Como Controlar Suas Emoções Quando Estão Fora De Controle

Todos nós já estivemos nessa situação: estamos enlouquecendo com algo que acabou de acontecer conosco – o que alguém nos fez, nos disse ou não fez por nós.

E estamos chateados, aterrorizados ou derrotados – nossas emoções se tornaram irresistíveis.

O que fazemos agora para controlar nossas emoções quando elas já estão completamente fora de controle?

Depois de passar o último ano pesquisando e escrevendo, aprendi que existem várias maneiras de gerenciar melhor nossas emoções a longo prazo – por exemplo, podemos desenvolver habilidades de pensamento positivo, habilidades de reavaliação e resiliência, mas essas habilidades exigem prática trabalhosa por longos períodos de tempo.

Claro, aprender essas habilidades é uma ótima ideia, mas talvez você simplesmente não tem certeza do que fazer, ou você simplesmente não chegou lá ainda.

Então, o que fazemos agora para controlar nossas emoções que já estão fora de controle?

Aqui estão algumas dicas científicas:

Veja também: Como Recuperar O Poder De Controlar Pensamentos Intrusivos E TOC

1. Corte As Espirais Do Pensamento Negativo.

Quando coisas ruins acontecem, às vezes ficamos presos ruminando sobre esses eventos, pensando no que aconteceu – ou poderia ter acontecido – repetidamente.

Muitas vezes, são esses ciclos de pensamento ruminativos que estimulam nossas emoções, e não o evento real em si.

Portanto, para controlar essas emoções, geralmente precisamos parar de ter os pensamentos que as estão criando.

Claro, é mais fácil falar do que fazer.

Uma estratégia é jogar “Eu espio”.

Pode parecer bobagem, mas nomear objetos diferentes que você vê pela sala pode ajudá-lo a redirecionar seus pensamentos para outras coisas mais mundanas, para que suas emoções possam descansar e começar a se acalmar.

Outra estratégia para redirecionar seus pensamentos é levantar-se, fazer alguma coisa ou mudar o ambiente – por exemplo, você pode pedir licença para ir ao banheiro ou, se a situação permitir, dar uma curta caminhada.

Essa abordagem ajuda a dar um momento para reiniciar e levar seus pensamentos para uma nova direção.

2. Respire Fundo.

Respirar fundo” pode parecer muito simples, mas na verdade ativa o sistema nervoso parassimpático, que ajuda a acalmar emoções negativas de alta excitação, como ansiedade ou raiva.

Portanto, respirar profundamente é fundamental quando se trata de gerenciar nossas emoções mais desafiadoras.

Como o cérebro tem mais dificuldade para tomar boas decisões racionais quando as emoções estão no banco do motorista, também é provável que tomemos melhores decisões se respirarmos fundo algumas vezes.

Então, quando as emoções começarem a parecer avassaladoras, faça uma pausa.

Respire fundo algumas vezes e diminua um pouco essas emoções intensas para poder escolher com cuidado o que fazer a seguir.

Veja também: Aqueles Malditos Pensamentos Indesejados

3. Provoque Algumas Emoções Positivas.

Depois de se acalmar um pouco e pensar claramente novamente, é útil tentar infundir algumas emoções positivas na situação para ajudar a reprimir esses sentimentos negativos.

Uma maneira de fazer isso é procurar o lado bom em qualquer coisa que esteja incomodando você.

Por exemplo, seu chefe disse que você deve refazer o trabalho que acabou de fazer?

Pode ser que essa experiência o ajude a melhorar seu trabalho no futuro.

Ou você está chateado com algo que seu parceiro romântico fez?

Essa pode ser uma oportunidade para melhorar suas habilidades de comunicação e defender suas necessidades em seu relacionamento.

Nem sempre é fácil encontrar um lado positivo, mas se você puder, é uma boa maneira de gerar emoções positivas.

Outra maneira de infundir algumas emoções positivas no momento é com um vídeo engraçado ou uma foto inspiradora.

Essas pequenas coisas positivas podem ajudar a esvaziar até as emoções negativas mais intensas.

Portanto, se você estiver se sentindo muito deprimido, faça algo que gere um pouco de felicidade, para poder voltar ao seu estado normal.

4. Pratique A Aceitação.

Pode parecer contra-intuitivo aceitar as coisas que estão nos incomodando, mas, de fato, é um bom conselho “aceitar as coisas que você não pode mudar” quando deseja controlar suas emoções.

Por mais chateados que sejam, nossas emoções não podem mudar coisas que são imutáveis.

Então, pergunte-se: que parte dessa situação é imutável?

Lembre-se de aceitar essas coisas e concentre seu esforço nas coisas que você pode mudar para melhor.

5. Saia Dos Cafés E Refrigerantes.

Cafeína nos dá energia.

Obviamente, a energia é boa, mas a cafeína pode acabar produzindo energia nervosa – energia que se parece muito com sentimentos de ansiedade ou pânico.

Portanto, se você está se sentindo muito ansioso e não consegue descobrir o que está causando isso, pode ser apenas a cafeína.

Se você já está se sentindo estressado com alguma coisa, a cafeína pode exacerbar essas emoções, em parte porque a cafeína pode afetar negativamente o seu sono.

Quando não dormimos bem, também não administramos nossas emoções, assim nossos sentimentos podem sair do controle mais facilmente.

Portanto, limitar a cafeína é outra boa maneira de manter essas emoções sob controle.

Veja também: 15 Ligações Entre Cafeína E Ansiedade

6. Aumente Sua Frequência Cardíaca Com Exercícios.

Se você ainda está se sentindo irritado e parece que não consegue controlar suas emoções negativas, tente se exercitar, porque o exercício é uma maneira eficaz de melhorar seu humor.

Faça algumas corridas, levante pesos na academia ​​ou faça alguma outra atividade que acelere o ritmo cardíaco, porque quanto maior a intensidade do treino, maior o impacto no seu humor.

As mudanças fisiológicas que acontecem no seu corpo tornam o exercício uma ótima solução para emoções intensas que você está tendo dificuldade em lidar com outras estratégias.

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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