Como A Ansiedade Prejudica Sua Saúde

No primeiro discurso de Franklin Roosevelt, quando foi eleito presidente dos Estados Unidos em 1933, os americanos enfrentaram o início da Grande Depressão.

Ele disse: “A única coisa que temos a temer é o próprio medo – terror sem nome, irracional e injustificado que paralisa os esforços necessários…”.

Roosevelt não negou o perigo.

A economia estava em queda livre.

No entanto, ele pediu à nação que não sucumbisse ao medo.

Isso também é verdade em nossas vidas pessoais.

Enfrente o problema e aja, e você domará seu medo.

Mas muitas vezes minimizamos nossos problemas ou fingimos que eles não existem ou nos preocupamos demais com eles sem agir.

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Às vezes, não há muito que possamos fazer além de esperar.

Ou podemos nos acostumar a temer depois de muitas experiências ruins.

O resultado pode ser um estado de ansiedade crônica que afeta a sua saúde.

Muitas pessoas sabem que um ataque de ansiedade pode deixá-lo enjoado ou cansado.

Você sabia que o medo também pode desencadear diarreia, micção frequente, dores musculares e dores de cabeça?

Quando você tem medo, sua frequência cardíaca e respiração aceleram, e seus músculos ficam tensos.

Essa é uma resposta útil se você precisar fugir do perigo.

Mas se seu medo é vago ou você não pode tomar nenhuma ação imediata, sua resposta corporal pode continuar indefinidamente.

Se não houver resolução, solução, seu corpo sofre.

Você pode observar efeitos em sua saúde, relacionamento ou desempenho no trabalho – e desenvolver mais medos.

Para evitar essa espiral, encontre e pratique constantemente maneiras de se acalmar.

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Não deixe o medo tomar vantagem.

É tentador se esconder: sair de um encontro ou festa; evitar novas atribuições no escritório; adiar impostos e orçamentos ou investimentos; e pular uma consulta com o dentista ou mamografia.

Não é de surpreender que, se você tem medo de fazer um exame dentário, é mais provável que acabe com uma saúde dental ruim.

Você pode comer demais ou recorrer a álcool ou outra droga para acalmá-lo, causando outros problemas de saúde.

Várias doenças crônicas são agravadas pela ansiedade.

Você pode não perceber quanto a ansiedade está contribuindo para a doença, enquanto tenta tratá-la.

Pessoas com problemas digestivos são mais ansiosas do que a população em geral, e as pesquisas mostram que quanto pior for seus problemas de estômago, mais ansioso você provavelmente ficará.

Preocupar-se com o que você pode comer e quando precisa de um banheiro não é divertido.

A ansiedade agrava a asma, quando as vias aéreas ficam inflamadas, e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), quando as vias aéreas se tornam menos elásticas e não conseguem encher ou expulsar completamente o ar.

Em um grande estudo, 26% das pessoas com um novo diagnóstico de DPOC ou que foram consideradas em risco também sofreram de depressão ou ansiedade.

As doenças cardíacas também estão fortemente ligadas à ansiedade.

Se você ficar muito ansioso após um ataque cardíaco por ter outro, é mais provável que morra de doença cardíaca.

Pessoas com hipertensão podem ser mais propensas do que a população em geral a estar preocupadas com as relações sociais ou evitá-las.

As mulheres, especialmente com fobias e ataques de pânico, têm maior probabilidade de sofrer derrames e ataques cardíacos.

O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) aumenta o risco de doenças cardíacas e a morte de doenças cardíacas em mais de 50%.

Não se culpe, o que apenas aumentará seu medo.

A ansiedade parece ocorrer nas famílias.

Pode ser desencadeada por efeitos traumáticos, como estupro ou desastre natural, e as mulheres podem ficar ansiosas por causa de alterações hormonais.

Cerca de 20% das pessoas desenvolvem um transtorno de ansiedade, como ataques de pânico, extrema autoconsciência em situações sociais, fobias ou “transtorno de ansiedade generalizada” quando você tem medo no momento e teme o futuro a maior parte do tempo.

Se você acha que a ansiedade se tornou destrutiva para você ou para qualquer pessoa sob seus cuidados, procure ajuda de um profissional de saúde mental.

Um profissional de saúde mental o ajudará a escolher entre remédios e manter bons hábitos.

Você pode tentar a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que ensina a pensar de maneira diferente sobre as situações da sua vida; ou psicoterapia para explorar como sua situação ou histórico pode estar influenciando sua mentalidade.

Existem medicamentos projetados para combater a ansiedade, como clonazepam, alprazolam e buspirona e antidepressivos, que também podem combater a ansiedade ou o transtorno do pânico.

Exercícios, técnicas de relaxamento, mudanças na dieta e manter uma rotina de sono também podem fazer uma grande diferença.

Sobre o Autor: André Coelho é Psicólogo e Escritor para o departamento de estresse e ansiedade do portal Auto Ajuda Em foco e faz parte do Auto Ajuda Em Foco desde 2012. André trabalhou tratando indivíduos com transtornos da ansiedade, fobias e estresse pós-traumático por mais de 6 anos.

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