Como Nossa Conversa Interna Nos Leva A Preocupação

Você está passeando pela calçada, totalmente relaxado.

Você não está em guarda, pois não há razão para estar.

De repente e inesperadamente, você vê uma cobra diretamente na sua frente.

Se você é como eu, pula para trás e grita como uma criança.

Então você se afasta lentamente, com o coração acelerado, agradecido por estar vivo.

No post anterior, falamos sobre a amígdala e como ela funciona de maneira bonita e impecável em resposta a ameaças percebidas.

Seu cérebro recebe o estímulo da cobra, e sua função de monitoramento pesquisa seus bancos de memória para dar sentido à cena.

Nesse caso, conclui: “Incompatibilidade perigosa! Você + este objeto está muito próximo neste ambiente = ameaça!”

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Literalmente, num piscar de olhos, seu cérebro diz para você recuar e depois se retirar para a segurança.

As sensações corporais que acompanham o medo podem ser desconfortáveis, mas são um componente necessário de um sistema vital de aprendizado.

Quando você se surpreende com uma ameaça e permite que a resposta automática do seu cérebro assuma o controle, ela será útil.

Sua tarefa mais importante será gerar e classificar ideias sobre como resolver o problema.

A outra maneira de despertar a amígdala – que não seja o modo de resposta a emergências – é através do córtex pré-frontal do cérebro, que interpreta os eventos e gera opiniões sobre a possibilidade de perigo pendente.

Como esse circuito envolve um processamento de nível superior de fora do sistema límbico, ele dispara uma resposta de alarme mais lentamente, em alguns segundos.

Essa excitação lenta da amígdala é o resultado de convencer-se a se preocupar.

“Me convencer a me preocupar?” pode-se dizer.

“Acredite, eu me preocupo o suficiente sem avisar. Não preciso me convencer a me preocupar, muito obrigado”.

Bem, você pode nem sempre ser assim conscientemente, mas aposto que você se convenceu a se preocupar com uma reunião ou um encontro antes mesmo que o momento chegasse.

“Me dê um exemplo”.

Ok, digamos que você foi convidado para um jantar.

No caminho para a festa, você pensa: “Ah, não, eu acabei de perceber que Murilo estará lá e não suporto o Murilo”.

É menos que você não consiga suportar o Murilo e mais que você e o Murilo não estão nos melhores termos atualmente.

A última vez que você e ele estavam na mesma sala juntos, você discutiu acaloradamente sobre política, religião ou BBB… ou alguma outra questão importante.

“Eu não posso lidar com isso hoje à noite”, você diz a si mesmo.

“Ele vai recomeçar a briga que tivemos, e ele vai querer falar sobre isso e ‘consertar as coisas’. Vai ser muito estranho”.

Em segundos, outra percepção assustadora atinge você.

“E se ele não quiser resolver as coisas? E se ele chegasse cedo, para poder dizer a todos que pessoa horrível eu sou?

Vou entrar pela porta, e ele vai virar todos os convidados do jantar contra mim por causa de uma discussão estúpida que aconteceu três meses atrás.

Ugh.

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Eu simplesmente não posso tolerar enfrentar esse constrangimento.

Eu deveria mandar uma mensagem para eles e dizer que fiquei preso no trabalho ou algo assim… evitar a situação completamente”.

Você nem estacionou o carro e já está catastrofando sobre uma situação que pode ser ameaçadora, mas pode ser facilmente inofensiva.

Você determinou que este jantar será um fracasso sombrio, e essa previsão depende de uma pessoa que pode ou não ser convidada, que pode ou não chegar mais cedo com a intenção de sujar seu bom nome e que pode ou não até mesmo lembrar-se do argumento acima mencionado.

Pode não ser um jantar e pode não ser sobre o Murilo, mas falamos sobre esse tipo de cenário o tempo todo.

Enquanto isso, nossa amígdala ouve apenas uma mensagem – “Perigo!” – e responde de acordo.

Essa linha de pensamento do tipo “O Murilo está me arruinando” é perfeitamente lógica (de fato, é vital) se o seu trabalho é procurar os piores cenários.

Um bombeiro entrando em um prédio em chamas não pode assumir que as coisas vão bem.

Os bombeiros foram treinados para adotar esse tipo de pensamento e planejar o pior.

Da mesma forma, um líder de equipe da SWAT sabe que não pode deixar nada ao acaso, que precisa de apoio e que deve ter todos os recursos necessários à sua disposição, caso as coisas piorem.

Quanto ao resto de nós – aqueles que não são policiais ou especialistas em análise de risco – esse vínculo direto entre catastrofização e amígdala não nos leva a lugar algum.

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Essa incessante “conversa” só pode nos colocar em um estado injustificado de angústia.

Digamos que você entre no estacionamento de um bar local.

Você diz a si mesmo: “Oh não, o estacionamento está lotado.

Vai estar muito lotado lá dentro.

E se estiver tão lotado a ponto de eu fique presa?

Quando fico ansioso, tenho dificuldade em me concentrar.

Então eu tenho problemas para montar frases.

E se eu ficar perturbado e depois me envergonhar?

E se eu me sentir preso em uma conversa com alguém e essa conversa desandar para o lado errado?!

Eu não aguento isso.

Eu nem deveria me preocupar.

Eu deveria ir para casa”.

Conversa, conversa, conversa, conversa, conversa, conversa.

Onde toda essa conversa nos leva?

Isso não nos deixa mais calmos ou mais confortáveis.

Tudo o que faz é irritar nossa amígdala pelas razões erradas.

Essa conversa interna catastrófica faz com que nossos sucos de preocupação fluam e faz com que a amígdala libere epinefrina antes de chegarmos ao jantar, antes de entrar no bar potencialmente lotado, antes de entrar no avião.

Esta é a rota cênica para se preocupar.

Este é o longo caminho que a preocupação percorre.

A pior parte de nos convencermos a ficar em pânico?

O neocórtex – o cérebro falante, pensante e interpretador – não tem nenhuma ligação com a amígdala que diz: “Opa, foi mal.

Não há motivo para alarme.

Não precisa entrar em pânico”.

A amígdala é construída com uma economia de ação.

Como uma mãe assistindo seu bebê nadar pela primeira vez, a amígdala (uma vez acionada) está constantemente em alerta, pronta para compensar qualquer situação ameaçadora com uma dose saudável de adrenalina.

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Essa é sua função primária e simples, amá-la ou odiá-la.

Não há botão de brincadeira incluído.

Mesmo que uma situação seja segura, mas você diz a si mesmo que é perigosa, sua amígdala será acionada.

Imagine que você está em um voo comercial que passa por turbulência moderada.

Essa turbulência é completamente segura para o avião.

Mas se você interpreta a experiência como perigosa, sua amígdala dispara um alarme para protegê-lo.

Se você quer ficar menos ansioso em um avião, não precisamos mudar nada sobre o voo.

Temos que mudar sua interpretação.

Então, como fazemos nossa amígdala relaxar quando catastrofizamos?

Como podemos fazer com que os defensores de adrenalina em forma de amêndoa percebam que tudo está como deveria ser, que você não precisa de tanta preocupação, que não quer toda essa preocupação?

Começa com a diferenciação de sinais e ruído.

Sobre o Autor: André Coelho é Psicólogo e Escritor para o departamento de estresse e ansiedade do portal Auto Ajuda Em foco e faz parte do Auto Ajuda Em Foco desde 2012. André trabalhou tratando indivíduos com transtornos da ansiedade, fobias e estresse pós-traumático por mais de 6 anos.

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