De Espresso Para Estresso: Café, Ansiedade E Pânico

Cristiano estava pegando seu grande expresso tradicional em um Starbucks de São Paulo na segunda-feira de manhã, o primeiro do dia.

“É muito moderno tomar café”, disse Cris, 23 anos, “Você nunca será julgado por tomar café. Todo mundo toma”.

Eu não sou um grande bebedor de café, mas sei que muitas pessoas são.

Um por dia é muitas vezes apenas o suficiente para mim.

No entanto, nas últimas duas décadas, a expansão de cafeterias e sistemas de cápsulas de café registrou um aumento na popularidade do consumo de café – especialmente entre os millennials (de 19 a 34 anos).

A migração do campo para as cidades de países como a China também levou muitas pessoas a experimentar o café pela primeira vez e a descobrir que gostam.

Mas esse aumento na popularidade do café pode ser um dos fatores que alimentam nossos sentimentos modernos de medo existencial.

Muitas pessoas ignoram o fato de que a cafeína aumenta indiretamente a noradrenalina e causa sintomas essencialmente indistinguíveis da ansiedade, incluindo nervosismo, irritabilidade, tremores, palpitações, rubor e irregularidades dos batimentos cardíacos.

Quanto mais cafeína você consome em um dia, mais esses sintomas são prováveis ​​- e não apenas em adultos, mas também em crianças.

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Um estudo de Gareth Richards e Andrew Smith, da Universidade de Cardiff, estudou a ingestão semanal de cafeína de 3071 alunos do ensino médio.

Eles descobriram que, após o ajuste para os efeitos da dieta, demografia e estilo de vida, houve correlações positivas significativas entre a ingestão semanal total de cafeína e as medidas de ansiedade, sendo o café o principal contribuinte para a ingestão de cafeína dessas crianças em idade escolar.

Muitas pessoas desconhecem claramente a relação entre cafeína e sintomas de ansiedade.

Em 1974, John Greden, então professor assistente de psicologia no Centro Médico da Universidade de Michigan (EUA), escreveu um artigo breve, mas influente, intitulado Ansiedade ou cafeinismo: um dilema de diagnóstico.

Neste artigo, ele relata o caso de um ambicioso tenente-coronel do exército de 37 anos de idade que se refere a uma clínica médica militar devido a um histórico de dois anos de ansiedade crônica.

Seus sintomas diários incluíam tonturas, tremores, apreensão sobre o desempenho no trabalho, “borboletas” no estômago, inquietação e dificuldade para dormir.

Ele se orgulhava do fato de sua cafeteira ser uma peça permanente em sua mesa e admitia beber de oito a 14 xícaras de café por dia.

Foi-lhe sugerido que a toxicidade do café poderia estar causando seus sintomas.

Ele respondeu com incredulidade e se recusou a limitar sua ingestão de café, cacau ou refrigerante de cola.

Quando os sintomas persistiram, ele concordou em reduzir voluntariamente a ingestão de cafeína, e quase imediatamente a maioria dos sintomas físicos melhorou, assim como suas pontuações na Escala de Ansiedade de Hamilton.

Sua apreensão no trabalho ainda persistia, mas ele cinicamente observou que “ainda estava trabalhando para o mesmo filha da mãe”!

Então, por que estou falando sobre a ligação entre o consumo de cafeína e os sintomas de ansiedade?

Primeiro, porque nossa cultura cafeeira contemporânea pode estar genuinamente contribuindo para sentimentos modernos de “medo existencial” difundido, relatados por escritores como Scott Stossel em seu livro My Age of Anxiety e blogueiros que notaram o surpreendente crescimento da ansiedade na era moderna. O grande volume de consumo de café pode não ser tão grande quanto no passado (acho que o consumo de café no Brasil atingiu o pico há mais de 40 anos), mas é uma bebida culturalmente popular dos dias de hoje, entregue por cafeterias da moda e convenientes máquinas de cápsulas de café que nos dizem que toda casa deveria ter (sim, há uma na minha casa!).

O que é diferente na era moderna é que a geração atual está muito mais consciente dos sintomas de ansiedade do que quem bebia café há vinte ou trinta anos.

Portanto, hoje podemos estar cientes dos nossos sintomas de ansiedade induzidos pela cafeína, mas não necessariamente cientes de que esses sintomas podem ser em parte atribuídos ao nosso consumo de café.

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Em segundo lugar, a cafeína é usada regularmente nos chamados procedimentos de desafio biológico usados ​​na pesquisa sobre transtorno do pânico, e esses estudos nos dizem algumas coisas interessantes sobre o que desencadeia ataques de pânico e como o transtorno do pânico se desenvolve a partir de apenas alguns ataques de pânico isolados.

A pergunta de um milhão de dólares é por que algumas pessoas experimentam ataques de pânico isolados, ignoram o ataque como se estivessem tirando poeira do ombro e continuam com a vida normalmente, enquanto outras caem bruscamente no buraco da serpente de ataques regulares e debilitantes que afetam todos os aspectos da vida por meses e até anos.

Um procedimento de desafio biológico é o local em que um agente provocador é usado para induzir ataques de pânico, e isso pode nos dizer se indivíduos que sofrem de transtorno do pânico têm maior sensibilidade a esses agentes.

Dennis Charney e colegas da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale (EUA) administraram 10 mg de cafeína a 21 pacientes com diagnóstico de transtorno do pânico e 17 participantes saudáveis.

A cafeína produziu aumentos significativamente maiores na auto-avaliação de ansiedade, nervosismo, medo, náusea, palpitações e tremores nos pacientes com transtorno do pânico do que nos controles.

A cafeína também induziu sintomas idênticos aos ataques de pânico em 15 dos 21 pacientes, mas não nos controles saudáveis.

Outros agentes provocadores que produzem resultados semelhantes incluem a inalação de dióxido de carbono (CO2), lactato de sódio, a droga ioimbina e até algo tão básico quanto a hiperventilação voluntária do ar ambiente.

A conclusão de valor aparente desses estudos abrangentes é que indivíduos com diagnóstico de transtorno do pânico têm uma sensibilidade significativamente maior a agentes provocadores do que indivíduos sem diagnóstico de transtorno do pânico.

Mas isso não nos diz onde reside essa sensibilidade adicional.

Muitos acreditam que essa sensibilidade adicional reside em algum lugar da biologia do paciente – talvez uma sensibilidade adicional no centro de medo do cérebro, na amígdala ou na hiperatividade do sistema neurotransmissor noradrenérgico do corpo.

Certamente há evidências consistentes com essas duas possibilidades.

Mas essa evidência não é conclusiva, porque a maioria dos estudos identificou essas sensibilidades biológicas adicionais em indivíduos que já têm transtorno do pânico, portanto, não sabemos se essas sensibilidades adicionais são meras consequências de ter transtorno do pânico ou se são genuínas causas do transtorno.

Sobre o Autor: André Coelho é Psicólogo e Escritor para o departamento de estresse e ansiedade do portal Auto Ajuda Em foco e faz parte do Auto Ajuda Em Foco desde 2012. André trabalhou tratando indivíduos com transtornos da ansiedade, fobias e estresse pós-traumático por mais de 6 anos.

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