bem-estar, mas, o que é mais importante, esse estado não é confortável: nasce do estresse e, muitas vezes, da ansiedade.

9. A ansiedade pode dar a você uma vantagem competitiva (mesmo quando você acha que não pode) 

Os atletas também conhecem esse sentimento, assim como os atletas de alto nível, descrevendo uma experiência de estar “no fluxo” quando são mais propensos a atingir seus objetivos.

A amada fábula da tartaruga e da lebre ilustra o combustível que os sentimentos ansiosos podem trazer para nossas vidas.

Tão confiante e relaxado em sua corrida contra a tartaruga que a lebre se deixa parar de tentar e tira uma soneca fatal.

Enquanto isso, a tartaruga lenta, firme e sem distrações canaliza o estresse de sua desvantagem em um momento que finalmente vence a corrida.

Estresse e ansiedade podem fornecer a energia e o foco de que precisamos para fazer o nosso melhor – usar o combustível pode nos ajudar a buscar o melhor.

10. Como você pensa sobre a ansiedade, controla como ela afeta você

Talvez o fato mais importante sobre a ansiedade de saber seja o poder que todos temos para controlar nosso pensamento sobre ela.

De fato, um estudo em larga escala descobriu que a maneira como você pensa sobre o estresse define o impacto que isso tem na sua vida; quanto mais você o vê como um recurso positivo, mais positivo será e vice-versa.

Pessoas com um relacionamento saudável com a ansiedade tendem a ver a ansiedade e o estresse como uma parte normal da vida e parecem se recuperar de momentos estressantes mais facilmente do que aqueles que se preocupam com suas preocupações.

Não é apenas saudável manter uma atitude positiva sobre a ansiedade, uma atitude saudável pode realmente ajudar a manter saudável o impacto da ansiedade.

Lidar com a ansiedade não é fácil e pode ser difícil sentir-se normal quando você luta contra ela.

A ansiedade não é apenas uma emoção normal e uma parte normal da vida, mas também pode ser um recurso poderoso para canalizar nosso melhor esforço.

Se você deseja que a ansiedade seja uma parte mais saudável da sua vida, mudar a maneira de pensar sobre ela é um primeiro passo crítico que pode permitir que você aproveite sua energia e motivação para atingir seus objetivos mais altos.

É assim que a ansiedade pode alimentar o extraordinário.

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