“Mas E Se Eu Sou O Um De Milhões?”: Como A Intolerância À Incerteza Te Deixa Ansioso

Alguém lhe diz: “Mas as chances de você ser morto em um acidente de avião são de milhões para um. Com o que você está preocupado?”

E você responde: “Mas e se eu for o um de milhões?”

Ou você vai ao seu médico e ele diz: “Parece que você não tem câncer”.

Você vai para casa e pensa: “será que ela tem certeza absoluta?” E depois você corre atrás de uma segunda e uma terceira opinião.

Você não consegue tolerar não ter certeza.

Os pesquisadores Michel Dugas e Robert Ladouceur descobriram que uma das principais características da preocupação é a incapacidade de tolerar a incerteza.

De fato, alguns preocupados dizem que preferem ter certeza de que o resultado será ruim do que deixado em suspense sem ter certeza.

De fato, você pode se preocupar para “obter certeza”.

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Você procura todos os tipos de informações e soluções possíveis para todos os problemas que surgir – e então se pergunta: “Essa solução me dirá a resposta?” Mas a única resposta que você aceitará é a certeza absoluta.

Portanto, você rejeita quase todas as respostas porque elas não são perfeitas e não podem lhe dizer com certeza.

Preocupantes crônicos muitas vezes igualam incerteza a um resultado ruim.

Eles pensam que, se não souberem com certeza, seriam irresponsáveis, permitindo que essa incerteza persista.

O Que Você Pode Fazer?

Primeiro, pergunte-se quais seriam as vantagens em aceitar alguma incerteza razoável.

Você ficaria menos ansioso, menos preocupado e mais capaz de aproveitar o momento presente?

Segundo, quais são as desvantagens em aceitar a incerteza?

Isso significa que agora você está irresponsável, em perigo, baixando a guarda?

Essas avaliações são realmente racionais?

Ou você está exagerando?

Terceiro, que incerteza você já aceita?

Por exemplo, quando você dirige, pega um avião, come em um restaurante, interage com alguém novo, vai para uma nova cidade, inicia um novo projeto no trabalho – você já não está aceitando incertezas?

Quarto, você conhece alguém que tem certeza absoluta?

Qualquer um?

Como eles vivem com eles mesmos?

Eles são irresponsáveis ​​ou estão em perigo?

Quinto, seu pensamento: “Eu sempre poderia ser o um em milhões”, é algo que você teme.

Tente repetir esse pensamento por trinta segundos.

Sexto, qual é a vantagem da incerteza?

A incerteza cria novidade, surpresas agradáveis, desafios novos e emocionantes?

Como sua vida seria um tédio terrível se você tivesse absoluta certeza?

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Sétimo, em vez de pensar em incerteza, pense em como você pode realmente resolver problemas reais que realmente existem.

Pessoas que temem incerteza subestimam sua capacidade de resolver problemas reais no mundo real.

Quais são alguns dos problemas reais que você resolveu?

Alguns desses problemas foram eventos que você não previu?

Talvez você seja bom em resolver problemas – se eles realmente existem.

Oitavo, pratique a respiração consciente.

Passe vinte minutos por dia, observando atentamente a respiração enquanto se senta em uma sala silenciosa.

Não tente controlar sua respiração, observe se sua mente divaga.

Fique no momento com a respiração.

Se você permanecer no momento atual, suas preocupações desaparecerão temporariamente.

Para obter mais informações sobre como lidar com suas preocupações, cadastre seu e-mail abaixo para receber tratamento avançado para a ansiedade.

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