Magnésio Para Depressão

O magnésio é um dos minerais mais importantes do corpo.

Anos atrás, escrevi sobre a importância do magnésio para o cérebro; é um dos artigos mais lidos até hoje.

Obtemos a maior parte do nosso magnésio das plantas (amêndoas, feijão preto, castanha de caju, sementes de abóbora e chocolate amargo são boas fontes), mas são as bactérias nos solos que permitem que as plantas absorvam magnésio, para que todo tipo de influência ambiental possa esgotar magnésio em nossos alimentos, de pesticidas que matam bactérias a fertilizantes à base de potássio (podem ser absorvidos pelas plantas em vez de magnésio e cálcio).

Processamento de alimentos, antiácidos, diuréticos, cafeína e álcool também podem diminuir a absorção de magnésio.

Por essas razões, o ser humano moderno tende a precisar de mais magnésio e estão consumindo menos, deixando muitas pessoas cronicamente empobrecidas.

Os níveis sanguíneos permanecem razoavelmente estáveis, porque sem magnésio em uma faixa estreita, o coração pode parar de bater… todo médico da UTI verifica os níveis de magnésio nos pacientes praticamente todos os dias e substitui os níveis de magnésio pela sacola cheia para atender às necessidades dos pacientes sob o estresse intenso como uma doença crítica.

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O aumento do estresse aumenta a perda de magnésio e o ambiente pode não substituí-lo prontamente.

Como o magnésio é um mineral tão importante para o cérebro como parte de quase todas as partes da resposta ao estresse, recuperação e reparo, parece óbvio estudar o magnésio como se relaciona à função cerebral e doenças comuns relacionadas ao estresse, como depressão clínica.

Verificou-se que pequenos estudos são úteis para pessoas com fibromialgia, depressão e diabetes tipo II.

No entanto, a maioria dos estudos realizados é, reconhecidamente, terrível.

A principal falha na maioria dos estudos é que eles usaram quantidades insuficientes de óxido de magnésio.

Diante disso, o óxido de magnésio é cerca de 60% de magnésio elementar, o que soa muito bem.

No entanto, também é um composto muito estável, muitas vezes não se desassocia nos compostos originais e fornece o magnésio livre necessário.

Portanto, de um comprimido de 250 mg, você pode absorver apenas 6 mg.

O malato de magnésio possui apenas 6,5% de magnésio, mas quase tudo está disponível para ser absorvido.

O citrato de magnésio também é altamente absorvível e 16% biodisponível.

No entanto, é mais provável que as outras formulações causem diarreia.

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Para um estudo clínico recente e muito aprimorado de magnésio para depressão, os pesquisadores decidiram usar cloreto de magnésio.

Primeiro as falhas: não foi duplo-cego, controlado por placebo.

As pessoas sabiam se estavam tomando magnésio ou não.

No entanto, os pesquisadores empregaram um design de crossover como controle.

Nas primeiras semanas do estudo, metade dos pacientes tomou cloreto de magnésio (12% de magnésio elementar e praticamente 100% de biodisponibilidade) e, na segunda fase do estudo, a primeira metade foi desligada de magnésio, enquanto a outra metade dos pacientes tomaram o suplemento.

O estudo não foi grande, mas também não foi pequeno, com 126 participantes deprimidos.

A escala usada para medir a depressão é o meu favorito, o PHQ9, e a pontuação média foi de pouco mais de 10, o que corresponde a uma depressão moderada.

Alguns pacientes estavam tomando remédios, outros em terapia, outros nenhum, mas o principal é que outros tratamentos para a depressão não mudaram no decorrer do estudo… foi adicionado cloreto de magnésio.

Os participantes receberam 2000mg (248mg de magnésio elementar) diariamente por 6 semanas, em um programa imediato ou tardio (até a semana 7, o crossover).

A pontuação da depressão, em média, durante o estudo caíram 6 pontos, o que trouxe a média de moderadamente deprimido para leve ou minimamente deprimido, uma mudança clinicamente importante.

A pontuação da ansiedade também melhoraram.

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Os participantes relataram redução de cãibras musculares, dores, constipação e dores de cabeça reduzidas durante o estudo com magnésio (todos esses já sabem que melhoram com a suplementação de magnésio e são sinais de esgotamento de magnésio).

Quando perguntados após o julgamento se eles continuariam com magnésio, mais de 60% disseram que sim.

Aqueles que não reclamaram que o magnésio não ajudou ou causou diarreia (n = 8).

O efeito positivo da suplementação de magnésio desapareceu dentro de 2 semanas após a interrupção do suplemento, indicando uma depuração relativamente rápida.

Anotações importantes: 

Embora a associação entre magnésio e depressão esteja bem documentada, o mecanismo é desconhecido.

No entanto, o magnésio desempenha um papel importante em muitas das vias, enzimas, hormônios e neurotransmissores envolvidos na regulação do humor.

É um antagonista do cálcio e um bloqueador dependente da tensão do canal N-metil-d-aspartato que regula o fluxo de cálcio no neurônio.

Nos estados de baixo magnésio, altos níveis de cálcio e glutamato podem desregular a função sináptica, resultando em depressão.

Depressão e magnésio também estão associados à inflamação sistêmica.

A descoberta de que os participantes que tomaram um ISRS experimentou um efeito positivo ainda maior aponta para o possível papel do magnésio em aumentar o efeito dos antidepressivos.

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Então… teria sido bom ter um estudo às cegas.

No entanto, a suplementação de magnésio é barata e bastante segura.

A quantidade de magnésio neste estudo ficou abaixo da dose diária recomendada de magnésio elementar e, desde que você tenha rins normais, é difícil consumir muito (a diarreia tende a limitar o uso ultrajante).

O magnésio pode interferir com alguns medicamentos e vice-versa; portanto, verifique meu post antigo para obter essas informações.

Para depressão, prisão de ventre, dores de cabeça, pernas inquietas ou fibromialgia, faz sentido pelo menos tentar magnésio por algumas semanas.

Aqueles que preferem não suplementar podem ser incentivados a adicionar nozes, sementes e chocolate amargo (uma receita saborosa e saudável).

Enquanto isso, fique de olho no PubMed, porque os estudos estão (lentamente) melhorando!

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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