Não Consegue Relaxar? A Ciência Explica – E Ajuda A Resolver Seu Problema

Um Método Científico Para Aliviar O Estresse

Acontece com executivos de alto nível, professores e pais que ficam em casa.

Isso acontece com os alunos do ensino médio e da faculdade, até mesmo os jovens do ensino fundamental e médio.

Isso acontece com quase todos nós.

O verão chegou.

Finalmente temos um tempo livre.

Nós vamos relaxar para nos recuperar.

Mas de alguma forma, isso não parece acontecer.

O que há de errado aqui?

Por que não conseguimos relaxar?

Só por diversão, faça uma pesquisa rápida na Web por “relaxar”.

Uma pesquisa no Google teve 31 milhões de respostas.

Esse número, sem sequer olhar para os próprios resultados, nos diz duas coisas.

Primeiro, estamos desesperados para encontrar maneiras de relaxar; e segundo, podemos estar fazendo isso da maneira errada.

Veja também: Como Reduzir A Ansiedade Para Que Você Possa Se Sentir Calmo E Pensar Com Clareza

Até agora todos nós sabemos que nossos corpos afetam nossas mentes e que nossas mentes afetam nossos corpos.

Para nos mantermos saudáveis, sabemos que devemos ter corpos bem exercitados, descansados ​​e bem alimentados; e sabemos que o mesmo se aplica à saúde mental e à produtividade.

Por isso, trabalhamos nos exercitando, nos alimentando da maneira que devemos e nos divertindo.

Fisiologicamente, o estresse, a ansiedade e até a depressão desencadeiam o sistema nervoso simpático – lar do famoso mecanismo de “luta ou fuga”.

Pesquisas científicas sugerem que, quando nos estressamos ao relaxar, ou quando exigimos que nosso corpo se exercite demais (como nos treinos de uma corrida), simplesmente não conseguimos nos livrar de todo estresse.

Você pode estar tendo problemas para aproveitar o seu tempo livre porque está trabalhando demais para relaxar!

Aqui está um exemplo: Pense em como os jovens estão sendo ensinados a aprender hoje em dia.

Eles devem trabalhar duro o ano todo.

Até brincar é trabalho.

O acampamento é para aprimorar as habilidades atléticas, perder peso, aprender a escrever ou fazer vídeos – ou seja, quase tudo, mas é simplesmente divertido.

Portanto, não é de admirar que, quando cheguem à faculdade, os adolescentes estejam ansiosos, deprimidos e estressados.

Como eles lidam com esses sentimentos?

Eles esforçam no que consideram relaxamento – como beber compulsivamente.

Pergunte a qualquer um desses jovens, e eles dirão que estão tentando ficar bêbados porque é a melhor maneira que eles sabem de se divertir.

Quase todos os clientes com quem discuti essa questão me disseram que o álcool funciona muito bem para inibir sentimentos de culpa, ansiedade e estresse – pelo menos temporariamente.

O que isto significa?

Primeiro, vivemos em um mundo que dificulta o desenrolar.

As demandas da vida cotidiana são intensas e intermináveis.

Veja também: 7 Maneiras De Acalmar Sua Mente Preocupada E Reduzir A Ansiedade

Chegamos a equiparar sucesso com conquista e conquista com felicidade.

Além disso, a pesquisa mostrou que o estresse, a ansiedade e a depressão, que vêm logo após esse tipo de pressão ininterrupta, interferem fisicamente nos mecanismos de relaxamento do corpo.

E, é claro, focar no relaxamento, porque mais um objetivo de alta pressão (preciso relaxar, preciso relaxar, preciso relaxar) não será suficiente.

Então, precisamos pensar em aprender a relaxar de uma maneira diferente.

Somos programados biologicamente para aprender e crescer a partir do momento de nosso nascimento; todavia, os pais bem-intencionados, estruturados e formais, que impõem aos filhos muitas vezes interferem em seu amor pelo aprendizado e também interrompem o equilíbrio natural de trabalho e lazer com o qual também estamos pré-programados.

Certa vez, vi o bebê de uma amiga praticar subir e descer degraus sob a cuidadosa proteção de sua mãe.

Enquanto meu amigo e eu conversávamos, a menininha manobrou as escadas com as mãos e os joelhos, voltou a sentar-se na parte inferior e gradualmente dominou a tarefa de caminhar e voltar a descer.

Seu prazer com a realização não tinha nada a ver com o que ela deveria estar fazendo, mas ela parecia estar motivada por um desejo inato de dominar a tarefa que havia estabelecido para si mesma.

Daniel Pink (autor de vários livros sobre motivação) oferece pesquisas mostrando que um dos grandes motivadores é o desejo de domínio.

Portanto, mesmo que o desejo de descansar pareça lógico, parece que quando paramos de pressionar tanto, não sentimos que estamos dominando alguma coisa.

Então, nos sentimos desconfortáveis.

Veja também: 6 Dicas Para Superar A Procrastinação Relacionada À Ansiedade

Quando nos sentimos culpados por relaxar, geralmente queremos dizer que fizemos tantos planos para nós mesmos que não podemos realizar todos eles.

Muitos de nós não lemos os romances clássicos, nem limpamos as desarrumadas gavetas de arquivos nem fazemos as aulas de francês que estabelecemos como metas para o verão.

Voltamos ao trabalho sem perder cinco quilos ou correr todos os dias ou escrever todas as notas de agradecimento.

Não dominamos nada, mas principalmente, não dominamos a arte de relaxar.

Então, se você estiver olhando para o seu calendário e percebendo que o verão está se aproximando, e ainda não começou a se sentir calmo, e está com medo de voltar à sua agitada vida diária, aqui estão algumas sugestões.

Algumas dessas são formas tradicionais de relaxar, mas o objetivo aqui é usar o desejo de dominar a arte do relaxamento como sua motivação para relaxar!

1 – Defina a tarefa de aprender a relaxar.

Diminuir os batimentos cardíacos, acalmar o espírito e descansar a psique, o cérebro e o corpo não são tarefas fáceis ou simples.

Elas precisam ser aprendidas.

E o seu tempo de férias é a hora de começar a aprendê-las.

2 – Escolha um ou dois mecanismos para fazer isso e persiga-os de maneira estruturada durante suas férias.

Demonstrou-se que o trabalho de meditação, ioga e respiração tem efeitos poderosos no corpo e na mente.

Faça dessas férias um momento em que você começará a aprender a fazer uma dessas coisas.

Faça uma aula ou leia um livro sobre esses recursos antiestresse, mas faça do aprendizado de um deles uma prioridade.

3 – Ou aprenda outra coisa que é comprovado que acalma sua mente.

Aprenda a tricotar (novamente, há livros, aulas, professores individuais disponíveis na maioria das lojas de tricô e artesanato) ou a costurar, pintar, desenhar, cozinhar – algo que o motivará a fazer algo relaxante!

4 – Pratique dormir mais.

5 – Pratique o descanso.

6 – Pratique olhar para o espaço.

7 – Atribua a si mesmo um certo número de livros ou programas de televisão ou filmes realmente agradáveis ​​para assistir em suas férias.

8 – Decida sobre um certo número de lentos ou tranquilos passeios de bicicleta ou caminhadas, enquanto você não estiver no trabalho, e trabalhe para garantir que você faça muitos ou mais.

O ponto, como você pode ver, é estabelecer algumas metas para relaxar que você pode realmente alcançar.

Se você acredita que pode dominar essas metas, estará motivado a trabalhar em direção a elas.

E há uma boa chance de você realmente terminar suas férias mais relaxado do que começou!

Sobre o Autor: André Coelho é Psicólogo e Escritor para o departamento de estresse e ansiedade do portal Auto Ajuda Em foco e faz parte do Auto Ajuda Em Foco desde 2012. André trabalhou tratando indivíduos com transtornos da ansiedade, fobias e estresse pós-traumático por mais de 6 anos.

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