Como Parar De Comer Demais Quando Está Cansado Ou Exausto

Fadiga não é divertida.

Muitos de nós são capazes de manter nossas dietas durante a maior parte do dia, apenas para ceder quando ficamos cansados ​​demais e/ou exaustos fisicamente.

Também não é apenas nossa imaginação – existem inúmeros estudos que sugerem que a força de vontade diminui à medida que tomamos decisões ao longo do dia e é ainda mais degradada pela fadiga física.

Além disso, a privação do sono e a fadiga tendem a aumentar os níveis de grelina… o hormônio “vamos comer”.

De fato, pessoas que dormem quatro ou menos horas por noite podem consumir até 22% mais calorias por dia, em média.

Veja também: 5 Ferramentas Simples Para Superar Os Desejos Por Alimentos Não Saudáveis

A Primeira Coisa A Fazer Quando Você Percebe Que Está Experimentando “Desejos De Fadiga” É Fazer Um Intervalo.

  • Pare de tomar decisões.
  • Pare de tentar ser produtivo.
  • Respire fundo.
  • Afaste-se de toda e qualquer “informação” (pessoas, lugares e coisas que desejam algo de você) por pelo menos cinco minutos.
  • Respire fundo.
  • Diga: “Eu sempre uso o momento presente para ser saudável”.
  • Respire fundo.

Segundo, Utilize Táticas Padrão De Atraso.

  • Em vez de correr para comprar e/ou comer o que deseja, anote.
  • Inclua o tipo específico de alimento que você deseja, onde o conseguiria e quanto seria necessário para satisfazê-lo.
  • Respire fundo.
  • Depois projete-se no futuro cerca de 30 minutos depois de terminar de comer.
  • O que você vê?
  • Como se sente no futuro?
  • Como está sua digestão?
  • Sua auto-estima e visão emocional das coisas?
  • Respire fundo.

Por Fim, Pergunte A Si Mesmo O Que Você Poderia Comer Que Mudaria Para Melhor Essa Imagem Futura.

  • Especificamente, onde você o conseguiria, quanto você teria e como se sentiria depois?
  • Respire fundo e suspire tudo.

Além desta técnica, você pode tomar medidas preventivas.

Por exemplo, se você não dormiu o suficiente e/ou sabe que terá um dia cansativo, faça um esforço extra para tomar todas as suas decisões alimentares pela manhã, quando sua força de vontade for mais forte.

Arrume sua comida em Tupperware e saquinhos e deixe tudo sentado e esperando por você mais tarde, quando souber que estará cansado.

Veja também: 7 Hábitos Alimentares Que Você Não Sabe Que Estão Aumentando A Ansiedade

Você Também Pode Escrever Um Plano Alimentar Hipotético Para O Dia Seguinte Todas As Noites Antes De Se Aposentar.

Mesmo que o plano seja hipotético e você tenha o direito de alterá-lo de maneira flexível, se necessário, o ato de analisá-lo e anotá-lo o força a ver os próximos pontos de problemas e a planejá-los.

Isso elimina a necessidade de tomar decisões espontâneas que exigem força de vontade que você não terá quando estiver cansado!

Por último – tente dormir mais.

Eu sei, é mais fácil falar do que fazer, mas é importante!

Sobre o Autor: André Coelho é Psicólogo e Escritor para o departamento de estresse e ansiedade do portal Auto Ajuda Em foco e faz parte do Auto Ajuda Em Foco desde 2012. André trabalhou tratando indivíduos com transtornos da ansiedade, fobias e estresse pós-traumático por mais de 6 anos.

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