Mulheres E Chocolate

O chocolate é um alimento agradável.

Você sabe como é: você está sentada em sua mesa ou no sofá e, de repente, sente um desejo ardente por algo de chocolate.

Por experiência anterior, você sabe que se não satisfazer o desejo, ele logo o consumirá e você não vai conseguir pensar em mais nada até conseguir o que deseja.

Então, por que lutar?

Os desejos por comida não são totalmente compreendidos, mas certamente há benefícios psicológicos em “ceder”, desde que você não exagere.

Os tipos de alimentos que tendemos a desejar podem levantar nosso ânimo, acalmar nossos nervos e estabilizar nosso humor.

Isso é algo que os alimentos saudáveis ​​normalmente não fazem tão bem.

Raro é o relato de que mulheres (ou homens, nesse caso) têm desejo por tofu frito ou alcachofra cozida no vapor!

Livros inteiros foram escritos sobre o assunto das mulheres e do desejo por chocolate, pesquisas mostraram que o chocolate é o alimento mais desejado entre as mulheres e pesquisadores descobriram que alimentos reconfortantes como o chocolate podem fornecer nutrientes que mantêm o sistema hormonal feminino funcionando corretamente e as químicas cerebrais em equilíbrio.

Os desejos pré-menstruais são comuns em mulheres e, fisiologicamente, sabemos que os níveis da serotonina, uma substância química cerebral para “sentir-se bem”, estão baixos nesta fase do ciclo.

Chocolate e outros alimentos gordurosos e ricos em carboidratos desencadeiam a produção de mais serotonina.

Os pesquisadores também dizem que comer alimentos doces e gordurosos também desencadeia a liberação de endorfinas, substâncias químicas do cérebro que ajudam você a se sentir calmo.

As endorfinas são responsáveis ​​pela “sensação” que você pode sentir quando se exercita vigorosamente, se apaixona ou come chocolate.

Se você costuma comer chocolate, mas também controla seu peso e sua saúde, isso não parece um problema.

Mas se seus desejos por chocolate estão fora de controle, fazendo você comer demais, pode haver motivo para preocupação.

Os desejos tornam-se um problema se o levarem a comer demais com regularidade.

Se você é um comedor emocional e seus desejos levam a uma compulsão alimentar ou ganho de peso, você pode tentar controlá-los.

Você pode tentar se distrair até que o desejo vá embora, mas isso não funciona para todos ou sempre que sentir um desejo.

O exercício libera as mesmas substâncias químicas cerebrais “agradáveis” do chocolate, então você pode correr para a academia, mas isso nem sempre é conveniente.

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Se seus desejos são devido à fome real, você pode reduzir sua frequência certificando-se de comer três refeições completas e balanceadas todos os dias com intervalos de quatro horas entre uma e outra e complementando suas refeições com lanches planejados.

Comer consistentemente desta forma tradicional garante que você obtenha calorias suficientes uniformemente espaçadas ao longo do dia para que você não fique com fome e ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

Um estudo recente publicado por psicólogos da Universidade McGill em Montreal, com foco em técnicas de atenção plena e desejos por chocolate, descobriu que a habilidade de atenção plena mais eficaz na redução dos desejos é conhecida como desidentificação.

A desidentificação envolve observar a si mesmo de uma certa distância, mais objetivamente, como os outros o observariam, e sem julgamento.

Você simplesmente observa os fatos e, em vez de dizer a si mesmo “Estou estressado (triste, solitário, com raiva)”, diz a si mesmo: “Estou me sentindo estressado” (triste, solitário, com raiva).

A ideia é reconhecer que você não é definido por seus sentimentos, você simplesmente tem sentimentos que são apenas uma pequena parte de quem você é.

E enquanto você, a pessoa, permanece o mesmo, seus sentimentos são passageiros; eles vão passar.

Com o treinamento da atenção plena voltado para a desidentificação, você aprende a parar de se identificar pelos seus sentimentos.

Você aprende a separar quem você é como pessoa de como você se sente.

E ao dominar essa técnica, você poderá parar de alimentar seus sentimentos.

As técnicas de mindfulness, como a desidentificação, podem ser ensinadas por um profissional de saúde mental, guia espiritual, nutricionista/nutricionista certificado ou até mesmo por um professor de ioga ou treinador esportivo com treinamento adequado.

Procure alguém que seja um modelo de atenção plena em sua própria vida, seja um bom professor e seja uma boa combinação para você no nível pessoal; se possível, peça referências de alguém de sua confiança.

As técnicas de atenção plena levam tempo e requerem paciência tanto para aprender quanto para ensinar.

Referência:

Lacaille J, Ly J, Zacchia N, Bourkas S, Glaser E, Knauper B. “Os efeitos de três habilidades de atenção plena nos desejos de chocolate”.  Apetite. Maio de 2014; 76: 101-12. Doi: 10.1016/j.appet.2014.01.072. Epub 2014, 3 de fevereiro

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