Hipoglicemia “Relativa” Pode Estar Causando Sua Ansiedade?

Você é uma pessoa ansiosa?

Você também costuma sentir sintomas de hipoglicemia?

Os dois podem estar intimamente relacionados.

Minha primeira lembrança de “hipoglicemia” aconteceu quando eu tinha trinta e poucos anos, enquanto fazia compras.

Em um minuto eu estava bem, e no outro me senti tonta, fraca, ansiosa, irritada e chorosa.

No começo, eu não sabia o que estava errado.

Quando me ocorreu que eu poderia ter baixo nível de açúcar no sangue, eu rapidamente comi algo e me senti melhor.

E senti vergonha de como eu tinha agido!

Chorar em um supermercado, sem nenhuma razão, não é bonito.

Depois desse episódio, aconteceu várias vezes que eu comecei a carregar doces ou barras de cereal na minha bolsa.

Eu não aguentava mais de duas horas sem comer durante o dia.

Durante os períodos em que me senti inexplicavelmente ansiosa ou irritada, uma refeição saudável e sólida normalmente mudava meu humor.

Completamente.

Eu me sentia calma e normal depois, além de me sentir envergonhada (mais uma vez!) se tivesse ficado chorosa, estranhamente ansiosa ou sensível antes de comer.

Ao longo dos anos, frequentemente aconselho pacientes com ansiedade a comer regularmente e evitar alimentos ricos em açúcar.

Veja também: 7 Alimentos Que Deixam Você Absolutamente Ansioso

É melhor não deixar o açúcar no sangue ficar muito baixo e evitar as dramáticas oscilações no açúcar no sangue que os carboidratos refinados desencadeiam, pois isso exacerbaria (ou imitaria) seus sintomas.

Recentemente, me deparei com uma explicação de quão importante é para pessoas com ansiedade ou depressão comer uma refeição sólida logo de manhã.

A diretiva era tomar um café da manhã com alto teor de gordura e proteína, logo que possível depois de se levantar.

Se uma pessoa ansiosa ou deprimida tentasse uma tarefa exigente sem tomar um café da manhã decente primeiro, ela poderia acabar “psicofisiológicamente instável” pelo resto do dia.

A fisiologia por trás disso é que o estresse da tarefa complexa (em um corpo em jejum que ainda não comeu nada) causa hipersecreção de insulina, o que reduz ainda mais o açúcar no sangue, jogando o corpo e o cérebro fora de controle e fazendo a pessoa se sentir fisicamente e emocionalmente instável.

De uma maneira que é difícil de recuperar.

Ao ler isso, percebi que essa pessoa era eu!

Percebi que, nas manhãs de domingo, muitas vezes me sinto estranhamente irritada ou estressada.

É estranho, porque normalmente eu durmo muito bem e não tenho motivos para ficar irritada ou estressada.

Meu café da manhã tende a ser muito mais tarde que o normal.

Existem alguns estudos fascinantes nessa área.

Um clássico foi publicado em 1966 por Harry Salzer: Hipoglicemia Reativa e Doença Neuropsiquiátrica.

Ele descreveu a hipoglicemia reativa (ou “funcional”) como uma queda relativa no açúcar no sangue que afetou profundamente os indivíduos vulneráveis, mesmo que o açúcar no sangue nunca tenha caído para uma faixa oficialmente hipoglicêmica.

Eles teriam sintomas de hipoglicemia, sem açúcar no sangue.

Uma queda relativa no açúcar no sangue, no entanto, pode ser observada através de um teste de tolerância à glicose de seis horas (em vez de usar o teste de glicose no sangue em jejum padrão para testar a hipoglicemia clássica).

Os sintomas da hipoglicemia incluíam depressão, ansiedade, insônia, irritabilidade, choro, esquecimento, tremor, coração acelerado e tontura (eu os conheço bem!).

Ele também observou que os pacientes que sofrem desses sintomas estavam tipicamente comendo uma dieta rica em carboidratos refinados e bebidas com cafeína.

Quando ele os tratou com uma dieta rica em proteínas, pouco açúcar e sem cafeína, os sintomas de “ansiedade” foram completamente resolvidos em muitos pacientes.

Isso foi atribuído à redução dos níveis de açúcar no sangue e insulina (açúcares e cafeína podem desencadear oscilações violentas no açúcar no sangue e na secreção de insulina).

Outro artigo interessante foi publicado nos Relatórios de Casos de 2016 em Psiquiatria.

Um adolescente de 15 anos de idade com transtorno de ansiedade generalizada e sintomas de hipoglicemia consumia uma dieta composta principalmente de carboidratos refinados.

Eles adicionaram mais proteína, gordura e fibra à dieta dela durante um período de quatro semanas.

Por exemplo, eles trocaram o suco de frutas habitual do café da manhã por um com frutas frescas, proteína em pó e sementes de linho.

Seus sintomas de ansiedade diminuíram drasticamente.

Ela também experimentou energia melhorada, episódios hipoglicêmicos menos frequentes e concentração e humor aprimorados.

Algumas semanas depois, ela retornou brevemente à sua antiga maneira de comer.

Os sintomas de ansiedade retornaram imediatamente.

Existem muitos outros dados por aí – por exemplo, um estudo de coorte que mostrou uma associação entre um risco aumentado de depressão e ansiedade e consumo de alimentos com um alto índice glicêmico.

Eu me preocupo que a ênfase quase obsessiva de hoje em “comer com restrição de tempo” e jejum (que pode ter benefícios profundos em alguns, com certeza), possa causar problemas significativos de humor neuropsiquiátrico em pessoas vulneráveis ​​à ansiedade e à depressão.

Eu sou certamente uma dessas pessoas, e é por isso que não posso fazer jejum intermitente diariamente.

Aprendi isso muito rapidamente, depois de tentar!

Eu preciso comer para ficar sã, literalmente.

Na verdade, vou começar a tomar café da manhã ainda mais cedo do que já faço.

Também vou torná-lo muito mais calórico.

0 comments… add one

Leave a Comment