Como A Menopausa Afeta Meu Sono?

Nossas mães e avós chamaram isso de “mudança de vida” – que temia a idade de ondas de calor e mudanças de humor e o início não oficial da meia-idade.

Muitas mulheres esperam esses sintomas indesejáveis ​​durante a menopausa.

Mas, juntamente com a transpiração e o ganho de peso, surge algo que muitas mulheres não antecipam: sono perturbado.

A má qualidade do sono e os distúrbios do sono são mudanças menos conhecidas durante esta fase da vida, diz Grace Pien, Médica e  professora assistente de medicina no Johns Hopkins Sleep Disorders Center, mas são muito comuns.

Você pode pensar que uma boa noite de sono não passa de um sonho quando você atinge uma certa idade.

Muitas mulheres experimentam problemas de sono durante a perimenopausa, o período anterior à menopausa, quando os níveis hormonais e menstruais se tornam irregulares.

Muitas vezes, o sono ruim permanece durante toda a transição da menopausa e após a menopausa.

Felizmente, diz Pien, há ajuda.

O que é sono “bom”?

As mulheres devem procurar entre sete e oito horas de qualidade, de sono ininterrupto por noite, diz Pien.

A regra não é absoluta; algumas pessoas precisam de menos sono e outras precisam de mais.

“Em geral, se você acorda regularmente durante a noite e sente que seu sono não é tranquilo, esses são sinais de que talvez você não esteja dormindo bem”, diz ela.

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Ondas De Calor E Sono

Insônia devido à menopausa é frequentemente associada a ondas de calor.

Essas sensações desagradáveis ​​de calor extremo podem surgir durante o dia ou a noite.

As ondas de calor noturnas geralmente são combinadas com despertares inesperados.

Pien diz que, embora seja comum sentir que uma onda de calor a despertou, a pesquisa mostra que muitas mulheres na menopausa realmente acordam pouco antes de ocorrer uma onda de calor.

“Há mudanças no cérebro que levam ao próprio flash quente, e essas mudanças – não apenas a sensação de calor – também podem ser o que desencadeia o despertar”, diz ela.

“Mesmo as mulheres que não relatam distúrbios do sono devido às ondas de calor costumam dizer que têm mais problemas para dormir do que antes da menopausa”.

Outros Distúrbios Do Sono Na Menopausa

Nesta fase da vida, as mulheres também podem desenvolver distúrbios do sono, como apneia do sono, que podem resultar da perda de hormônios reprodutivos, como estrogênio e progesterona.

Isso pode não ser diagnosticado porque as mulheres geralmente atribuem sintomas e efeitos de distúrbios do sono (como fadiga diurna) à própria menopausa.

“As mulheres na pós-menopausa têm duas a três vezes mais chances de ter apneia do sono em comparação com as mulheres na pré-menopausa”, diz Pien.

“Antes de nos tornarmos menopausadas, estamos bastante protegidas, mas o efeito protetor dos hormônios parece estar perdido com a menopausa.

Além disso, as mulheres geralmente apresentam sintomas mais sutis de apneia do sono do que os homens.

Assim, eles podem ser menos propensos a procurar avaliação para apneia do sono.

Seus prestadores de serviços de saúde também podem ter menos probabilidade de reconhecer a apneia do sono como uma possibilidade, atrasando ainda mais a avaliação e o diagnóstico da apneia do sono”.

Sintomas depressivos e ansiedade também podem ser fatores de risco para um sono ruim durante a menopausa.

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Como Obter Uma Melhor Noite De Descanso

A boa notícia é que você não precisa se despedir de uma boa noite de sono depois de entrar na menopausa.

Existem etapas que você pode seguir para dormir melhor.

Exercício

O exercício regular pode ajudar as mulheres na menopausa a adormecer e dormir, diz Pien.

“Vemos que os atletas, por exemplo, tendem a ser altamente eficientes com o sono.

Mas mesmo para aqueles que não são atletas profissionais, o exercício pode ajudar na qualidade do sono”.

Veja também: 3 Dicas Para Dormir Melhor – Superando Sua Insônia

Medicamentos e Terapias

Alguns inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs) demonstraram ajudar nos sintomas do sono em mulheres na menopausa.

As terapias de reposição hormonal podem melhorar a qualidade do sono, embora tenham sido observadas poucas diferenças objetivas no sono com seu uso, e os efeitos prejudiciais da terapia hormonal possam compensar qualquer benefício.

Terapias alternativas como a acupuntura também podem ser úteis.

Converse com seu médico sobre o que pode ser adequado para você.

E Quanto aos aparelhos de dormir sem receita?

Embora o uso ocasional não seja prejudicial, também é importante fazer mudanças no estilo de vida que melhoram o sono, como relaxar uma hora antes de dormir, ir para a cama no mesmo horário todas as noites e não assistir televisão ou usar um dispositivo eletrônico antes de cochilar.

“Assim como recomendamos que as crianças durmam e acordem no mesmo horário, tentar fazer isso quando adulto também ajuda seu corpo a saber quando é hora de dormir”, diz Pien.

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