O Que Desencadeia Sua Ansiedade?

A ansiedade é comum – afeta cerca de 40 milhões de americanos.

Isso não significa que seja fácil ou inofensivo.

Você pode estar tão acostumado com a ansiedade que não percebe isso em si mesmo.

Inquietação, formigamento, irritabilidade, músculos tensos, insônia e problemas digestivos são todos sinais de ansiedade.

Você pode de repente suar, tremer ou sentir o coração batendo forte e a garganta fechando: esses são sinais de pânico.

Esqueça a culpa: sua história pessoal, suas circunstâncias atuais e seus genes se combinam para torná-lo mais ou menos vulnerável à ansiedade.

A ansiedade pode estar impedindo você de buscar relacionamentos, trabalho e hobbies que exijam mais de você.

Saber que seus gatilhos de ansiedade são uma forma de superar o medo e viver com mais liberdade.

Você provavelmente já tem uma ideia geral do que mais o incomoda.

Você se preocupa com sua saúde?

Suas finanças?

Você tem medo de namorar ou de multidões?

A próxima etapa é ser mais específico.

Um ou dois de seus gatilhos podem surpreendê-lo.

Depois de conhecê-los, você vai conseguir capturar a ansiedade mais rapidamente.

Isso ajudará a acalmá-lo.

Veja também: 7 Maneiras De Acalmar Sua Mente Preocupada E Reduzir A Ansiedade

Aqui estão os gatilhos comuns de ansiedade:

  1. Saúde.

Você pode ter crescido com um pai cronicamente doente ou que reagiu de forma exagerada quando você estava doente.

Algumas pessoas lidam com a ansiedade pela saúde evitando médicos e exames.

Quando veem um sintoma assustador, eles o ignoram.

Essa não é a melhor coisa a fazer.

Outras pessoas leem por horas online sempre que estão esperando por uma consulta ou veem um possível sintoma.

Se você está sofrendo de sintomas inexplicáveis, lembre-se de que um médico pode ajudá-lo.

O médico também pode aliviar sua ansiedade.

Seja gentil consigo mesmo quando não se sentir bem – mas também mantenha sua vida se tende a ficar em casa quando está um pouco fora de si.

  • Receitas como pílulas anticoncepcionais e remédios para tosse e congestão podem criar sensações que se tornam gatilhos de ansiedade para você.

Informe o seu médico se você acha que alguma coisa que está tomando o deixa ansioso.

  • Cafeína.

O café pode deixá-lo mais alerta, mas se você tem tendência ao pânico ou à ansiedade social, pode se tornar um gatilho de ansiedade.

Veja também: 15 Ligações Entre Cafeína E Ansiedade

  • Pular refeições.

Mesmo que você não possa se sentar para comer todas as refeições, lembre-se de comer algo saudável, como castanhas.

Se o açúcar no sangue cair, você pode acabar se sentindo agitado.

  • Contas, impostos e perdas de receita.

Algumas pessoas adiam o pagamento de seus impostos ou contas porque não se sentem em controle de suas finanças.

Se você já perdeu inesperadamente um emprego ou cliente importante, pode ficar especialmente nervoso quando não obtiver resposta a um telefonema ou e-mail do trabalho.

Lembre-se de que cada situação é diferente.

Sua intuição pode estar certa – pense em como você lidará com a situação, em vez de verificar constantemente seu e-mail.

Confie em alguém que confia no dinheiro, mas respeita sua preocupação.

Veja também: 8 Semanas Para Acabar Com Suas Preocupações

  • Festas ou eventos sociais.

Muitas pessoas têm medo de quartos de pessoas, especialmente estranhos.

Tente não ficar sozinho em casa o tempo todo.

Traga um companheiro ou prepare-se para iniciar uma conversa.

Na verdade, você não precisa falar sobre si mesmo – as pessoas mais charmosas se interessam pelos outros.

  • Conflito.

Se qualquer desentendimento o fizer mal, você pode precisar falar com um terapeuta.

Você pode ter aprendido a reagir de forma exagerada por causa do conflito em sua casa quando criança.

  • Estresse.

Se você vive com um problema não resolvido, como um pai ou cônjuge com doença crônica ou chefe agressor, monitore-se de perto.

Comer demais ou comer mal, beber álcool ou ficar acordado até tarde são reações comuns ao estresse.

Com o tempo, eles levarão a mais ansiedade, não menos.

  • Apresentações públicas.

Muitos artistas de sucesso têm medo do palco – isso não precisa impedi-lo.

As pessoas costumam ter medo de sua própria reação física – em vez disso, você pode receber o estômago enjoado como um sinal saudável de excitação.

Veja também: 26 Dicas Úteis Para Superar Seu Medo De Falar Em Público

  1. Associações pessoais.

Um cheiro, sabor ou som pode se tornar um gatilho de ansiedade para você, se o fizer lembrar de uma memória ruim.

Converse com um terapeuta se tiver reações estranhas que não consiga explicar.

Seja honesto – e gentil – consigo mesmo.

Se a ansiedade faz parte do seu dia-a-dia, é hora de dar um tempo e encontrar novas estratégias.

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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