Como Recuperar O Poder De Controlar Pensamentos Intrusivos E TOC

Etapa 1: Veja Através Das Táticas Assustadoras Do TOC

TOC é a rede de medo do cérebro enviando um sinal de que algo está errado e precisa ser feito IMEDIATAMENTE.

TOC só relata as consequências temidas que são importantes para uma pessoa.

Por exemplo, se alguém não tem medo de derramar água no chão, o TOC não enviará o pensamento intrusivo: “Oh, não, você derramou água.

Você deve limpá-lo IMEDIATAMENTE”.

Por outro lado, se alguém se preocupa com a segurança de sua família, o TOC pode dizer: “Ah, não, você deixou o fogão ligado.

Você deve voltar e verificar IMEDIATAMENTE ou as pessoas mais importantes em sua vida morrerão e será tudo culpa sua.

”Da mesma forma, se você se importa profundamente com o bem-estar de sua família ou a segurança de seus alunos, o TOC pode se injetar em sua consciência com o pensamento “Oh não.

E se eu perder o controle e prejudicar meus filhos ou alunos?

Meus clientes sempre me perguntam o que tais “pensamentos horríveis” revelam sobre eles e o que eles poderiam fazer.

O que lhes digo é que em algum lugar dentro de uma obsessão está o outro lado de um valor central.

Se o TOC provocar você com imagens e pensamentos sobre ofender a Deus, então a religião deve ser importante para você.

Se o TOC revê todas as maneiras pelas quais sua família pode se machucar, sua família é claramente uma das suas principais prioridades.

Há uma lista de verificação de pensamentos intrusivos comuns que considero úteis para compartilhar com meus pacientes.

Há inúmeros pensamentos nesta lista sobre a perda de controle e a atuação violenta ou sexual.

Diversas pesquisas descobriram que, quando essa lista é mostrada para uma amostra não-clínica de pessoas, aproximadamente 90% dos entrevistados concordam em ter experimentado alguns dos pensamentos intrusivos.

Quando as pessoas da amostra não clínica são questionadas sobre o quanto estão incomodadas ao vivenciar esses pensamentos intrusivos, elas estão, na maioria das vezes, levemente incomodadas por eles.

Em contraste, quando essa mesma lista é mostrada para indivíduos diagnosticados com TOC, uma porcentagem similar da amostra concordará em ter experimentado esses pensamentos intrusivos, mas a grande diferença é quanto desconforto esses pensamentos evocam para a amostra de TOC.

Para aqueles que atendem aos critérios para o TOC, haverá um nível muito mais alto de sofrimento emocional quando esses mesmos pensamentos intrusivos aparecerem.

O que mantém o TOC vivo e bem não é a experiência de pensamentos intrusivos, mas, na verdade, a reação das pessoas a eles.

Quanto mais não gostamos de pensamentos intrusivos e depois tentamos reprimir ou lutar contra esses pensamentos, maior a frequência de pensamentos intrusivos teremos.

O próprio ato de tentar “não ter” um pensamento incômodo garante seu ressurgimento.

A única maneira de saber se você está tendo ou não um pensamento é pensar “Eu penso em X” ou “É melhor não pensar em X”, o que, obviamente, faz com que alguém pense em X.

Então, de volta à questão de por que aqueles que atendem aos critérios para o TOC têm pensamentos tão perturbadores?

Porque eles são humanos e ser humanos significa que você experimentará pensamentos estranhos.

A mente humana está constantemente girando em torno de tentar encontrar problemas interessantes para resolver, a fim de nos manter vivos.

Não temos a velocidade do jaguar ou a força de um urso, mas temos uma mente muito poderosa que é muito boa no planejamento de desafios futuros, mas também para nos amarrarmos.

A libertação do TOC não é impedir que a mente ofereça pensamentos estranhos e ocasionalmente perturbadores, mas aprender a reconhecer se é spam ou e-mail importante.

Eu devo dar um aviso aqui que o TOC adora tomar qualquer coisa que seja reconfortante e transformá-lo em uma compulsão.

Então, se você está lendo este blog pela centésima vez e tentando desesperadamente descobrir se isso soa como você e se seus “pensamentos terríveis” são TOC ou se, na verdade, você é uma pessoa horrível, então PARE de ler este blog.

Como tenho certeza, sua experiência demonstrou que obter alívio da ansiedade a curto prazo por meio de uma compulsão tem um custo na forma de uma maior ansiedade geral.

Em vez disso, lute pela liberdade a longo prazo do TOC ensinando sua mente a não se levar tão a sério.

Veja também: Você Se Preocupa Demais? Como Consertar A Preocupação Exagerada

Etapa 2: Exposição E Prevenção De Resposta (EPR)

Não há como ultrapassar o TOC, exceto através dele.

Como descrito no primeiro passo, quanto mais se evita um pensamento intrusivo, mais se experimentará o pensamento temido, incômodo e super chato.

Portanto, precisamos inverter a equação e praticar trazendo o pensamento ao mesmo tempo em que desviamos de qualquer compulsão que tenha sido utilizada para obter alívio da ansiedade a curto prazo.

As compulsões comuns envolvidas, quando lutando com o pensamento intrusivo, são busca de confiança, busca de informação / googling para determinar se há algo errado com você, revisão mental e evitação.

A melhor maneira de organizar as tarefas de exposição é criando uma hierarquia de exposição que descreve os passos do bebê que você pode tomar para lentamente (mas seguramente) provar ao TOC quem está no comando (dica … VOCÊ).

Veja também: 10 Sinais Que Você É Uma Mulher Que Se Preocupa Demais Com Tudo

Etapa 3: Obtenha Suporte

“Suporte” pode parecer supérfluo, mas sem ele seu plano de luta contra o TOC do pensamento intrusivo provavelmente será um fracasso.

É quase impossível fazer este trabalho sozinho.

Não é que você não seja esperto o suficiente ou determinado o suficiente ou corajoso o suficiente para vencer o TOC.

A razão pela qual você precisa de apoio externo é porque não há nada mais poderoso em tirar o fôlego das velas do TOC do que expressar pensamentos intrusivos em voz alta, para um técnico compassivo e informado.

Os mesmos pensamentos intrusivos que parecem tão reais, todos poderosos e autodefinidos quando girando em sua cabeça, se desintegrarão quando ditos em voz alta.

Quando seus pensamentos intrusivos são liberados no mundo e seu treinador de apoio olha para você, e ainda vê o VOCÊ em quem eles acreditam e ouve seu pensamento intrusivo como “blá blá blá” e possivelmente risível, seu cérebro vai estar um passo mais perto de entender que esses pensamentos são e-mail spam e nada mais.

Em termos de encontrar um treinador de TOC para te dar suporte, você pode contatar um terapeuta bem treinado em TCC (terapia cognitivo comportamental) para TOC, mas se isso for proibitivo em termos de preço ou se não houver acesso em sua comunidade local a especialistas em TOC, existem outras opções.

Você pode comprar materiais de leitura sobre TOC e ansiedade e ir capítulo por capítulo com qualquer terapeuta licenciado em sua região.

Você pode marcar uma consulta com um especialista em transtorno obsessivo-compulsivo que oferece serviços de saúde mental.

E é perfeitamente aceitável comprar livros sobre ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo e passar pelo material junto com um amigo ou membro da família.

Então você agora sabe os três passos básicos necessários para chutar o pensamento intruso do TOC ao meio-fio.

E lembre-se, somos todos muito mais que nossos pensamentos.

Nossas vidas são definidas pelas ações que escolhemos tomar, não pela tempestade elétrica de pensamentos que cintila em nossas mentes.

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