L-teanina Para Diferentes Problemas De Saúde Mental

A L-teanina é um aminoácido que ocorre naturalmente nas folhas de chá e é usado na medicina asiática para tratar muitos problemas médicos e de saúde mental.

Em uma postagem anterior no blog, analisei brevemente as evidências da l-teanina para redução de estresse e ansiedade.

Neste post, eu adiciono à discussão sobre l-teanina revisando importantes descobertas recentes sobre l-teanina para uma variedade de problemas de saúde mental.

Resultados de pesquisas em animais e humanos confirmam que tomar l-teanina regularmente melhora o desempenho cognitivo, a atenção, a qualidade do sono e pode melhorar o humor e reduzir os sintomas de TOC, transtorno do pânico e transtorno bipolar.

A L-teanina também tem importantes benefícios gerais para a saúde, incluindo redução do risco de doenças cardiovasculares e combate à obesidade (Türközü 2017).

Efeitos Benéficos Alcançados Por Meio De Múltiplos Mecanismos De Ação

A L-teanina aumenta os níveis cerebrais de serotonina, GABA e dopamina, liga-se aos receptores de neurotransmissores excitatórios (ou seja, glutamato e NMDA) e pode aumentar os níveis de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF).

Tomar l-teanina diariamente por três a quatro semanas pode conferir benefícios neuroprotetores gerais, aumentando a síntese do fator neurotrófico derivado do cérebro.

Os benefícios de redução do estresse e de aumento cognitivo da l-teanina estão provavelmente relacionados ao seu papel no dano oxidativo causado pelos “radicais livres”.

Coletivamente, acredita-se que esses efeitos resultem na redução da ansiedade e outros efeitos benéficos da l-teanina na mente saúde.

Veja também: 7 Hábitos Alimentares Que Você Não Sabe Que Estão Aumentando A Ansiedade

Descobertas Promissoras Para Efeitos Benéficos Na Memória, Aprendizagem E Função Cognitiva, Bem Como Para O Tratamento De TOC, Transtorno Bipolar, Transtorno Do Pânico E Esquizofrenia

Descobertas de estudos com animais e humanos estabeleceram que a l-teanina melhora o aprendizado, a memória e a função cognitiva e aumenta a atenção seletiva durante tarefas mentais desafiadoras.

Além de seus conhecidos benefícios de redução do estresse, o consumo regular de chá feito com folhas de Camellia sinensis pode ter efeitos terapêuticos em uma série de problemas de saúde mental.

Os exemplos incluem a redução da taxa de declínio cognitivo no envelhecimento saudável, melhoria do humor geral, redução da gravidade do humor deprimido (Hidese 2017), transtorno de déficit de atenção (TDA), transtorno do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e transtorno bipolar (Lardner 2014).

A L-teanina também pode fornecer uma terapia complementar promissora aos antipsicóticos em indivíduos com diagnóstico de esquizofrenia (Kardashev 2018).

A maioria das pessoas que toma l-teanina em doses entre 50 e 200 mg relatam um efeito calmante geral em 30 a 40 minutos, que pode durar de 8 a 10 horas.

Tomar l-teanina na dosagem de 200mg uma ou duas vezes ao dia é uma dosagem apropriada para ansiedade moderadamente severa.

Para sintomas de ansiedade mais graves, às vezes são necessárias doses diárias totais de até 600 mg a 800 mg.

Nesse caso, a melhor dosagem de l-teanina é em incrementos de 100 mg a 200 mg ao longo do dia.

Sem Preocupações Sérias De Segurança

Ao contrário dos sedativos-hipnóticos e outros medicamentos ansiolíticos, a l-teanina não causa sonolência, reflexos lentos ou prejudica a concentração e não há risco de desenvolver dependência.

A L-teanina não interage com outros suplementos naturais ou medicamentos e pode ser tomada com segurança em combinação com medicamentos psicotrópicos, melhorando potencialmente sua eficácia.

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Resultado

Além dos benefícios da L-teanina na redução do estresse e da ansiedade, resultados de pesquisas emergentes mostram que esse aminoácido de ocorrência natural tem muitos efeitos benéficos importantes na saúde e na função cerebral, incluindo risco reduzido de doenças cardiovasculares e obesidade.

Descobertas emergentes de estudos de pesquisa em animais e humanos apoiam que os benefícios de l-teanina para a saúde mental incluem desempenho cognitivo aprimorado, atenção aprimorada, ansiedade diminuída e, possivelmente, também efeitos benéficos quando usado como um tratamento adjuvante de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e esquizofrenia.

Embora mais estudos sejam necessários para esclarecer a magnitude dos efeitos benéficos da l-teanina em problemas de saúde mental específicos, tomar uma marca de qualidade deste aminoácido regularmente é uma escolha razoável, esteja você tratando de um problema específico de saúde mental ou tentando melhorar sua saúde geral e bem-estar.

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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