Construindo A Auto-estima E Melhorando Os Relacionamentos

A auto-estima positiva é fundamental para a saúde mental de um indivíduo e a capacidade de se relacionar bem com os outros.

Ao fortalecer a auto-estima, aumentamos o contentamento nos relacionamentos e, como resultado, a saúde emocional de todos os membros da família.

O paradoxo da auto-estima saudável é que precisamos de alguém para se validar como digno.

Isso não quer dizer que as pessoas solteiras sofram baixa auto-estima, desde que tenham pelo menos um importante relacionamento amoroso em sua vida, como um amigo, pai ou irmão.

“Precisamos de pelo menos um outro significativo que verifique nosso senso de valor.

Nossa identidade é a diferença sobre nós que faz a diferença.

Ela deve sempre ser fundamentada em um contexto social – em um relacionamento” (Bradshaw, 1996).

Uma vez que se aceita a importância da auto-estima para os relacionamentos e vice-versa, faz sentido colocar um esforço consciente na construção ou no fortalecimento de nossa própria auto-estima e de nosso outro significativo.

A seguir, são apresentadas algumas sugestões para aumentar a satisfação e a estabilidade do relacionamento, criando uma auto-estima positiva.

Veja também: Liberando-se Do Sofrimento Da Baixa Autoestima

1. Evite Criticar, Culpar E Envergonhar.

A maioria das relações prejudiciais é caracterizada por quantidades excessivas de críticas e julgamentos.

Críticas, julgamentos e culpas persistentes levam a sentimentos crônicos de vergonha.

Embora existam alguns aspectos da vergonha que são adaptáveis, como perceber que somos falíveis e às vezes precisamos de ajuda, muita vergonha resulta em baixa auto-estima.

Isso causa sentimentos de “fracasso”.

É importante distinguir vergonha da culpa.

Ambos podem resultar de um erro ou de ter feito algo errado.

John Bradshaw resumiu a diferença como: um sentimento de culpa significa “fiz algo errado”, enquanto sentimentos de vergonha significam “há algo errado comigo” (Bradshaw, 1996).

Embora a culpa atrelada a um comportamento específico possa levar a uma ação corretiva, a vergonha muitas vezes resulta em sentimentos de inadequação e, portanto, baixa auto-estima.

Como isso é relevante para os relacionamentos dos casais?

Não é incomum que casais que brigam caiam no hábito de criticar um ao outro.

“Se você não fosse tão egoísta, estaria ajudando mais nas tarefas domésticas!” “Você é muito irresponsável com dinheiro. É por isso que lutamos para pagar as contas”.

Pior ainda: “O que há de errado com você hein?! Você não sabe fazer nada de útil?!” Todos esses são ataques ao caráter da outra pessoa e seu senso de si.

Eles geralmente evocam sentimentos de vergonha ou vexame, possivelmente mexendo em feridas na infância causadas pelas críticas dos pais.

Mesmo se você obtiver o resultado que está buscando a curto prazo com esse tipo de comentário (por exemplo, um esforço repentino para ajudar a limpar a casa), poderá estar causando sérios danos ao seu relacionamento.

A pesquisa de John Gottman descobriu que críticas constantes são um dos quatro sinais de um relacionamento em deterioração (Gottman, 1999).

Veja também: A Chave Para A Autoestima? Realização.

2. Aceite A Outra Pessoa Como Ela É; Não Tente Mudá-la.

Aceitar a personalidade básica do outro indivíduo inclui a aceitação dos traços que você aprecia e dos que não gosta.

Os traços básicos de personalidade dos “cinco grandes” são: abertura a novas experiências (vs. preferência pelo familiar/seguro), consciência (vs. descuido), extroversão (vs. introversão), simpatia (vs. argumentatividade) e neuroticismo (vs. estabilidade emocional).

É provável que essas características não mudem muito durante a vida, embora se possa modificar seu comportamento com algum esforço.

Criticar ou julgar o comportamento de outra pessoa no que se refere a essas características é inútil e causa mais mal do que bem.

Por exemplo, um casal na terapia tinha repetidas brigas sobre a falta de organização na casa.

Adriana preferia um lar em ordem, onde tudo estava em seu devido lugar e o espaço era organizado.

Rogério era o oposto completo; ele estava mais contente em deixar as coisas onde quer que as usasse pela última vez e não se preocupar com aparências arrumadas.

Uma discussão constante era sobre Rogério deixar seus sapatos no “meio do chão da cozinha”, além de papéis e um laptop na mesa de jantar.

Adriana era geralmente mais consciente sobre a limpeza do que Rogério, e essa diferença era muito perturbadora para ambos.

Ela o acusou de ser “desleixado e insensato”, ao qual ele respondeu que se sentia “controlado por ela”.

Essa interação causou sentimentos ruins para ambos.

Uma vez que ambos aceitaram que não há necessidade de julgamento sobre o assunto e nem estavam “certos” ou “errados”, eles foram capazes de formar compromissos comportamentais.

3. Ofereça Genuíno Elogio E Apreço Pelas Características Que Vocês Valorizam Um Ao Outro.

Falar palavras genuínas de agradecimento é uma das seis principais maneiras pelas quais expressamos amor pelos outros.

Esse ato também tem um impacto muito positivo na auto-estima, principalmente quando o elogio é sobre atributos gerais, e não realizações específicas.

“Amo sua criatividade e sua imaginação”.

“Seu senso de responsabilidade me permite relaxar e nem sempre ser o consciente”.

Comentários como esses têm o efeito de reforçar nosso senso de sermos inteiros e valorizados.

Veja também: Vivendo A Vida Apesar Do Medo E Ansiedade

4. Evite O Perfeccionismo Em Si E Nos Outros.

Aceite os erros como parte da humanidade.

Quando as crianças são criadas em uma cultura de perfeccionismo, há constante medo de cometer erros.

A regra da família se torna: sempre esteja certo e seja melhor que os outros.

Se você foi criado em uma família perfeccionista, pode sentir que deve sempre gerenciar a impressão que causa nos outros.

“O que as pessoas pensam de mim ou de nós como uma família?” Esse objetivo irrealista leva a uma profunda desesperança.

Isso o prepara para uma tarefa impossível, porque os seres humanos são imperfeitos.

Ser verdadeiramente humano e genuíno requer o reconhecimento de que ninguém é perfeito.

Nas palavras de Bradshaw, “Perfeccionismo é desumano”.

Se você não espera o perfeccionismo em si mesmo, não o espera dos outros.

A auto-estima aprimorada resultará dessa mudança nas expectativas de você e de seus entes queridos.

Se você está em um relacionamento com alguém de especial importância para você, há uma oportunidade de crescimento pessoal.

As maneiras pelas quais você se comunica podem ter um impacto positivo ou negativo na auto-estima para os dois.

Seguir essas diretrizes pode ajudá-los a aumentar a auto-estima um do outro e, como resultado, a satisfação do relacionamento.

Veja também: 10 Fontes De Baixa Autoestima

Referências

Bradshaw, John (1996). Bradshaw On: A família. Uma nova maneira de criar sólida auto-estima. Health Communications, Inc. FL

Gottman, John (1999). A clínica do casamento.

Uma terapia conjugal com base científica. WW Norton & Co. Nova Iorque.

Sobre o Autor: André Coelho é Psicólogo e Escritor para o departamento de estresse e ansiedade do portal Auto Ajuda Em foco e faz parte do Auto Ajuda Em Foco desde 2012. André trabalhou tratando indivíduos com transtornos da ansiedade, fobias e estresse pós-traumático por mais de 6 anos.

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