Como Prevenir Desejos Por Qualquer Coisa?

A prevenção do desejo é um dos maiores desafios no tratamento da dependência, porque muitas vezes faz com que ex-dependentes recaiam no uso de drogas (Kober e Mell, 2015).

Por exemplo, a perda de controle sobre o desejo é o principal culpado pela recaída após a abstinência entre fumantes e alcoólatras.

A exposição ao estímulo e a experiência do desejo influenciam significativamente e contribuem para o comportamento alimentar e ganho de peso.

Portanto, a capacidade de controlar o desejo é de importância fundamental na prevenção do uso de drogas e da alimentação excessiva.

Uma lição importante da economia comportamental é o poder da situação que influencia o comportamento e anula as intenções dos indivíduos (MacKillop, et al, 2010).

As tentações são desencadeadas por pistas situacionais (estímulos) que prometem satisfação imediata ao custo de recompensas significativas a longo prazo.

A incapacidade de resistir ao impulso interno leva a uma decisão equivocada – uma lacuna entre a escolha real e a preferência (Laibson, 2001).

Ou seja, uma pessoa faz uma escolha apesar de expressar previamente o desejo de evitar essa opção.

As pessoas estão bem cientes de que estão sob a influência do desejo, mas esse conhecimento pouco fará para conter seu impulso.

Nossas preferências são sensíveis a sinais como o cheiro de biscoitos assando, sons de gelo caindo em um copo de uísque e a visão de uma tigela de sorvete.

Essas dicas estão associadas ao consumo anterior de bens que formam hábitos.

Veja também: 5 Ferramentas Simples Para Superar Os Desejos Por Alimentos Não Saudáveis

Por exemplo, se o cheiro de biscoitos assados ​​estiver associado aos consumos anteriores, o cheiro atual de biscoitos assados ​​aumentará o desejo (valorização) de cada um por biscoitos.

Quando um indivíduo experimenta uma sugestão de comida (por exemplo, cheiro de biscoitos recém-assados), ele sente vontade de comer.

A presença do desejo muda a preferência do indivíduo por biscoitos, revertendo uma resolução anterior para evitar as calorias extras.

Assim, as pistas ambientais podem servir como gatilhos para o aumento do uso de drogas ou consumo de alimentos não saudáveis.

O potencial para o vício surge como resultado de interações repetidas entre o usuário e seus ambientes.

Por exemplo, quase 75% dos que residem na região metropolitana de Las Vegas jogam (Schull, 2012).

Para um ex-viciado, uma simples caminhada por um cassino para almoçar pode se tornar uma provação angustiante.

As características atmosféricas do casino desencadeiam uma poderosa reação psicológica e fisiológica.

Resumindo, a exposição aos estímulos explica por que as recaídas são frequentemente desencadeadas por pistas ambientais e por que o gerenciamento dos estímulos pode evitar um impulso tentador sem usar tensão mental.

O gerenciamento de dicas é uma técnica comportamental e terapêutica comumente observada (Duckworth et al 2016).

Essa forma de autocontrole se refere às tentativas das pessoas de escolher situações que tornem mais (ou menos) provável que experimentem impulsos.

Veja também: Aqueles Malditos Pensamentos Indesejados

Por exemplo, ex-alcoólatras evitam bares, pessoas que fazem dieta mantêm lanches fora de vista e os pais escolhem os corredores de caixa sem doces nos supermercados.

Referência:

Duckworth AL. et al (2016) Situational Strategies for Self-control Perspectives on Psychological Science 2016 11 (1) 35-55

Kober, H. & Mell, MM (2015). Mecanismos neurais subjacentes ao desejo e a regulação do desejo. Handbook on Cognitive Neuroscience of Addiction. Wiley Blackwell.

Laibson, David I. 2001. A cue-teoria do consumo. Quarterly Journal ofEconomics 116 (1): 81-119.

MacKillop, J, O’Hagen, S, Lisman, SA, Murphy, JG, Ray, LA, McGeary, JE, Tidey, JW, & Monti, PM (2010). Análise econômica comportamental da fissura induzida por álcool. Addiction, 105, 1599-1607.

Schüll Natasha (2012) Addiction by Design: Machine Gambling in Las Vegas. Princeton: Princeton University Press

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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