Como Lidar Com Membros Da Família Que O Estressam

Depois das férias, vejo muitas pessoas se recuperando de passar muito tempo com suas famílias.

Antes das férias, eles pensavam erroneamente: “Este ano será diferente; este ano vamos nos divertir juntos”.

Mas então nunca é diferente.

O tempo que passaram com a família foi como andar sobre brasas; eles mal podiam esperar para acabar.

É como se todo o seu raciocínio e maturidade desaparecessem quando confrontados com comentários de mente fechada e tios excessivamente opinativos.

Além disso, eles ficam com raiva de si mesmos por deixar essas coisas os incomodarem.

Isso soa familiar para você?

Sentir-se excessivamente agitado, como se fosse explodir sempre que estiver perto da família, não é um fenômeno novo.

No entanto, existem maneiras de se preparar melhor sempre que você tiver uma reunião de família indesejada.

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Lidar Com Situações Estressantes No Momento

Então, sua tia irritante pergunta por que você ainda não é casado, ou seus pais gritam com você para ajudá-los com algo antes mesmo que você tenha a chance de fechar a porta.

Entrar com uma mente clara e fazer um acordo consigo mesmo para enfrentar qualquer situação de maneira racional é um bom começo, não importa como você seja recebido.

Mas, ao mesmo tempo, é importante reconhecer que você tem o direito de naturalmente se aborrecer com as ações impensadas dos outros.

A parte crucial é saber que só porque você está chateado, não significa que você tem o direito de agir contra essas emoções.

De fato, provavelmente só piorará a situação se você retaliar.

Um bom lugar para começar é respirar fundo algumas vezes, tentando reduzir sua ansiedade em relação à situação estressante, trazendo sua mente racional.

Expire e se desligue permanecendo factual.

Se seus pais estão pedindo para você ajudar com alguma coisa, diga a eles que investigará depois de fechar a porta e poderá dizer olá a todos, ou mesmo depois de comer.

Se sua tia insistente perguntar por que você ainda está solteiro, faça uma piada.

Se você estiver muito agitado, basta dizer que falará sobre isso mais tarde.

Isso lhe dará tempo para relaxar e pensar em como você deseja lidar com a situação, se quiser conversar sobre o assunto.

Às vezes, apenas reconhecer que você está chateado é suficiente para dar espaço para lidar com a frustração e a raiva.

Se não for suficiente, pratique uma habilidade de enfrentamento, como a respiração profunda, ou fale baixo da situação dizendo a si mesmo: “Eles não querem ser irritantes” ou “As coisas se acalmarão quando eu me acalmar”.

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Desenvolva Um Forte Senso De Si

Quando as pessoas não conseguem desenvolver um eu forte, seu bem-estar e funcionamento geralmente dependem do que os outros dizem ou não dizem, em vez do que eles pensam pessoalmente.

Essencialmente, seu senso de si desaparece na presença de outras pessoas, especialmente na presença da família.

Isso acontece porque muitas pessoas tentam controlar a ansiedade de todos em sua família, e não a sua.

Seria melhor servi-los a olhar para dentro de si mesmos e ver como estão se gerenciando e se sentindo, em vez de se preocuparem tanto com o comportamento dos outros.

Quando nos falta um forte senso de identidade, queremos ser e fazer o que todos em nossa família esperam de nós.

Ignorar nossas próprias necessidades resulta em uma experiência de ansiedade e desconforto sempre que estamos cercados por vários membros da família ao mesmo tempo.

Pergunte a si mesmo: “Que diferença faria se eu mantivesse a crença de que as pessoas da minha família podem cuidar de si mesmos?” A mudança acontece quando você muda a maneira como vê uma situação.

Sempre que surge um problema ou argumento em sua família, você se sente desconfortável?

Você acha que precisa aliviar a situação e ser o único a manter a conversa?

Você se sente desconfortável quando os outros ficam agitados?

Então, quando você não suporta ficar com sua família, você acredita que a única solução é se distanciar e ignorá-las?

Se você respondeu “sim” a alguma dessas perguntas, está emocionalmente conectado com outras pessoas.

Isso é normal, é claro; no entanto, existem maneiras de regular melhor sua reatividade com sua família, mantendo-se emocionalmente conectado a ela.

Ao desenvolver um senso de si mesmo, você desenvolve a capacidade de se autorregular e gerenciar melhor sua ansiedade, o que provoca mudanças que permitem que você seja menos reativo aos membros de sua família; assim, sua necessidade de que tudo corra bem diminui, assim como suas expectativas e sentimentos de angústia.

Sentir-se menos estressado com a família tem tudo a ver com aprender a gerenciar sua própria parte em seus relacionamentos com os outros, em vez de tentar controlar os sentimentos de todos os outros.

Significa fazer parte de sua família e, ao mesmo tempo, controlar seu próprio funcionamento.

O que muitos de nós, sem saber, fazem é ajustar nosso funcionamento interno para ajudar a manter nossa família em harmonia, o que tem efeitos adversos sobre como nos sentimos em relação a nós mesmos.

Prestando atenção ao seu corpo, mente e emoções quando você está interagindo com sua família, você se torna capaz de equilibrar suas necessidades simultâneas de união e individualidade.

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Lembre-se, Você Não Precisa Sempre Concordar Com Sua Família.

Família é família; eles podem ser uma fonte de conforto ou a principal fonte de estresse às vezes, mas ainda são uma grande parte da sua vida.

Pensamos que devemos concordar o tempo todo e nos dar bem para ser uma família agradável e funcional.

No entanto, não existe uma regra que diga que você deve se dar bem com todos da sua família o tempo todo.

Estar relacionado não significa que você se dará bem em todas as situações, compartilhar as mesmas opiniões políticas ou até desfrutar da companhia um do outro.

É uma fantasia supor que, só porque há um evento familiar, você automaticamente precisa se tornar uma família perfeita para se divertir.

Você é o único responsável por si mesmo.

Portanto, seja gentil e respeitoso, mas não se force a negligenciar suas verdadeiras visões por medo de que outra pessoa tenha uma opinião diferente.

Seja forte o suficiente para se desculpar se uma conversa ficar fora de controle e passar mais tempo com seus primos ou irmãos favoritos.

Lembre-se, quando surge uma situação familiar difícil e a ansiedade é alta, evitar o problema e distanciar-se da família não é particularmente útil.

Trabalhe para ser quem você quer ser, mesmo quando estiver perto de pessoas que têm opiniões diferentes ou fazem comentários irritantes; isso inclui reagir de maneiras adequadas e benéficas ao seu funcionamento e saúde.

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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