Enfrentando O Desemprego: Dez Etapas Para Lidar Com A Ansiedade Do Desemprego

Em todo o país, ouvimos falar de fábricas fechando, demissões em massa à medida que as empresas se retraem, lojas fechando negócios e pessoas em todo lugar enfrentando desemprego.

Todos os anos, centenas de milhares de novas pessoas são adicionadas às fileiras dos desempregados nos Estados Unidos, com uma taxa total de desemprego de 7,6%.

O número total de pessoas desempregadas pode atingir dezenas de milhões de pessoas em uma crise econômica.

Os desempregados enfrentam um risco aumentado de compulsão alimentar, depressão, ansiedade e suicídio.

Há uma diminuição da qualidade da saúde mental, satisfação com a vida e bem-estar físico objetivo.

É provável que os desempregados se preocupem com sua situação financeira, nunca sabendo ao certo quando encontrarão um novo emprego.

É um momento difícil – mas não impossível.

Ao longo dos anos, meus colegas e eu trabalhamos com muitas pessoas desempregadas e muitos de nós temos familiares e amigos que enfrentaram o desemprego.

Algumas pessoas desempregadas podem se ajustar razoavelmente bem à situação, vendo a situação como temporária, causada por fatores fora de seu controle e até como um momento para se livrar do estresse do trabalho.

Embora o desemprego esteja geralmente associado à diminuição da renda (a menos que se tenha um pacote de indenização), algumas pessoas desempregadas têm sido flexíveis em relação a seus hábitos de consumo e conseguiram se adaptar às mudanças na situação.

Mas muitas pessoas desempregadas sofrem de depressão, ansiedade, ruminação e uma sensação de desesperança.

Felizmente, existem alguns guias sobre como lidar com essa situação difícil.

Veja também: Esse É O Motivo De Você Ter Medo Do Sucesso

10 Etapas Para Lidar Com A Ansiedade Do Desemprego

1. Reconheça Que É Difícil.

Uma das coisas mais importantes a fazer é tratar-se com bondade e carinho durante esse período.

Seja compassivo consigo mesmo.

Você pode dizer a si mesmo que tem todo o direito de se sentir triste, ansioso, zangado e até confuso.

Você é humano e esses são sentimentos naturais durante esse período.

Dito isto, também é importante pensar em avançar para o próximo passo – assim que lhe parecer viável.

Você não vai se sentir melhor por muito tempo.

2. Aceite A Realidade Como Ela É.

Há muitas coisas que aprendemos a aceitar na vida – trânsito, injustiça, envelhecimento, decepções e perdas.

Aceitar a realidade significa simplesmente que você reconhece que é o que é – sem protestar ou refletir sobre isso.

Por exemplo, a empresa do Rubens estava diminuindo e ele foi demitido.

Ele finalmente reconheceu que tinha que viver com o que foi dado – por mais injusto e desagradável que fosse.

Era difícil de aceitar, mas realmente não havia alternativa melhor.

Pelo menos aceitar isso deu a ele um ponto de partida: “Para onde vou daqui?”

3. Normalize O Problema.

Quando você assiste às notícias, reconhece que não está sozinho.

Milhões de pessoas estão no mesmo barco.

Isso não significa que o barco esteja afundando, apenas significa que economias de mercado como a nossa passam por altos e baixos.

Geralmente, uma recessão é seguida por oito anos de crescimento.

Se você está sem trabalho, junte-se à multidão.

Mas também reconheça que você provavelmente voltará ao trabalho mais cedo ou mais tarde.

Nunca se sabe.

Todas as recessões terminam.

E o desemprego é sempre parte de uma recessão.

Veja também: 10 Sinais De Que Você Pode Ter Medo Do Fracasso

4. Desenvolva Um Plano De Ação Diário.

Só porque o seu trabalho anterior terminou, não significa que você não tem um emprego atual.

Seu trabalho atual é procurar emprego.

Dedique algumas horas por dia à sua procura de emprego.

Isso pode incluir a visualização de anúncios, o contato com pessoas que são potenciais leads em uma rede de pessoas em seu campo e a solicitação de mais leads para contato.

Você pode esperar que haja muitos becos sem saída, mas, como vendas, procurar emprego exige persistência.

Você nunca sabe quando um emprego se abre e você é a pessoa que ele procura.

5. Programe Um Pouco De Diversão Para Si Mesmo.

Embora você esteja desempregado, não precisa ser melancólico.

Mantenha-se ocupado agendando atividades diárias interessantes, divertidas ou até desafiadoras.

Saia de seus passatempos antigos ou comece um novo.

Faça mais exercícios em vez de ficar pensando.

Almoce com os amigos, faça um curso, leia um livro ou viaje.

Sugiro às pessoas que pensem nisso como “um período intermediário” – como se fosse um período sabático do seu trabalho anterior.

Você também pode usar o tempo agora, porque quando voltar ao trabalho, se chutará por não ter se divertido um pouco quando tinha tempo.

Veja também: Vivendo Sem/Com Medo: O Poder De Ser Um Otimista Racional

6. Não Se Abaixe.

A autocrítica é péssima nesse momento para você.

Perder um emprego não faz de você um perdedor – significa que você faz parte da força de trabalho que está sempre mudando.

Anote esses pensamentos negativos e desafie-os com a realidade.

Por exemplo, “eu sou um perdedor” pode ser desafiado pelo fato de você ter recebido uma educação acadêmica, ter trabalhado, provavelmente ter um bom feedback sobre algumas coisas, ter amigos que valorizam você e que você está tentando se ajudar.

De fato, pense em como você seria gentil com um estranho passando por esse período difícil.

Então, seja gentil consigo mesmo.

7. Não Ruminar.

Se você é como muitas pessoas desempregadas, está gastando muito tempo meditando e refletindo sobre pensamentos negativos como “Por que eu?”, “Será que algum dia vou encontrar um emprego” e “Não acredito que isso aconteceu”.

O desemprego é uma condição natural das economias de livre mercado e é importante reconhecer que você não fez a economia funcionar da maneira que não está funcionando agora.

Quando você começar a pensar, pergunte a si mesmo: “Existe alguma ação produtiva a que isso levará?” Caso contrário, planeje alguma ação produtiva voltada para outro objetivo – por exemplo, se divertir, adquirir novas habilidades, socializar, se exercitar etc.

Veja também: Ruminação: Um Problema De Ansiedade E Depressão

8. Participe De Uma Comunidade.

Não se isole durante esse período.

Envolva-se em comunidades, como sua igreja ou alguma associação.

Existem comunidades online, incluindo o Linkedin.com ou o Facebook.com ou muitas outras oportunidades de se conectar com as pessoas.

Envolver-se em organizações profissionais, grupos de interesse político, grupos ambientais e outras atividades organizadas pode fornecer uma sensação de conexão e um sentimento de que você é valorizado.

As comunidades nos ajudam a nos sustentar em tempos difíceis e nos dão um significado maior da vida em todos os momentos.

Não fomos feitos para existir isolados.

9. Ajude Alguém.

Uma das melhores maneiras de colocar as coisas em perspectiva é encontrar alguém que precise de você.

Existem inúmeras oportunidades para você sentir que é importante.

Um homem me disse que uma das coisas mais significativas que ele já fez foi se voluntariar em um abrigo para sem-teto.

Outras pessoas descobriram que ler para cegos, se voluntariar em um abrigo de animais, visitar pessoas no hospital ou ajudar outras pessoas era a melhor maneira de se ajudarem.

Em São Paulo, você pode acessar inúmeras oportunidades on-line: basta pesquisar na web suas áreas de interesse específicas para se voluntariar.

Isso ajuda você a se sentir bem consigo mesmo, porque, de fato, é importante.

Alguém precisa de você.

10. Alongar O Tempo.

É natural que você sinta uma urgência em encontrar um emprego, mas se conseguir manter-se dentro de um orçamento financeiro apertado e enfrentar a tempestade, realmente não haverá urgência.

Um homem se sentiu desencorajado depois de vários meses de desemprego, mas quando sugeri a possibilidade de estender o tempo para dar a si mesmo mais uma oportunidade, ele se sentiu imensamente aliviado.

Ele finalmente conseguiu um emprego e olha para o passado como difícil, mas também um que o ajudou a saber quem são seus verdadeiros amigos.

Essas são apenas algumas ideias que consideramos úteis para ajudar as pessoas a passar por esse momento difícil.

Informe-nos o que achou útil na sua experiência de estar desempregado.

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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