Essa Pergunta Fácil Ajuda A Quebrar Seu Ciclo De Ansiedade Na Hora

O medo é definido como “uma emoção desagradável causada pela crença de que alguém ou algo é perigoso, suscetível de causar dor ou ameaça”.

Quais lugares, pessoas e situações você teme?

Você sofre de algum tipo de estresse pós-traumático (TEPT) que é desencadeado por estímulos associados a um ambiente ou local onde você experimentou algo aterrorizante?

Eu sofro.

Em 2009, fui pego e espancado por três caras enquanto voltava para casa.

Durante meses após o incidente, sempre que eu passava pela fonte onde eles chutavam meu corpo e batiam na minha cabeça, eu tinha uma resposta neurobiológica que fazia meus níveis de cortisol e adrenalina do ” hormônio do estresse ” dispararem.

Descrevo o incidente dizendo:

Eu era como um saco de pancadas à disposição, de bruços no início e depois enrolado em posição fetal, sendo chutado principalmente no tronco e na cabeça.

O sentimento era diferente de tudo que eu já havia experimentado.

Parecia estar em uma máquina de lavar industrial com cerca de oito blocos de concreto.

Toda a sua vida brilha diante de seus olhos quando você pensa que vai morrer.

Por que cada detalhe de uma experiência baseada no medo se torna profundamente incorporado à memória de longo prazo?

Pesquisadores identificaram que o cortisol “hormônio do estresse” e a oxitocina “hormônio do amor ” trabalham juntos para criar um duplo golpe de memórias profundamente enraizadas do medo durante e depois de momentos de angústia.

Muito provavelmente, essas respostas neurobiológicas fazem parte de um mecanismo de sobrevivência evolucionário para proteger alguém de revisitar situações de risco de vida, incorporando profundamente uma experiência traumática e sinalizando a memória como importante.

Veja também: 10 Sinais Que O Medo Tomou Conta Da Sua Vida — E Como Resolver Isso

Superando O Medo Do Medo

O medo é um mecanismo de proteção projetado para nos proteger do perigo e é a chave para nossa sobrevivência.

Infelizmente, ameaças reais e imaginárias podem desencadear a resposta ao medo que perpetua o ciclo de ansiedade.

Os transtornos de ansiedade que levam a ataques de pânico podem ficar fora de controle quando o “medo do medo” supera a realidade da situação.

Em vez de ter medo de uma ameaça real, a resposta ao medo sequestra o cérebro e cria as sensações neurobiológicas do medo, mesmo quando, na realidade, não há ameaça real e nada a temer.

Como neurocirurgião, meu pai sempre dizia: “A ansiedade é contagiosa”.

Ele tinha uma ótima reação positiva sob pressão e eliminava qualquer assistente cirúrgico que estivesse ansioso de sua sala de operações.

Curiosamente, a ansiedade tende a ocorrer nas famílias.

Filhos de pais ansiosos correm um risco maior de desenvolver um transtorno de ansiedade.

Até 50% dos filhos de pais ansiosos crescem e se tornam adultos ansiosos.

Recentemente, Golda S. Ginsburg, PhD, especialista em ansiedade infantil, da UConn Health e colegas da Universidade Johns Hopkins testaram uma nova intervenção de terapia familiar de um ano como parte de um estudo de 136 famílias com pelo menos um dos pais com ansiedade e pelo menos uma criança entre 6 e 13 anos.

O estudo de setembro de 2015, “Prevenção do aparecimento de transtornos de ansiedade em filhos de pais ansiosos: um estudo controlado randomizado de uma intervenção familiar”, aparece no The American Journal of Psychiatry.

Os pesquisadores descobriram que as intervenções familiares prometem reduzir a incidência de um ano de transtornos de ansiedade entre os filhos de pais ansiosos.

Em um comunicado à imprensa, Ginsburg disse: “A descoberta ressalta a vulnerabilidade dos filhos de pais ansiosos.

Se pudermos identificar crianças em risco, vamos tentar evitar isso.

A ansiedade e o medo são protetores e adaptativos, mas em crianças ansiosas podem não ser, porque essas crianças têm pensamentos sobre perigo e ameaça quando na realidade não existe nada”.

Para lidar com essa ansiedade potencialmente debilitante, as crianças começam a evitar o que provoca os sentimentos de ansiedade.

Por exemplo, se uma criança tem medo do escuro, ela pode insistir em dormir com as luzes acesas.

Se elas temem o fracasso, podem ter medo de experimentar coisas novas.

Como pai de uma criança de 8 anos, estou bem ciente dos estágios de desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson.

Como todas as crianças (de 5 a 12 anos), o rito de passagem de minha filha nesse estágio é “competência vs. Inferioridade“.

Ela enfrenta a pergunta existencial: “Posso fazer isso no mundo das pessoas e das coisas?”

Segundo Erikson, se as crianças são incentivadas a dominar habilidades e enfrentar seus medos, isso leva a sentimentos de competência.

Se as crianças não são incentivadas a desenvolver habilidades ou têm autonomia para lidar com os desafios por conta própria – como costuma acontecer com os pais helicópteros (que ficam sobrevoando o filho e monitora cada passo dele) -, isso pode levar a um complexo de inferioridade, falta de autoconfiança e ansiedade.

A natureza e a educação parecem desempenhar um papel na predisposição de alguém à ansiedade.

Ginsburg salienta que o temperamento inato e as experiências de vida desempenham um papel no ciclo da ansiedade.

Quanto mais experiências negativas alguém tiver ao crescer, maior a probabilidade de ela sofrer com a ansiedade quando adulto.

Há também um componente de ansiedade que é aprendido e ensinado inadvertidamente por pais propensos à ansiedade e que modelam o comportamento de seus filhos.

São esses comportamentos aprendidos e padrões de pensamento que as intervenções familiares podem ajudar a mudar.

As famílias que participaram da terapia foram ensinadas por Ginsburg e colegas a identificar os sinais de ansiedade e a reduzir o medo.

Eles praticavam habilidades de resolução de problemas e exercitavam exposições seguras a tudo o que deixava seu filho ansioso.

Veja também: 10 Sinais Que O Medo Tomou Conta Da Sua Vida — E Como Resolver Isso

“Esse Medo É Baseado Na Realidade Ou Criado Pela Minha Imaginação?”

Quando uma criança ou adulto imagina algo assustador, muitas vezes, a mente não consegue dizer se a ameaça é real ou imaginária.

Então, em vez de focar em uma situação de medo no mundo real, alguém se concentra nos pensamentos de medo em sua mente.

Enquanto uma situação real de perigo é evitada ou resolvida, a mente pode reproduzir pensamentos assustadores indefinidamente.

Uma das maneiras mais fáceis de reduzir a ansiedade e interromper esse ciclo é chamada de “verificação da realidade”.

Aprender a reconhecer quando um medo é saudável, verdadeiro e baseado na realidade (como um cachorro rosnando) ou irreal e imaginário (como o bicho-papão escondido no escuro) é um mecanismo de enfrentamento que pessoas de todas as idades podem utilizar.

Simplesmente perguntando: “Essa ameaça é real ou imaginada?” Pode quebrar o ciclo de ansiedade.

Em um comunicado à imprensa, Ginsburg descreveu como a verificação da realidade funciona,

Ensinamos as crianças a identificar pensamentos assustadores e como mudá-los.

Por exemplo, se uma criança tem medo de gatos e encontra um na rua, a criança pode primeiro identificar o pensamento assustador: ‘Esse gato vai me machucar’.

Então a criança pode testar esse pensamento – é provável que o gato me machuque?

Não, o gato não parece zangado.

Não está mostrando os dentes ou sibilando, está apenas sentado lá.

OK, posso passar por esse gato e ele não fará nada.

A maioria das crianças que participaram dessa intervenção e aprenderam o método de “verificação da realidade” apresentou menor ansiedade geral do que as crianças que não participaram da intervenção com suas famílias.

Conclusão: As Verificações Da Realidade Podem Ajudar A Quebrar O Ciclo De Ansiedade 

Sempre que algo desencadeia uma resposta de medo, a maneira mais fácil de interromper o ciclo de ansiedade é fazer uma verificação da realidade.

Na maioria das vezes, você perceberá que o medo não se baseia na realidade e a ansiedade desaparecerá em breve.

Enfrentar seus medos de frente também é uma parte importante da dissipação de seu poder.

Liberar-se do seu ciclo de ansiedade pode parecer inconcebível.

No entanto, o segredo para superar o medo é simplesmente reconhecer o elemento que você pode controlar – que é identificar o perigo real de ameaças imaginárias – e responder de acordo.

O medo é um importante mecanismo de sobrevivência, mas muitas vezes o próprio “medo do medo” se descontrola.

Felizmente, fazendo uma verificação fácil da realidade, pessoas de todas as idades podem aprender a quebrar o ciclo de ansiedade.

Sobre o Autor: André Coelho é Psicólogo e Escritor para o departamento de estresse e ansiedade do portal Auto Ajuda Em foco e faz parte do Auto Ajuda Em Foco desde 2012. André trabalhou tratando indivíduos com transtornos da ansiedade, fobias e estresse pós-traumático por mais de 6 anos.

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