Por Que A Bagunça Causa Estresse: 8 Razões, 8 Remédios

A desordem pode desempenhar um papel significativo na maneira como nos sentimos em relação a nossas casas, locais de trabalho e a nós mesmos.

Casas bagunçadas e espaços de trabalho nos deixam ansiosos, desamparados e sobrecarregados.

No entanto, raramente a desordem é reconhecida como uma fonte significativa de estresse em nossas vidas.

Por que a bagunça leva a tanto estresse?

  1. A desordem bombardeia nossas mentes com estímulos excessivos (visuais, olfativos, táteis), fazendo com que nossos sentidos trabalhem horas extras em estímulos desnecessários ou não são importantes.
  2. A desordem nos distrai, desviando nossa atenção daquilo em que nosso foco deve estar.
  3. A desordem torna mais difícil relaxar, tanto física quanto mentalmente.
  4. A desordem constantemente sinaliza ao nosso cérebro que nosso trabalho nunca é realizado.
  5. A desordem nos deixa ansiosos porque nunca sabemos ao certo o que será necessário para organizar a bagunça toda.
  6. A desordem cria sentimentos de culpa (“eu deveria ser mais organizado”) e vergonha, especialmente quando outras pessoas inesperadamente visitam nossas casas ou espaços de trabalho.
  7. A desordem inibe a criatividade e a produtividade ao invadir os espaços abertos que permitem que a maioria das pessoas pense, faça brainstorm e resolva problemas.
  8. A desordem nos frustra, impedindo-nos de localizar o que precisamos rapidamente (por exemplo, arquivos e documentos perdidos na “pilha” ou chaves engolidas pela desordem).

Felizmente, diferentemente de outras fontes de estresse mais comumente reconhecidas (por exemplo, nossos empregos, nossos relacionamentos), a desordem é um dos estressores da vida mais fáceis de corrigir.

Veja também: Você Se Preocupa Demais? Como Consertar A Preocupação Exagerada

Aqui Estão Algumas Ideias: 

  1. Se a bagunça invadiu toda a sua casa, não faça o trabalho sozinho. Envolva toda a família começando com uma sala que todos usam e responsabilizando cada pessoa por uma seção. Se você estiver por conta própria, comece com uma área de cada vez e termine de desordenar essa área antes de passar para outra. Isso lhe dará uma sensação de realização, à medida que você vê seus sucessos pouco a pouco.
  2. Crie espaços designados para itens e suprimentos usados ​​com frequência, para que você possa encontrar rápida e facilmente o que procura quando precisar. No entanto, tente tornar esses espaços designados “fechados”, como gavetas e armários. “Armazenar” coisas em prateleiras abertas ou em cima da mesa não remove os estímulos visuais que criam estresse e diminuem a quantidade de espaço aberto que sua mente “vê”.
  3. Se você não usa, não quer ou não precisa, livre-se do objeto. Você pode jogá-lo, reciclá-lo ou doá-lo (o lixo de uma pessoa é o tesouro de outra pessoa), mas não o guarde. Se você o usar, mas apenas raramente, guarde-o em uma caixa na garagem (ou se for o seu escritório, em um local alto ou baixo) para deixar espaço de fácil acesso para itens que você usa com mais frequência. Coloque também uma data na caixa. Com raras exceções, se você não abre a caixa há um ano ou mais, o que estiver dentro provavelmente não é algo que você precisa.
  4. Quando você tirar algo do espaço designado para usá-lo, coloque-o de volta imediatamente após terminar. Parece simples, mas na verdade é preciso prática e comprometimento.
  5. Crie uma pasta ‘pendente’. Uma pasta pendente ajuda você a limpar seu espaço de trabalho e, ao mesmo tempo, fornece uma pasta facilmente acessível para centralizar e localizar facilmente projetos pendentes.
  6. Não deixe os papéis se acumularem. Papéis aleatórios espalhados por toda parte podem ser o inimigo público número um quando se trata de uma bagunça estressante. Estamos inundados de correio, panfletos, menus, memorandos, jornais e similares. A chave é estar consciente do que você traz e do que os outros trazem para seus espaços. Leia esses documentos o mais rápido possível, jogando o que não precisa e armazenando o necessário em seu devido lugar.
  7. Organize seu espaço de trabalho principal antes de deixá-lo. É normal retirar as coisas enquanto você trabalha em um espaço, mas crie o hábito de limpar seu espaço de trabalho antes de ir embora. Isso não apenas lhe dará uma sensação de fechamento quando você sair, mas também fará você se sentir bem quando voltar a um espaço agradável e limpo.
  8. Torne isso divertido! Enquanto você está limpando as coisas, coloque algumas de suas músicas favoritas. Quanto mais alto astral, melhor! Você não apenas apreciará as músicas, o tempo passará mais rápido e você provavelmente trabalhará mais rápido do que faria sem a música.

Finalmente, a desordem não se aplica apenas ao nosso ambiente físico.

Veja também: 8 Problemas Comuns Que Podem Ser Sinais De Ansiedade

A desordem mental pode ser tão estressante, se não mais estressante que a desordem física.

Embora exista muitas sugestões que para resolver a desordem mental, uma das dicas mais básicas e úteis que posso oferecer sobre desordem mental é focar em um projeto por vez, sem distrações, como telefones celulares, e-mails e outros aparelhos eletrônicos.

Você ficará surpreso com o quanto você pode realizar quando se concentrar em um projeto sem permitir que mais nada atrapalhe.

E, embora reconheça que isso é difícil de realizar nos dias de hoje, é factível – e, acho que você concorda, vale a pena o esforço.

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