Medo Da Inadequação E O Que Fazer Com Isso

Se você já se sentiu inadequado (e é claro que se sentiu), o que fez em relação a isso?

Se você é como eu, você provavelmente buscou segurança.

Por exemplo, quando sinto que meus colegas me olham de cima para baixo ou estão me evitando, eu automaticamente e inconscientemente luto por razões pelas quais sou realmente melhor que eles.

Quando sinto a desaprovação e a decepção das pessoas, pego instantaneamente qualquer motivo, até os meio convincentes, de estar realmente bem.

Em nenhum lugar minha criatividade brilha mais vividamente do que na minha capacidade de apresentar razões credíveis de que não sou inadequado, maneiras de me manter inspirado sempre que começo a me sentir um pouco instável.

Eu mantenho razões à mão como o ar em um tanque de mergulho por momentos em que sinto que estou sendo puxado para baixo.

Também acumulei muitas boias para manter o ânimo – amigos que me afirmam, celebridades inspiradoras que, por associação, me fazem sentir um vencedor, realizações que me convencem do meu valor, coisas para dizer às pessoas que eu faço com o meu dia para que eles fiquem impressionados.

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Eu gosto de flutuar perto de outras pessoas que eu possa segurar debaixo d’água, pessoas que eu não respeito, sobre as quais eu posso dizer: “Bem, pelo menos eu não sou como elas”.

Ficando de cabeça para baixo, geralmente posso evitar esse sentimento de afundamento, o medo de que, afinal, sou inadequado.

Costumo evitar pessoas que possam me derrubar e justifico isso apresentando razões pelas quais elas também são inadequadas.

Eu lutei por muitas coisas na minha vida.

Eu trabalhei para manter minha família feliz, para aprender sobre os caminhos do mundo, para torná-lo um lugar melhor e para formar laços significativos com pessoas maravilhosas, mas se eu for honesto, tenho que dizer que uma quantidade substancial de esforço foi aplicada para manter afastado o medo sufocante da inadequação.

Eu tenho pisado na água durante toda a vida, tentando manter minha autoestima acima da água.

Fiz isso por tanto tempo que posso esquecer facilmente que faço isso conscientemente.

Algo em mim está sempre monitorando os níveis da água.

Agora, se você ler minha confissão e sentir um pouco de desdém por mim, bom.

Meu objetivo é destacar a maneira como lidamos com o medo da inadequação e também como evitamos destacá-la.

Compensar sentimentos de inadequação é vergonhoso ou tabu, um pouco como se masturbar com fantasias de proezas sexuais.

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Na privacidade de nossos pensamentos internos, podemos conseguir convencer-nos confortavelmente de que somos grande coisa, mas se alguém nos atacar, ficaremos expostos ao que estamos fazendo e forçados a nos ver conjurando fantasias compensatórias.

Expostos, nos sentimos profundamente envergonhados e humilhados – duplamente inadequados.

Então, sinto-me profundamente envergonhado e humilhado por ter trabalhado tão incansavelmente durante toda a vida para evitar me sentir inadequado?

Tenho certeza que às vezes, mas não mais.

Muita coisa mudou para mim ao longo dos anos.

Atendo aos meus padrões de adequação melhor do que costumava, mas também os reduzi para que eles sejam alcançáveis.

Na minha juventude, eu costumava desviar de maneira irregular entre pensar que eu era um perdedor total ou “O cara”.

Ao reduzir meus padrões e atendê-los melhor, eu faço isso menos.

Menos, mas ainda faço.

Hoje em dia, estou convencido de que não estou sozinho.

Meu palpite é que a maioria, se não todos nós, pisamos na água para manter nosso senso de adequação.

Essa necessidade universal de manter a inadequação à distância merece mais atenção do que recebe.

Nos negócios, dizem eles, siga o dinheiro.

Na vida social, digo, siga a autoafirmação.

É a moeda de uma economia oculta que impulsiona muito do que fazemos.

Preste atenção à economia da afirmação – a oferta e a demanda de afirmação, e até arrisque um pouco de reflexão sobre como a afirmação dirige seu próprio comportamento.

Temos duas ideias sobre a busca por afirmação.

Culturalmente, alternamos entre repulsa e exultação sobre a missão.

Muitas vezes pensamos nisso como uma anormalidade vergonhosa, a patologia do raro egomaníaco.

Chamamos isso de narcisismo, auto obsessão, hipersensibilidade, insegurança.

Mas também tratamos a busca de afirmação como um direito humano – dignidade, respeito, igual adequação para todos.

Penso na afirmação como um elemento básico da vida humana que todos nós nos esforçamos para adquirir e manter, não que haja necessariamente o suficiente para dar a volta, nem deveria existir, já que algum comportamento é realmente inadequado.

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Penso nisso como manter alto nosso alto astral ou espírito.

“Espírito” originalmente significava respiração, a energia física de que precisamos para fazer qualquer coisa.

Mas “espírito” também está na palavra inspirar, uma palavra que usarei aqui para significar suprimento de oxigênio psíquico, o sopro da autoafirmação que alimenta nossa ambição, esperanças e esforços.

Mais do que percebemos, a inspiração que todos buscamos é realmente sobre nós.

A inspiração não é sobre como nos sentimos sobre o mundo, mas sobre o nosso lugar nele, nos sentindo bem consigo mesmos, sentindo que somos adequados ou mais que adequados, nossas cabeças bem acima da linha da água.

Inspiração é uma sensação de que você tem o que é preciso.

É assim que você se sente quando seu espírito está alto, sua psique bem oxigenada e pronta para conhecer o mundo.

Para permanecer vivo, precisamos de respiração; para nos sentirmos vivos, precisamos de inspiração.

Ao contrário da respiração, a inspiração está no suprimento duvidoso.

É raro sentirmos o risco de ficar sem ar, mas inspiração?

Vem e vai.

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Nem sempre sabemos de onde virá nossa próxima inspiração.

Como o ar está sempre disponível, raramente nos notamos respirando.

Também não nos percebemos buscando inspiração, mas pelo motivo oposto.

De um jeito ou de outro, estamos ofegando a vida toda.

É um hábito.

Esquecemos que o fazemos e queremos esquecer, uma vez que se esforçar para se sentir adequado é considerado vergonhoso.

Olho para minha vida como balançando no fundo do mar, pisando na água da maneira mais eficiente possível, sempre para evitar que minha cabeça afunde abaixo da linha d’água, afundando em uma sensação de inadequação.

Eu ando na água há muito tempo – há tanto tempo que esqueço que estou fazendo isso.

Eu sou muito bom nisso agora.

Raramente me sinto muito em risco de me afogar, graças à prática ao longo da vida.

Olho em todas as direções e vejo todos nós fazendo isso, balançando nas ondas agitadas da vida, pisando na água, tentando manter nossa inspiração viva e flutuando.

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Alguns de nós estão se debatendo, outros se afogando, outros são tão suficientemente empolgados e estimulados que parecem fáceis, mas todos nós corremos o risco de afundar.

Estamos todos fazendo algo para nos manter relevantes acima do nível da água.

Ainda assim, e até hoje, quando começo a temer ser inadequado, começo a procurar inspiração como se estivesse me afogando, ofegando por ar.

Não me vejo fazendo isso, embora outros possam fazer.

Por exemplo, eles podem me ouvir começar a recitar desculpas para mim, comemorando nervosamente minhas ações ousadas, colocando outras pessoas no chão, afastando-se de qualquer um que possa me molestar, dizendo o que eu preciso ouvir para manter minha cabeça acima da água.

Quando ouvimos coisas como: “É difícil voar como uma águia quando você está cercado por perus”, é improvável que nos identifiquemos com os perus.

Quando ouvimos o que Einstein disse: “Os grandes espíritos sempre encontraram oposição violenta de mentes medíocres”, é improvável que nos identifiquemos com as mentes medíocres.

Os dicionários de citações e os memes do Facebook são preenchidos com esses aforismos auto sustentadores.

E, é claro, às vezes é verdade que estamos sendo impedidos por outras pessoas, o que torna credível reclamarmos disso.

Nem todas as acusações de supressão e opressão é “se fazer de vítima”.

Mas, obviamente, não é tão simples como “eu sou uma águia e quem fica no meu caminho é um peru”.

Nem é tão simples como “somos todos águias”, como se todos fossem adequados.

Há desempenhos melhores e piores em todas as tarefas.

Todos sabemos disso, e não há razão para que você fique isento de apresentar piores desempenhos.

Você é tão capaz de inadequação quanto a próxima pessoa – inclusive eu, por exemplo, já que também não estou isento de inadequação.

O medo de nossa própria inadequação nos leva a lutar e a procurar por inspiração, mas se admitirmos que o medo é um problema universal, podemos melhorar a resistência a esses momentos desanimados e depois decidir com mais prudência o que fazer quando nos sentirmos inadequados.

Quando você se sente inadequado, há quatro respostas básicas:

  1. Ignore: é um alarme falso, você está indo bem.
  2. Mude sua situação: você não está preparado para o que está tentando alcançar, então faça outra coisa.
  3. Altere seu desempenho: você está preparado para o que está tentando alcançar, mas seu desempenho é inadequado, por isso é hora de trabalhar mais e de forma mais inteligente.
  4. Mude suas expectativas: você está preparado para o que está tentando alcançar e seu desempenho é adequado. Você está apenas esperando inspiração demais. Diminua suas expectativas para atender aos desafios que você enfrenta.

Meu medidor de água de inspiração é como qualquer sistema de alarme – digamos, um alarme de fumaça.

As quatro soluções tratadas como resposta ao alarme são assim: 

  1. Existem alarmes falsos – momentos em que temo ser inadequado quando não sou.
  2. Às vezes o alarme de fumaça dispara e eu tenho que sair de casa.
  3. Às vezes tenho que ficar em casa e trabalhar mais para apagar o fogo.
  4. E, às vezes, tenho que recalibrar o alarme, ajustando-o às tarefas que assumi.

A primeira opção é o que vem naturalmente.

Se sentimentos de inadequação nos causam apreensão ansiosa, tentamos ignorar o alarme ou desligá-lo completamente.

Não devemos fazer isso mais do que tirar a bateria de um alarme de fumaça.

Existem maneiras formuladas de afirmar que qualquer uma dessas quatro ações é a solução sempre correta.

Por exemplo:

  1. Ignore: mantenha sempre a cabeça erguida. Você merece se sentir adequado, não importa o que faça.
  2. Mude sua situação: nunca fique em qualquer situação que faça você se sentir inadequado.
  3. Mude seu desempenho: quando as coisas ficam difíceis, as coisas difíceis acontecem. Seja corajoso. Nunca desista.
  4. Mude suas expectativas: sempre aceite tudo. Faça as pazes com quem você é, não importa o que você é.

Argumentarei que não existe uma solução que sempre funcione.

A única solução que conheço é a atenção a esse desafio universal e as quatro maneiras, às vezes apropriadas, de lidar com isso.

De um jeito ou de outro, todos nós estamos pisando na água para manter a cabeça acima dela.

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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