Liberando-se Do Sofrimento Da Baixa Autoestima

Em meus artigos anteriores desta série sobre autoestima, consideramos como a baixa autoestima surge como uma série de desafios psicológicos, emocionais e de relacionamento e, em seguida, vimos como interpretamos mal o que realmente queremos dizer com autoestima, buscando-a de maneiras fúteis.

Agora, voltaremos nossa atenção para como podemos nos libertar das garras debilitantes de crenças e pensamentos auto-denegrentes que guiam essas vidas tragicamente limitadas pela baixa autoestima.

Costumo ajudar meus clientes de terapia a surgir e a articular suas crenças fundamentais sobre si mesmos.

Mensagens ou tratamentos sutis ou evidentes, geralmente na infância, configuram e moldam nosso senso de identidade.

Aqueles que lutam com sua autoestima invariavelmente obtiveram impressões negativas de si mesmos.

Esses temas podem aparecer na cabeça de alguém como “Não sou amável” ou “Não sou bom o suficiente” ou “Não sou inteligente o suficiente” ou simplesmente “Sou um perdedor”.

Uma vez que internalizamos essas mensagens, integramos essas crenças profundamente em nossa psique.

As crenças tornam-se autorrealizáveis.

Nosso potencial como seres humanos entra em colapso e diminui à medida que nossas crenças limitantes do eu se tornam nossa verdade.

E nós representamos nossas vidas correspondentemente.

Veja também: A Chave Para A Autoestima? Realização.

Quando você envolve a vida com essas noções destrutivas de si mesmo, suas experiências normalmente coincidem com sua crença.

Se você acha que não é bom o suficiente, escolhe relacionamentos com pessoas que se ajustam a essa expectativa.

Se você afirma que não é inteligente o suficiente, essa predisposição afetará seu aprendizado e suas notas, pois o pensamento de que eu não sou inteligente o suficiente interferirá na sua capacidade de aprender.

Se você pensa que é um perdedor, pode imaginar os resultados.

Ainda mais problemático, se você tiver a sorte de ter experiências que são uma exceção à sua autoimagem normalmente baixa, você pode simplesmente descartar a experiência positiva como uma aberração passageira.

Isso permite que você mantenha suas crenças negativas.

Portanto, uma pessoa que o trata bem deve ter algo errado com ela, ou você pode sabotar o relacionamento para aliviar sua dissonância.

Se você se sair bem em um teste ou tarefa de trabalho, não aproveite a oportunidade para reconsiderar sua crença em si mesmo e se omitir, em vez de apenas ter sorte.

Em outras palavras, nossas crenças autolimitastes tentam poderosamente manter seu domínio sobre nós, mesmo diante de evidências contraditórias.

Isso é bem ilustrado pela famosa citação de Groucho Marx: “Não quero pertencer a nenhum clube que me queira como sócio”.

Veja também: 10 Fontes De Baixa Autoestima

E Se?

O primeiro passo para melhorar seu relacionamento com você mesmo ocorre refletindo e perguntando: “E se não for verdade?” E se eu for amável, inteligente ou bom?

Se eu acreditasse nisso, poderia experimentar minha vida de acordo?

E se meu pai tivesse me amado mais e me encorajado ao invés de me criticado?

E se minha mãe tivesse me ajudado com a lição de casa e me tivesse conseguido um tutor em vez de me repreender por ser burra?

E se meus pais tivessem um relacionamento amoroso um com o outro, em vez do ambiente irritado e conflitante em que cresci?

E se meu pai não fosse alcoólatra e perdesse o emprego?

Claramente, minha vida teria sido diferente – e minhas crenças sobre mim também.

Por sua vez, eu estaria experimentando minha vida de maneira diferente.

As pessoas geralmente se referem a si mesmas como danificadas ou disfuncionais.

Eu discordo dessas palavras.

As máquinas podem ficar danificadas e não funcionar.

Humanos não são máquinas.

Somos seres que podem sofrer e lutar quando suportamos ser feridos.

Mas, para que nossa cura comece, precisamos parar de nos ferir.

Sua cura interior requer que você realize esse processo.

Veja também: 6 Maneiras De Aumentar Sua Autoestima E Por Que É Importante

Preso Em Um Sulco

Suspenda suas crenças críticas e crie espaço para uma nova experiência de si mesmo.

Essas crenças são perpetradas dia após dia, momento após momento, por uma avalanche incansável de pensamentos antigos que são plataforma e fonte das crenças destrutivas e predominantes.

Aprenda a ver o que seus pensamentos estão instruindo.

Eles são seus aliados ou seus críticos?

Os pensamentos que você anexa para se tornar a vida que você vive.

Nossos pensamentos operam em velocidade de dobra e, no decorrer de um dia, você provavelmente terá milhares de pensamentos que se reduzem.

Você pode aprender a desacelerar esse processo, ver seu pensamento e não se tornar seu pensamento.

Isso é fácil de aprender, pois trabalhei com inúmeras pessoas no desenvolvimento dessa acuidade, permitindo que suas vidas prosperassem.

Não se deixe enganar pelo que seus pensamentos estão lhe dizendo, pois eles realmente estão prendendo você.

Pensamento Antigo Defende Seu Território

O pensamento antigo defende seu território e cimenta sua relação negativa consigo mesmo.

Em vez de dizer “sou um perdedor”, pense em vez disso: “Estou tendo um pensamento que está me dizendo que sou um perdedor”.

Você pode perceber que tem esse pensamento – embora talvez sem parar – e esse pensamento esteja moldando sua vida.

Veja o pensamento; não se apegue a isso e se torne o pensamento.

Esses e outros pensamentos semelhantes, carregados de suas crenças primárias sobre si mesmo, são o fundamento de sua baixa autoestima.

Isso Parece Difícil De Fazer

Nesse ponto, provavelmente está surgindo um pensamento em sua cabeça, que está lhe dizendo que o que estou propondo parece difícil de alcançar.

Observe o pensamento; está tentando mantê-lo preso.

Mas é apenas um pensamento.

Veja e desative.

Não é seu aliado.

Malhar e entrar em forma não é fácil, mas podemos optar por fazê-lo.

Não é fácil tirar boas notas e se formar na escola, mas muitos de nós optam por fazê-lo.

Ser pai é certamente um desafio, mas espero que não nos rendamos à tarefa.

Qualquer coisa que valha a pena pode muito bem exigir esforço.

Você Vale A Pena?

Se você se comprometer a melhorar seu relacionamento consigo mesmo, poderá alcançá-lo.

Mas você deve olhar diretamente para suas crenças e pensamentos recorrentes e optar por transcendê-las.

E lembre-se do meu último artigo que o caminho para essa transformação é abraçar sua vulnerabilidade, não mascará-la ou disfarçá-la.

Agir forte é fraco; dar-se permissão para ser você é corajoso.

Exige esforço, mas você deve escolher.

Atingir o valor próprio requer que você acredite que vale a pena.

Isso deve ser seguido por uma intenção voluntária pela qual você se compromete com o processo de se avaliar.

Sobre o Autor: André Coelho é Psicólogo e Escritor para o departamento de estresse e ansiedade do portal Auto Ajuda Em foco e faz parte do Auto Ajuda Em Foco desde 2012. André trabalhou tratando indivíduos com transtornos da ansiedade, fobias e estresse pós-traumático por mais de 6 anos.

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