Como Quebrar O Padrão De Dependência Do Amor

Algumas Pessoas Precisam De Uma Sensação De Segurança E Valor De Outra Pessoa.

Para muitas pessoas, essa pode ser a primeira vez que ouviram falar sobre o vício em amor.

Faça este breve teste para ver se você tem essa compulsão.

1. Você já pensou que se alguém a amasse dessa “maneira especial”, você seria feliz pelo resto da vida?

2. Você estava/está ocupada com as noções de amor, expressas em músicas, filmes e ficção?

3. Você já tentou convencer-se a amar alguém de quem não gostava particularmente porque precisava do amor agora?

4. Você sentiu a necessidade de apoiar ou fazer uma reforma total no seu parceiro no início do seu relacionamento, em vez de admitir que ele não era adequado para você e terminar com isso?

5. Você manteve um relacionamento ruim ou voltou repetidamente a um ex-parceiro porque não suportava ficar sozinha?

6. Quando você está em um relacionamento comprometido, você se pergunta se escolheu a pessoa certa ou fantasia sobre um amante do seu passado, pensando que deveria tê-lo mantido e então ficaria mais feliz?

7. Você já usou as palavras “alma gêmea” em referência a como deveria ser o amor?

8. Desde os 18 anos, qual o período de tempo mais longo em que você ficou totalmente desapegada e não se preocupou com um interesse amoroso?

9. Você é capaz de dedicar o tempo necessário para curar e fazer um post-mortem completo em um relacionamento fracassado antes de sair para encontrar um novo “amigo”, que rapidamente se torna um amante rebote?

10. Você espera que seu amante faça você se sentir amada e amável?

Não vou pedir para você marcar ou se classificar.

Você sabe quem você é.

Veja também: 61 Frases Sobre Deixar Ele Ir Que Vão Desprender Você Da Dependência Emocional

Se você suspeita que é uma viciada em amor, não se sinta muito mal por isso.

Também fiz parte do clube das viciadas em amor durante boa parte da minha vida.

Eu também estava apaixonada por amor.

Eu construí minha carreira nessa questão, trabalhando com pessoas comuns que estão perdidas quando se trata de encontrar e manter um relacionamento saudável, presas a um ciclo de dor e decepção nos outros e em si mesmos.

Elas acreditam que simplesmente não conseguem encontrar o caminho certo ou que a paixão inicial diminuiu e não estão mais “apaixonados”.

Alguns pulam de um relacionamento para outro em busca do sentimento maravilhoso que tiveram.

Outros ficam, apesar de sentirem insatisfeitos, abrigando pensamentos secretos de sair, cultivando assuntos emocionais ou trair de vez em quando, sem ter ideia do problema real.

Para ficar claro, essa tendência pode ser definida de maneira geral como um padrão compulsivo (ação repetida sem escolha) e crônico (contínuo ao longo do tempo) de usar uma substância ou comportamento para acalmar, confortar e/ou excitar como um meio de medicar desconfortáveis sentimentos.

As pessoas normalmente continuam a usar sua “droga de escolha”, apesar das consequências negativas.

Por natureza, somos todos viciados em amor – o que significa que queremos, procuramos e temos dificuldade em não pensar nisso.

Precisamos de laços emocionais para sobreviver e, instintivamente, buscamos a conexão, especialmente a conexão romântica.

Não há nada de disfuncional em querer amor.

O vício em amor, no entanto, é um desejo compulsivo e crônico e/ou busca do amor romântico, em um esforço para obter nossa sensação de segurança e valor de outra pessoa.

Durante a paixão, acreditamos que temos essa segurança apenas para nos decepcionar e esvaziar novamente quando a intensidade desaparecer.

As consequências negativas podem ser graves e, no entanto, o viciado em amor continua se apegando à crença de que o amor verdadeiro conserta tudo.

É difícil ajudar aqueles que realmente desenvolvem relacionamentos comprometidos com duas ou mais pessoas ao mesmo tempo.

Que dilema.

Eles realmente acreditam que o único problema que eles têm é decidir quem seria a melhor escolha.

As causas do vício em amor são bastante fáceis de identificar: nutrição inadequada ou inconsistente, baixa autoestima, ausência de modelos positivos para relacionamentos comprometidos e doutrinação com imagens culturais de perfeito amor romântico e finais felizes para sempre.

Infelizmente, saber por que você faz isso não ajuda muito.

Veja também: Desprenda-se Dele: Como Se Livrar Emocionalmente De Alguém

Ter a informação ou o insight não pode mudar a unidade inconsciente a ser anexada a todo custo.

Após o término de um relacionamento ruim, minhas clientes disseram coisas como:

“Cara errado. Nunca mais farei isso. Vou encontrar alguém que não se pareça com esse aqui”.

“Não estou interessado em namorar. Só quero alguém para passar algum tempo de vez em quando”.

“Eu vou devagar na próxima vez”.

Aqui estão algumas verdades sobre essa compulsão e o que é mais provável que aconteça se você não tiver processado e crescido com suas experiências dolorosas.

1. Se você está procurando o oposto do último, lembre-se de que o oposto de doença é doença.

Quando nos recuperamos, vamos para o outro extremo e terminamos no mesmo lugar.

2. Seu novo “amigo” será seu próximo amante e será da mesma maneira que o último.

3. Apenas dizer que você vai devagar não funciona quando os hormônios entram em ação e a paixão começa a tomar as decisões.

O amor apaixonado é cego.

A verdade é: onde quer que você vá, lá está você.

O problema é o seu padrão, não com quem você está.

Aqui estão algumas etapas iniciais para quebrar o padrão dessa compulsão: 

1. Pare o que está fazendo e afaste-se para observar seu próprio comportamento.

Faça um inventário de seu padrão disfuncional em seus relacionamentos atuais e passados.

Anote tudo.

Seja honesta, sem culpar ninguém por suas escolhas.

A menos que você esteja em um relacionamento comprometido, não se envolva em nenhuma interação potencialmente romântica por pelo menos seis meses.

Isso inclui nenhuma mensagem de texto, e-mail, sites de namoro online, conexões, apresentações de amigos e familiares bem-intencionados.

2. Ao listar seu inventário, procure os temas comuns em seus relacionamentos.

Parece haver uma semelhança entre suas experiências de infância e suas escolhas como adulta?

Se assim for, não é por acaso.

3. Se você não está em um relacionamento agora, considere obter ajuda profissional com sua auto avaliação antes de iniciar sua pesquisa novamente.

Se você estiver em um relacionamento, a menos que esteja sofrendo abuso, não tome nenhuma decisão ou exigência até se olhar honestamente.

4. Pergunte a si mesma como seria a vida se você assumisse a responsabilidade por sua própria felicidade, sucessos e fracassos, e se amasse da maneira que deseja ser amada.

5. Faça um plano e siga diariamente.

Você ficará sozinha, triste e frustrada às vezes, mas no final terá o presente mais valioso de todos.

Você conhecerá e se amará.

Só então você pode escolher bem e ter o relacionamento real, embora imperfeito, que você merece.

6. Como um ato de amor que durará a vida inteira, aceite a si mesma e a quem você ama como é.

Pode não vir com um grande laço vermelho, mas é uma coisa que você pode ter certeza de que todo mundo quer.

Sobre o Autor: André Coelho é Psicólogo e Escritor para o departamento de estresse e ansiedade do portal Auto Ajuda Em foco e faz parte do Auto Ajuda Em Foco desde 2012. André trabalhou tratando indivíduos com transtornos da ansiedade, fobias e estresse pós-traumático por mais de 6 anos.

0 comments… add one

Leave a Comment