Por Que Me Sinto Ansioso Quando Acordo De Manhã?

Você já teve pensamentos acelerados ou ansiedade pela manhã antes mesmo de ter a chance de ativar a soneca do alarme?

Se isso acontece com você, você não está sozinho.

Embora alguma ansiedade seja considerada uma parte normal da vida, a preocupação excessiva com as tarefas diárias ou situações que os outros consideram não ameaçadoras pode indicar um transtorno de ansiedade.

Embora não seja um termo médico, ansiedade matinal refere-se a acordar com sentimentos de estresse e preocupação.

Se você está lidando com ansiedade, preocupação e estresse excessivos pela manhã, há uma boa chance de que também possa ter ansiedade generalizada.

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é caracterizado por preocupação excessiva e descontrolada que permeia a vida diária e ocorre com frequência por pelo menos seis meses.

Pessoas com TAG normalmente se preocupam com atividades diárias, como trabalho, dinheiro, família e saúde.

Os sintomas da ansiedade matinal costumam imitar os do transtorno de ansiedade generalizada.

Se você está lutando contra a ansiedade ao acordar, pode estar experimentando esses sintomas:

  • sentindo-se inquieto, “no limite” ou “tenso”
  • irritabilidade
  • fadiga
  • sinais de um ataque de pânico, como peito apertado, músculos tensos, frequência cardíaca acima do normal ou dificuldade para respirar
  • dificuldade de concentração e perceber que sua mente “dá um branco”
  • dificuldade em controlar a preocupação ou nervosismo

A ansiedade matinal pode ser causada por muitos fatores que também podem contribuir para um transtorno de ansiedade.

Como a ansiedade matinal é uma reação ao excesso de estresse e preocupações, existem várias causas potenciais que podem contribuir para os sintomas.

O cortisol “hormônio do estresse” é liberado pelas glândulas suprarrenais em resposta ao medo ou estresse.

Os pesquisadores estudaram a resposta ao despertar do cortisol e descobriram que o cortisol é mais alto na primeira hora de despertar para pessoas com um nível elevado de estresse em suas vidas.

Isso ajuda a explicar por que você pode sentir um aumento na ansiedade pela manhã.

O que você come e bebe logo de manhã também pode contribuir para níveis mais altos de ansiedade nas primeiras horas do dia.

Cafeína e açúcar podem aumentar os sintomas de ansiedade.

Mas o baixo nível de açúcar no sangue devido à falta de alimentos pode piorar os sintomas de ansiedade.

Se você vai para a cama preocupado ou acorda durante a noite com pensamentos ansiosos, é provável que se sinta ansioso e preocupado com o seu dia pela manhã.

Viver com um transtorno de ansiedade pode parecer um ciclo interminável de preocupações.

Mas não precisa assumir o controle de sua vida.

Com o tratamento certo, você pode aprender maneiras de lidar com seus sintomas.

Algumas das maneiras mais comuns de tratar a ansiedade matinal incluem:

Veja também: Como Se Acalmar: 15 Coisas Para Fazer Quando Você Está Ansioso Ou Com Raiva

Psicoterapia

A psicoterapia pode ajudá-lo a compreender como a ansiedade afeta sua vida.

Seu terapeuta também trabalhará com você para desenvolver estratégias que diminuam a gravidade de seus sintomas.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) analisa o importante papel do pensamento em como nos sentimos e no que fazemos.

A TCC ensina novas maneiras de pensar, agir e reagir a situações que causam ansiedade.

Medicamento

Medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos podem ajudar a aliviar os sintomas associados à ansiedade.

Veja também: 24 Remédios Naturais Comprovados Para O Alívio Da Ansiedade

Mudanças de estilo de vida

Muitas mudanças no estilo de vida podem ajudá-lo a controlar a ansiedade matinal, incluindo:

  • dormir o suficiente
  • limitar o álcool e a cafeína (ambos podem desencadear ataques de ansiedade e pânico)
  • comer uma dieta saudável que limita alimentos processados ​​e açúcar
  • reduzindo o estresse no trabalho e em casa

Existem também estratégias de autocuidado que você pode usar logo que acordar ansioso.

Isso inclui:

Atividade física

O exercício é uma das melhores coisas que você pode fazer por si mesmo pela manhã, especialmente se estiver lidando com uma quantidade excessiva de preocupação ao acordar.

Qualquer atividade física, como dar um passeio, pode:

Procure se exercitar pelo menos cinco dias por semana, por 30–45 minutos cada sessão.

Veja também: 3 Exercícios Essenciais Para Acalmar A Ansiedade

Praticando atenção plena e meditação

O objetivo da prática da meditação é estar atento e observar e perceber pensamentos, sentimentos e estados corporais sem reagir a eles ou acreditar que sejam verdadeiros.

Embora possa ser necessário praticar para entrar em um estado consciente ao acordar pela manhã, pode ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade.

Exercícios de respiração profunda

A respiração profunda feita logo de manhã pode ajudar a tirar o foco de seus pensamentos negativos e ansiosos e direcionar seu foco e energia para seu corpo.

Veja também: 8 Exercícios Respiratórios Para Ansiedade Que Você Pode Tentar Agora

Pensamentos negativos desafiadores

Se você acordar com pensamentos negativos sobre o seu dia (muitas vezes chamados de “terríveis”), desafie-os e concentre-se no que você pode controlar.

Você pode manter um diário ao lado da cama e escrever as coisas pelo que você é grato.

Também é uma boa ideia listar pelo menos três coisas pelas quais você está ansioso.

Se você é novo nessas técnicas e está descobrindo que controlar a ansiedade matinal é muito mais difícil do que você pensava, tente definir um cronômetro de preocupação.

Dê a si mesmo um limite de tempo de 10 minutos para vivenciar esses sentimentos.

Quando o cronômetro desligar, passe para suas estratégias de autocuidado.

Embora você não possa esperar simplesmente “desligar” sua ansiedade, esta abordagem permite que você reconheça sua preocupação e lhe dá um ponto concreto para passar para o autocuidado.

Embora os sintomas de ansiedade matinal possam parecer opressores e permanentes, eles são altamente tratáveis.

Ao combinar o tratamento profissional com as estratégias de autocuidado listadas acima, você pode sentir alívio dos pensamentos acelerados e da preocupação que invadem sua mente.

0 comments… add one

Leave a Comment