Como Superar A Vergonha E Desenvolver Autoconfiança

Agora, a verdade sobre a vergonha.

A vergonha é uma daquelas emoções que faremos de tudo para evitar.

Isso tira o fôlego, dá náuseas e dá vontade de desaparecer.

Envergonharemos outras pessoas para escapar dela.

Vamos mentir, nos isolar e procurar uma forma de desaparecer para não sentir.

Às vezes usamos drogas ou ficamos bêbados, outras vezes enchemos a cara.

Se ficarmos bêbados ou drogados o suficiente, se comermos bastante açúcar ou gordura, a vergonha se dissipará por um momento.

Pode manter comportamentos de dependência, mas a vergonha também atrapalha a recuperação, a auto aceitação e o acesso à ajuda.

“A vergonha é uma daquelas emoções básicas que faremos de tudo para evitar” – Adi Jaffe

Veja também: 5 Fundamentos Para Ajudá-lo A Falar Com Mais Confiança

Por Que Você Sente Vergonha?

A vergonha é a sensação de que há algo errado com você.

Não se trata de ter feito algo errado (isso é culpa), não, a vergonha surge da crença central de que você simplesmente não é bom o suficiente.

Infelizmente, é uma crença central comum entre aqueles que lutam contra o vício.

Ela evolui ao longo de nossas vidas – um acúmulo de pensamentos, sentimentos e comportamentos.

E a vergonha se torna parte de nossa identidade.

Com essas experiências, somos rotulados, estereotipados e estigmatizados.

Nós nos tornamos algo diferente do que éramos.

Se você já ouviu que você é diferente e estranho o suficiente por pessoas que você admira, você pode se sentir envergonhado.

Se alguém de quem gosta zombar de seu peso, você pode sentir vergonha.

A vergonha pode se apegar a você se seus pais repetirem que você é estúpido.

Ou se um professor zombar de você publicamente e chamar o resto da classe para isso.

Quando essas coisas acontecem frequentemente, elas se tornam mais do que casos isolados.

Eles se tornam as lentes através das quais você vê o mundo.

Por Que A Vergonha É Um Obstáculo Para A Recuperação

A vergonha se torna parte do motivo pelo qual você não consegue ajuda.

Porque você vai falhar de qualquer maneira.

Você vai decepcionar e frustrar seus entes queridos e você mesmo.

Você não é inteligente o suficiente, bonito o suficiente, querido ou talentoso o suficiente para fazer isso funcionar.

Eu sei como é, eu estive lá.

Fui ridicularizado publicamente, fiquei envergonhado na privacidade de minha própria casa enquanto crescia, comecei a me considerar um “perdedor inútil” por ter ouvido isso muitas vezes.

Mas não precisa ser assim.

Quando você para de se ver como seu rótulo, seu problema, seu vício, a vergonha começa a desaparecer.

Em 2010, enquanto fazia meu pós-doutorado, conduzi um estudo para descobrir por que apenas 10% dos 24 milhões de residentes nos Estados Unidos que têm transtornos por uso de substâncias procuram tratamento anualmente.

Eu descobri que a vergonha era uma das quatro principais barreiras para entrar no tratamento, com 75% dos participantes identificando a vergonha e o estigma como um obstáculo primário para o tratamento.

Pense nisso por um segundo – isso significa que três quartos das pessoas que optaram por não iniciar o tratamento sentiram que, de alguma forma, não eram dignas de receber ajuda.

Ajuda que pode salvar suas vidas.

Isso simplesmente não está certo para mim.

É por isso que tornei minha missão mudar a maneira como pensamos e lidamos com o vício, reduzindo o estigma frequentemente associado a doenças mentais e comportamentos de dependência.

Veja também: 5 Razões Pelas Quais As Pessoas Têm Baixa Autoconfiança

O Que Acontece Quando Você Libera A Vergonha?

Sejamos honestos.

A vergonha se opõe à autoestima e à felicidade.

Mas o que acontece quando liberamos a vergonha?

Quando abandonamos as crenças de que somos bons o suficiente, indignos ou indignos?

A liberação da vergonha leva à auto aceitação.

Quando a vergonha não é a emoção motriz, isso significa que você não está mais no caminho da autodestruição.

Você não está mais pensando, sentindo e se comportando de maneiras que se encaixam com esses “rótulos”.

Em vez disso, você chega a um lugar onde metas realistas podem ser definidas.

E a realidade muitas vezes é muito melhor do que você pode imaginar.

Como Superar A Vergonha E Construir Autoconfiança 

1. Identifique Os Principais Eventos Anteriores

Reconhecer seu passado é essencial.

Não se esconda disso.

Esses eventos podem ter influenciado quem você é hoje, mas não precisam moldar o seu futuro.

Identifique os pontos de sua vida em que suas lutas começaram.

O que estava acontecendo na sua vida naquela época?

Quem foram suas influências?

Que mensagens, rótulos ou feedback você recebeu das pessoas ao seu redor?

Que crenças negativas foram arraigadas naquele ponto?

2. Pontos Fortes Vs. Pontos Fracos

Seja honesto consigo mesmo sobre quem você é.

Seus traços de personalidade, suas idiossincrasias e qualidades.

Todos nós temos pontos fortes e fracos, é apenas uma questão de estar ciente (não envergonhar) de suas deficiências e iluminar os pontos fortes.

Já falei sobre como meu TDAH.

Não posso planejar com antecedência!

Fico facilmente frustrado e entediado, e odeio ficar parado.

Eu poderia sucumbir ao rótulo e jogar minhas mãos para o ar.

Eu poderia deixar isso governar minha vida, sentir vergonha de ter decepcionado amigos ou esquecido de um acontecimento importante.

Mas, essa não é a minha soma.

Quando essa energia é recanalizada, o TDAH se torna um ativo real.

Eu penso fora da caixa; eu prospero sob pressão, sou direcionado, ambicioso e motivado.

Preciso de ajuda na organização, mas tudo bem… todo mundo precisa de ajuda!

Alguém com ansiedade persistente pode achar que as transições de vida significativas são estressantes, mas também pode ser superorganizado e ser o único a chegar no seu aniversário na hora (e lembre-se com semanas de antecedência) – ao contrário de mim!

Depois que você começa a reformular seus problemas olhando para alguns dos aspectos positivos que eles acrescentam à sua vida, sua perspectiva muda imensamente.

Quer você tenha um rótulo de saúde mental ou não, sempre encontrará alguns aspectos da vida desafiadores.

Você não precisa jogar fora todos os rótulos, mas precisa se sentir confortável com quem você é e com as diferentes maneiras como funciona.

3. Identifique Os Fatores Contribuintes

Como vão as coisas em todas as outras áreas da sua vida?

Como está sua saúde física, rede social, relacionamentos íntimos, papéis no trabalho e finanças.

Quando foi a última vez que você se divertiu de verdade?

Concentrando-se apenas no comportamento viciante, você pode negligenciar as outras áreas da sua vida que pioram o seu comportamento viciante ou podem ser a razão pela qual isso está acontecendo.

Ao aprender a andar de motocicleta, a professora me disse o seguinte: “Se você olhar para a estrada ao fazer uma curva, é onde vai parar!” Pare de olhar apenas para o seu comportamento viciante ou você vai acabar passando o dia inteiro pensando sobre o seu vício.

Olhe ao redor – o que está indo bem e o que você pode mudar para melhorar?

Veja também: Dolorosamente Tímido: É A Hora De Ter Uma Vida Social Melhor

4. Use O Fracasso Para Criar Oportunidades

Vejo muitas pessoas que sentem vergonha por causa de seus fracassos anteriores.

Eles têm um revés ou uma recaída e se sentem fadados ao fracasso para sempre.

Mas o verdadeiro problema que eles têm é rotular uma recaída como um fracasso.

Os fracassos são finais.

Mas as pessoas costumam aprender com os erros.

Um “fracasso” é a oportunidade ideal para aprender como fazer melhor no futuro.

As pessoas que superam os comportamentos de dependência são aquelas que enfrentam o desafio dos contratempos e aprendem tudo o que podem para enfrentar suas realidades.

5. Procure Ajuda

Não deixe que a vergonha atrapalhe sua recuperação.

Pode parecer que você sempre se sentirá assim, mas pesquisas mostram que a vergonha diminui durante o processo de tratamento.

Então, o que isso significa?

Isso significa que você se sentirá muito melhor assim que der o primeiro passo para acessar a ajuda.

Terapeutas, psicólogos, provedores de atendimento ambulatorial e muito mais – há muitas opções para escolher ajuda, então não sinta que precisa dizer sim para o primeiro que aparecer.

Encontre alguém que não exacerbe a vergonha com que você está vindo!

No Fechamento

Siga em frente por aquele obstáculo vergonhoso.

Dirija-se ao lugar onde essa vergonha duradoura será liberada e você alcançará a auto aceitação.

Você não é seu vício.

O reconhecimento de crenças e eventos relacionados à vergonha o coloca no caminho da recuperação, e a jornada pode levá-lo a um lugar que você nunca imaginou.

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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