Como Eliminar O Medo Da Sua Recuperação Do Diagnóstico Psiquiátrico

Recentemente, tive uma conversa que, com depressão, transtorno bipolar ou outra doença mental de longa data, sentir-se melhor ou “bom” pode parecer estranho e desconfortável.

Pelo menos a princípio.

Por esse motivo, alguns de nós têm um medo subjacente de melhorar, um medo de recuperação.

Como é possível isso?

Não é esse o objetivo final, sentir-se melhor?

Primeiro, você deve se lembrar de que medos são sentimentos, cercados por pensamentos inúteis; eles não são fatos.

Isso tira um pouco do poder deles.

Você pode aprender a gerenciar seus sentimentos de medo de melhorar, assim como qualquer outro sentimento em sua vida.

Veja também: O Triângulo Vicioso Do Perfeccionismo, Ansiedade E Depressão

Ao fazer isso, preste atenção aos fortes efeitos do medo, pois eles podem atrapalhar sua recuperação.

Quando você está imerso em uma doença como depressão ou transtorno bipolar por um longo tempo, a doença faz com que você tenha uma visão de si mesmo e adote certos comportamentos que depois se tornam familiares.

Torna-se uma sensação de “normal”, onde você sabe fazer “isso”.

Sentir-se “bem” é novo e diferente e pode parecer desconfortável no início.

Você não está acostumado a isso e pode se sentir ansioso ou irritado.

O cérebro deprimido vê o sentir-se bem como diferente e “errado”, de modo que a tendência é voltar aos pensamentos, sentimentos e comportamentos de depressão ou ansiedade.

Sentir-se deprimido pode parecer mais seguro e confortável do que arriscar o novo território do bem-estar, que possui um novo conjunto de sentimentos, pensamentos, comportamentos e expectativas.

Mas espere, vamos pensar sobre isso por um minuto.

O que exatamente é a recuperação?

Uma maneira de pensar sobre isso é que a recuperação é o processo contínuo de ganhar controle sobre sua vida depois de receber um diagnóstico psiquiátrico e todas as perdas associadas a esse diagnóstico, como a perda de amizades ou economias financeiras.

A recuperação foi definida pela Administração de Serviços de Abuso de Substâncias e Saúde Mental como “um processo de mudança através do qual os indivíduos melhoram sua saúde e bem-estar, vivem uma vida autodirigida e se esforçam para atingir todo o seu potencial”.

Isso implica que a recuperação é algo factível, um processo contínuo em que você tem a palavra para definir como será sua própria melhoria.

Isso é bom.

Recuperação também significa deixar para trás a doença familiar e a “vida como você a conhece agora”, aventurando-se no mundo do bem-estar que é incerto e desconhecido para você.

Isso pode ser assustador.

Você pode se sentir ansioso, irritado, com vontade de voltar para o seu antigo eu deprimido.

Você não sabe o que esperar, especialmente se tiver tido problemas para lembrar como era antes da depressão começar.

Assim, algumas pessoas podem se sentir mais confortáveis ​​mantendo as coisas como estão, mantendo-se com o familiar.

Peço que você não faça isso.

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Quando os sintomas da depressão melhoram ou desaparecem, alguns podem temer que você esteja deixando um buraco na maneira como pensa, age e vê o mundo, acreditando que não saberá como seguir a vida de maneira diferente.

Você vai fazer isso porque, ao longo do caminho, aprendeu a substituir os sintomas da depressão por uma visão mais positiva de si mesmo e do mundo, e então poderá encarar a vida com mais confiança.

É preciso muito trabalho para melhorar.

É necessário um grande esforço e energia que você sente que nem sempre tem.

Então você precisa se esforçar, se esforçar além disso e, eventualmente, se ajustará à ideia de se sentir melhor.

Afinal, esse é seu objetivo final.

Não desista de si mesmo!

Aqui estão algumas etapas fáceis para ajudá-lo a reconhecer melhor seus medos e resolvê-los.

Escreva suas respostas em um pedaço de papel e pense um pouco…

  • Identifique seu medo
  • Pense em como você se sente (com medo, ansioso etc.).
  • Quais são os pensamentos que você associou ao seu medo?
  • Quais são os benefícios de permanecer na sua antiga zona de conforto?
  • Quais são os custos de permanecer na sua antiga zona de conforto?
  • Identifique alguns pequenos passos para ajudá-lo a enfrentar esses sentimentos e pensamentos negativos
  • Identifique as pessoas de apoio necessárias para ajudá-lo a enfrentar seu medo
  • Comece com alguns dos pequenos passos que você acabou de identificar

Fique Bem!

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