Por Que Seu Consumo De Açúcar Nunca Tem Um Limite

Se Seu Vício Em Açúcar Sempre Tira O Melhor De Você Em Uma Crise De Ansiedade, Continue Lendo.

Se você já se perguntou por que é tão difícil resistir aos doces, a resposta é fácil: você nasceu programado para desejar açúcar.

Os seres humanos têm uma preferência inata por alimentos doces, porque nossos cérebros precisam de açúcar para funcionar adequadamente, nossos corpos usam o açúcar com mais eficiência para criar a energia que precisamos para viver, e nossos genes individuais são codificados para serem mais ou menos sensíveis a certos gostos, incluindo o açúcar.

Se você tiver baixa sensibilidade a doces, provavelmente precisará de mais para se sentir satisfeito.

Acrescente a isso, qualquer experiência de infância que você condicionou a favorecer alimentos açucarados, e não é de surpreender que você não consiga ignorar o setor de sobremesas do supermercado.

O pior para alguns de nós é que gostamos especialmente de alimentos açucarados e gordurosos, como bolos, sorvetes e chocolate, porque, embora o açúcar melhore o sabor desses alimentos, a gordura lhes confere uma textura agradável ou “sensação na boca”.

A combinação pode ser irresistível e, para algumas pessoas, viciante.

Para quem é capaz de controlar a quantidade de alimentos açucarados em suas dietas e desfruta de pequenas quantidades no contexto de uma dieta saudável, isso não é um problema.

Porém, para outras pessoas, os desejos de açúcar e gordura podem levar ao ganho de peso, obesidade e aumento do risco de desenvolver condições crônicas de saúde, como diabetes e doenças cardíacas.

É um vício?

Alguns estudos mostraram que o açúcar causa as mesmas alterações químicas no cérebro que ocorrem com o uso de substâncias viciantes fortes e proibidas.

Em outras palavras, o açúcar libera opiáceos que ocorrem naturalmente no cérebro, como endorfinas que produzem sentimentos de satisfação e prazer.

Veja também: O Papel Do Açúcar Nos Transtornos Da Ansiedade

Comer açúcar também causa a liberação de mensageiros químicos como a dopamina, um neuroquímico que nos motiva a procurar comida.

Ao mesmo tempo, muito açúcar pode bloquear a produção de serotonina, uma substância química do cérebro que normalmente reina na dopamina e nos impede de comer demais.

Para algumas pessoas, esse é um ciclo aparentemente imparável; não é de admirar que elas sintam que são viciadas em comida.

Algumas pessoas combatem os desejos de açúcar da mesma maneira que um viciado em drogas luta com a metanfetamina, ou um jogador se aproxima de uma corrida de cavalos; eles têm que ficar completamente afastados, ou vira uma farra sem fim.

Ceder e comer alimentos açucarados geralmente resulta apenas em desejos por mais.

Ninguém jamais conseguiu provar, sem sombra de dúvida, que os seres humanos podem realmente se tornar viciados em qualquer alimento, mas, segundo os padrões de muitos especialistas e certamente a maioria dos viciados em comida auto descrita consideraria aceitável, o açúcar demonstrou ser altamente viciante.

Certamente, o comportamento viciante foi demonstrado repetidamente, tanto clinicamente por ratos de laboratório alimentados com açúcar puro quanto anedoticamente por seres humanos com hábitos alimentares especialmente ruins.

Assim como pode haver uma enorme diferença entre um bebedor social e um alcoólatra, há uma diferença entre alguém que gosta de uma sobremesa doce depois do jantar e um comedor compulsivo que, repetidamente, consome o suficiente para alimentar oito pessoas.

Veja também: 5 Ferramentas Simples Para Superar Os Desejos Por Alimentos Não Saudáveis

Alterações Cerebrais

Pesquisas anteriores com ratos mostraram que, quando os animais podem consumir açúcar e depois são privados da substância, eles desenvolvem mais receptores para substâncias químicas indutoras de prazer em uma área do cérebro que motiva o comportamento alimentar.

Isso significa que eles se sentem melhor em comer mais açúcar ou, de outra forma, precisam comer mais açúcar para se sentirem bem.

Quando esses receptores foram bloqueados, os ratos mostraram todos os sinais típicos de abstinência em um ser humano, como bater os dentes e alterar a química cerebral comum a qualquer pessoa que seja privada de um produto químico do qual se tornou dependente.

Ao mesmo tempo, ratos que mantiveram uma dieta estável que incluiu xarope de açúcar não apresentaram nenhum desses sinais.

Em estudos posteriores, alterações na função cerebral de ratos que passaram por um período de abstinência após um mês de compulsões mostraram que os animais estavam dispostos a trabalhar mais para satisfazer seus desejos de açúcar, ingeriam mais açúcar e, durante a abstinência, eram mais sensíveis a outras substâncias de abuso, como álcool ou nicotina.

O vício pode ter efeitos duradouros no cérebro que fazem um viciado em ter uma sensibilidade aumentada a outras substâncias viciantes.

Além de genes, preferências naturais e alterações cerebrais, existem outros fatores que nos encorajam a ingerir muito açúcar, incluindo a pressão social para comer com outras pessoas, além de problemas emocionais e estresse que nos levam a buscar recompensas.

Sabemos que as mensagens de desejo, fome e plenitude são comunicadas do centro de controle em seu intestino ao cérebro e vice-versa, mas o processo não é totalmente compreendido.

Esses sinais podem ajudar a direcionar nossa preferência por alimentos açucarados.

Embora um ou todos esses fatores possam ter um papel importante na maneira como você lida com o desejo de açúcar, uma coisa parece verdadeira: não há uma única razão pela qual você anseia por alimentos açucarados ou por que você cede repetidamente a esses desejos.

Veja também: 7 Hábitos Alimentares Que Você Não Sabe Que Estão Aumentando A Ansiedade

Como Resistir Aos Desejos De Açúcar

Se você costuma comer demais alimentos açucarados e tenta quebrar o hábito, algumas dessas dicas podem ajudar: 

  • Distraia-se até que o desejo desapareça. Para a maioria das pessoas, isso leva de 15 a 20 minutos. Dê um passeio ou mantenha-se ocupado com outras atividades além de comer. Programe e coma três refeições equilibradas por dia, dentro de quatro ou cinco horas uma da outra.
  • Certifique-se de comer bastante comida em cada refeição. Se os seus desejos são devidos à fome real, isso pode reduzir a frequência e a intensidade do seu desejo.
  • Se necessário, complete essas refeições com lanches planejados. Se suas refeições e lanches fornecerem um bom equilíbrio de carboidratos, proteínas e gorduras, você poderá evitar ou diminuir as alterações químicas no cérebro que estimulam os desejos.
  • Geralmente, é a alimentação aleatória, e não a planejada, que nos causa problemas.
  • Se você pode controlar a quantidade que come, inclua uma pequena porção de doces em uma refeição ou lanche completo e equilibrado.
  • Isso pode ajudá-lo a evitar comidas aleatórias no final do dia.
  • (Nota: Essa técnica por si só provavelmente não funcionará para qualquer pessoa que comer demais ou comer demais por motivos emocionais). 
  • Se você sentir que seus desejos e desmoronamentos estão associados a excessos emocionais, tome medidas, incluindo aconselhamento psicológico, se necessário, para chegar à raiz do problema e resolver seus problemas subjacentes.

Referências:

Avena NM, Rada P, Hoebel BG. “Evidência de dependência de açúcar: efeitos comportamentais e neuroquímicos da ingestão excessiva e intermitente de açúcar”. Neurociência e análises comportamentais. 2008; 32 (1): 20-39.

Avena NM, Long KA, Hoebel BG. “Ratos dependentes de açúcar mostram resposta aprimorada para açúcar após abstinência: evidência de um efeito de privação de açúcar”. Physiology & Behavior 2005; 84 (3): 359-362.

Dias AG e El-sohemy A. “Variação genética na receptora do paladar TAS1R2, na percepção do paladar e na ingestão de açúcar”. FASEB abril de 2012; 26: 633.7

Sandrini S, Aldriwesh M, Airuways M, Freestone P. “Endocrinologia microbiana: comunicação de bactérias hospedeiras com o microbioma intestinal”. J Endocrinology 2015; 225: R21-r34.

Sobre o Autor: Mauro Lisboa foi formalmente diagnosticado com Síndrome do Pânico e Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), sofreu por 12 anos até desenvolver um método próprio baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Avançada que lhe permitiu eliminar todos os sintomas e voltar a viver uma vida normal e plena. Hoje ele ajuda pessoas na mesma situação. Para aprender mais, cadastre seu e-mail acima ou visite ansiedadepanico.com.

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